A hérnia é uma saliência de alguma porção do organismo que se exterioriza. Quando essa saliência ocorre na região do abdome, a hérnia é chamada de abdominal. É nessa região que elas são mais frequentes.
A cavidade abdominal é formada por uma série de órgãos. Os intestinos, o estômago e o fígado são os mais importantes. Eles são mantidos no lugar pelos ossos, músculos e pele. Quando por algum motivo se deslocam podem formar a hérnia.
Qual é a causa?
As hérnias costumam ser divididas de acordo com o local onde são formadas e seus fatores motivadores são específicos.
- Hérnia inguinal: surge na região da virilha. São aproximadamente 75% das hérnias abdominais. Muito mais comuns em homens que em mulheres. Aparecem devido ao esforço. Decorrem da fraqueza do canal inguinal. Isso atinge especialmente pessoas mais velhas, profissionais que submetem o local a esforço de forma constante e em esportistas, por exemplo. Os obesos têm mais chances de desenvolver essa condição.
- Hérnia umbilical: surge na região do umbigo devido a um defeito no fechamento da cicatriz umbilical. Em geral, fecha após dois anos. Só se torna preocupante se persistir até a criança chegar aos cinco anos.
- Hérnia incisional: ocorre em locais do abdome onde já foi realizada uma cirurgia. São resultantes da cicatrização inadequada.
- Hérnia epigástrica: aparece na linha mediana do abdome. Acima ou abaixo da cicatriz umbilical. Surgem quando o paciente faz muita força com o abdome.
Quais os sintomas?
Dor, desconforto na região, vômito, náusea, prisão de ventre e inchaço estão entre os sintomas apresentados.
Como fazer o diagnóstico?
O exame clínico é capaz de detectar a presença da hérnia. O diagnóstico pode ser completado com exames de imagem como a ecografia e a ressonância magnética.
Qual o tratamento?
As hérnias só podem ser curadas com tratamento cirúrgico. Porém, em boa parte dos casos não há a necessidade da operação. O médico pode acompanhar o desenvolvimento da hérnia no caso de ela não trazer prejuízos graves ao paciente. Em períodos de crise, há a possibilidade do uso de medicamentos para diminuir a dor.
Não deve ter relação com a tela. São sintomas digestivos e a correção da hérnia se dá na parede abdominal. A relação que poderia ter com a cirurgia seria se fossem sintomas decorrentes de uma…
Deve ser examinado por um cirurgião. Pode estar se formando um abscesso, uma rejeição a ponto de sutura interno, poder ter havido deslocamento da tela, se foi colocada... Enfim, só examinando…
É necessário uma avaliação para dar uma resposta mais precisa. Mas pode tratar-se de diástase dos músculos reto abdominais, ou seja, há um distanciamento da musculatura…
A conduta numa Hérnia incisional é muito variada, principalmente havendo mais de uma. Somente uma avaliação médica associado à condição clinica para poder definir a melhor conduta. Quanto…
Existem diversos tipos de hernias e opinar sem examinar é no mínimo superficial. Seus sintomas sao de semi-obstrucao intestinal, e são sim considerados graves. Voce deve procurar atendimento…
As hérnias abdominais se caracterizam pela protrusão do conteúdo do abdome por uma falha anatômica na parede abdominal, que podem ser congênitas (presentes desde o nascimento) ou adquiridas.
Concordo Com Dr. Nemer. Lembrando que o US e principalmente a tomografia que é um exame que gera radiação só devem ser solicitados com indicação médica precisa. como exemplo no caso de pacientes…
Isso é o que os leigos mais indicam por aí, mas não tem jeito, não é essa a realidade. O que ocorre é que se você fizer muito exercício seu abdome fica torneado daí as pessoas olham para outras…