A hérnia é uma saliência de alguma porção do organismo que se exterioriza. Quando essa saliência ocorre na região do abdome, a hérnia é chamada de abdominal. É nessa região que elas são mais frequentes.
A cavidade abdominal é formada por uma série de órgãos. Os intestinos, o estômago e o fígado são os mais importantes. Eles são mantidos no lugar pelos ossos, músculos e pele. Quando por algum motivo se deslocam podem formar a hérnia.
Qual é a causa?
As hérnias costumam ser divididas de acordo com o local onde são formadas e seus fatores motivadores são específicos.
- Hérnia inguinal: surge na região da virilha. São aproximadamente 75% das hérnias abdominais. Muito mais comuns em homens que em mulheres. Aparecem devido ao esforço. Decorrem da fraqueza do canal inguinal. Isso atinge especialmente pessoas mais velhas, profissionais que submetem o local a esforço de forma constante e em esportistas, por exemplo. Os obesos têm mais chances de desenvolver essa condição.
- Hérnia umbilical: surge na região do umbigo devido a um defeito no fechamento da cicatriz umbilical. Em geral, fecha após dois anos. Só se torna preocupante se persistir até a criança chegar aos cinco anos.
- Hérnia incisional: ocorre em locais do abdome onde já foi realizada uma cirurgia. São resultantes da cicatrização inadequada.
- Hérnia epigástrica: aparece na linha mediana do abdome. Acima ou abaixo da cicatriz umbilical. Surgem quando o paciente faz muita força com o abdome.
Quais os sintomas?
Dor, desconforto na região, vômito, náusea, prisão de ventre e inchaço estão entre os sintomas apresentados.
Como fazer o diagnóstico?
O exame clínico é capaz de detectar a presença da hérnia. O diagnóstico pode ser completado com exames de imagem como a ecografia e a ressonância magnética.
Qual o tratamento?
As hérnias só podem ser curadas com tratamento cirúrgico. Porém, em boa parte dos casos não há a necessidade da operação. O médico pode acompanhar o desenvolvimento da hérnia no caso de ela não trazer prejuízos graves ao paciente. Em períodos de crise, há a possibilidade do uso de medicamentos para diminuir a dor.
A Hérnia abdominal é uma falha na parede abdominal que permite a passagem do conteúdo contido no abdome, sendo comum a entrada de intestino delgado nesta fenda. O encarceramento de alça intestinal…
Um abaulamento "caroço" no umbigo ao tossir, pegar peso, fazer abdominal ou musculação pode sim ser hernia. Procure um especialista, estamos a disposição. A hernia nada mais é do que…
Tudo depende de uma ótima avaliação cardíacas pré-operatório
Isso será essencial para poder operar ou não
A idade somente não justifica de contraindicar cirurgias , pois já operei…
A CINTA E PARA USAR QUANDO ESTA EM PÉ, POIS A TENDÊNCIA DO ABDOMEN É FORÇA PARA FORA. A CINTA AJUDA A SEGURA A PAREDE ABDOMINAL DEIXANDO A CICATRIZAÇÃO DA TELA NA PAREDE ABDOMINAL.
A Hernia pode dar desconforto e dor abdominal, que aparecem em momentos de gazes intensos, pela distensão do intestino, levando você a pensar que ela pode ser a causa destes sintomas. Pode ter…
Depende muito do tamanho da hernia e da técnica utilizada, como trata-se de uma hernia "gigante", melhor seguir a risca a recomendação do seu cirurgião para evitar que a hérnia volte.