A hérnia é uma saliência de alguma porção do organismo que se exterioriza. Quando essa saliência ocorre na região do abdome, a hérnia é chamada de abdominal. É nessa região que elas são mais frequentes.
A cavidade abdominal é formada por uma série de órgãos. Os intestinos, o estômago e o fígado são os mais importantes. Eles são mantidos no lugar pelos ossos, músculos e pele. Quando por algum motivo se deslocam podem formar a hérnia.
Qual é a causa?
As hérnias costumam ser divididas de acordo com o local onde são formadas e seus fatores motivadores são específicos.
- Hérnia inguinal: surge na região da virilha. São aproximadamente 75% das hérnias abdominais. Muito mais comuns em homens que em mulheres. Aparecem devido ao esforço. Decorrem da fraqueza do canal inguinal. Isso atinge especialmente pessoas mais velhas, profissionais que submetem o local a esforço de forma constante e em esportistas, por exemplo. Os obesos têm mais chances de desenvolver essa condição.
- Hérnia umbilical: surge na região do umbigo devido a um defeito no fechamento da cicatriz umbilical. Em geral, fecha após dois anos. Só se torna preocupante se persistir até a criança chegar aos cinco anos.
- Hérnia incisional: ocorre em locais do abdome onde já foi realizada uma cirurgia. São resultantes da cicatrização inadequada.
- Hérnia epigástrica: aparece na linha mediana do abdome. Acima ou abaixo da cicatriz umbilical. Surgem quando o paciente faz muita força com o abdome.
Quais os sintomas?
Dor, desconforto na região, vômito, náusea, prisão de ventre e inchaço estão entre os sintomas apresentados.
Como fazer o diagnóstico?
O exame clínico é capaz de detectar a presença da hérnia. O diagnóstico pode ser completado com exames de imagem como a ecografia e a ressonância magnética.
Qual o tratamento?
As hérnias só podem ser curadas com tratamento cirúrgico. Porém, em boa parte dos casos não há a necessidade da operação. O médico pode acompanhar o desenvolvimento da hérnia no caso de ela não trazer prejuízos graves ao paciente. Em períodos de crise, há a possibilidade do uso de medicamentos para diminuir a dor.
A hernia nada mais é do que um defeito na parede do abdominal que faz com que as estruturas internas se projetem para fora. Ela não se move. A cirurgia repara o defeito e é colocado uma tela…
Olá bom dia! Grandes chances de usar tela, e provavelmente seria melhor fazer o acesso por videolaparoscopia, por se tratar de uma hérnia recidivada, tendo melhor resultado por essa técnica.
Alta no mesmo dia ( cirurgia mais rapida, melhor resultado, menos dor e recuperação mais rapida), cirurgia sempre por laparoscopia, retorno no consultório em 7 dias, 1 mês, 2 meses. Depois de…
Inicialmente você precisa passar por uma avaliação para poder definir as características de seu abdome e sua hérnia. A princípio a correção de hérnias abdominais por laparoscopia (videolaparoscopia)…
O ideal no seu caso é que a correção das hérnias seja feita por via laparoscópica (videolaparoscopia), o que proporciona uma recuperação bem mais rápida e uma chance de recidiva bem menor nesta…
Durante a investigação da hernia incisional deveria ter sido verificado a existencia de outras hérnias e tratado concomitantemente. Provavaelmente , como vc tinha a hernia incional a área mais…
Geralmente não deveria ficar inchado, porém pode ser que o processo inflamatório pós cirúrgico esteja exacerbado e tenha provocado edema. A persistência dos sintomas leva que tenha uma reavaliação…
O cirurgião que a avaliou, indicou, realizará o procedimento e acompanhará o pós-operatório é quem melhor poderá dar as orientações. Mas, de forma geral deve-se evitar…