O que é osteoartrite do joelho?

A articulação do joelho é um dos ossos do laço triplo: as duas protuberâncias na extremidade inferior do fêmur, chamada côndilos, se envolvem com as respectivas superfícies côncavas da tíbia, chamado platô tibial. Por outro lado, a patela se envolve com ambos os côndilos do fêmur.

Temos, portanto, a articulação tibiofemoral, dividido em compartimento medial (no interior do joelho) e compartimento lateral (do lado de fora do joelho) e articulação femoropatelar ou compartimento. A zona de contato entre os ossos dessas engrenagens é coberto com uma camada chamada cartilagem, que pode distribuir as cargas e reduzir o atrito entre os ossos nos movimentos articulares.

A osteoartrite é uma destruição progressiva da cartilagem devido ao envelhecimento ou quando a superfície de atrito torna-se irregulardevido a derrame cerebral, infecções, etc. . A cartilagem do osso sobrejacente anteriormente começa a sofrer alterações, espessamento e produzindo osteófitos (conhecido como bico de papagaio). Osteoartrite do joelho é, então, a perda de cartilagem em qualquer um dos três compartimentos da articulação do joelho.

Esta doença afeta mais as mulheres com idade entre 40 anos, é muito rara antes dos trinta anos e mais comum é a osteoartrose, seguida pelo quadril.

O que causa a osteoartrite do joelho?

Gonartrose é chamada primária quando nenhuma causa é encontrada. Mas alguns fatores estão associados com risco

  • A idade é o fator ligado ao aparecimento de osteoartrite.
  • Obesidade
  • Osteoartrite generalizada
  • Esportes de impacto como futebol, basquete. Sua prática ao longo dos anos pode, em alguns casos, levar a sobrecarga da articulação com osteoartrite.
  • Surge também em trabalhadores: trabalhadores da construção civil, estivadores, etc.

O fator secundário é um resultado direto de:

  • Distúrbios do desenvolvimento fetal (ie, que ocorrem no útero e durante a gravidez) e displasia do joelho, que diminui a congruência, ou seja, o grau de articulação.
  • Fragmentos da fratura articular.
  • Doenças Reumáticas
  • Doenças de depósito de substâncias na articulação
  • Infecções conjuntas
  • O fluxo de sangue insuficiente para os côndilos em adultos, que tendem a entrar em colapso: a necrose óssea vascular ou osteonecrose.
  •  O fluxo de sangue insuficiente para as placas de crescimento do joelho (crianças e adolescentes), que alteram a maneira articulada, é osteocondrite.
  • Ressecções de mesnisco, especialmente menisco lateral
  • Lesões ligamentares que produzem instabilidade do joelho.
  • Lesão ligamentar lateral colateral que causa instabilidade. 
  • Alterações excessivas no eixo do joelho: Genu varo quando em atenção, os joelhos estão distantes ("perna de cowboy"). Genu valgo, quando os joelhos estão juntos, mas distantes tornozelos ("pernas X"). Tem que ser muito grave para causar osteoartrite.

Quais são os sintomas?

Dor

O sintoma básico é a dor, o que leva o paciente ao médico. A dor de uma "mecânica" aumenta quando ele começa a se mover ou andar. Se você continuar movendo a dor nas articulações cede mas depois de um tempo ela aumenta novamente. Com intervalors de descanso.

 Osteoartrose femoropatelar - o paciente sente dor na parte da frente do joelho, às vezes refletido na parte de trás (o espaço poplíteo). Normalmente, aumenta se o paciente sobe e desce escadas. Se ficar sentado com os joelhos dobrados de qualquer forma, surge a dor, mas se o posicionamento estiver correto, a dor desaparece.

A dor da osteoartrite tibiofemoral pode ser na parte de dentro, de fora, em um só ou em ambos os joelhos. Em alguns casos, pode ser difuso ou observado apenas na fossa poplítea. Aumenta se o paciente andar em terrenos acidentados. Em casos avançados,  a dor surge, mesmo andando em terreno plano.

Progressiva limitação da mobilidade articular

Ao longo do tempo aparece contratura ou rigidez do joelho, tornando-se impossível esticar. De modo que os gestos da vida cotidiana, como amarrar um sapato, entrar na banheira ou entrar em um ônibus, tornam-se muito difíceis ou impossíveis.

Pode haver fases de aumento da dor, chamado de crises ou surtos. A dor é inflamatória: aumenta durante a noite, mas durante o dia não desaparece. A pele do joelho, em seguida, torna-se inflamada, avermelhada, engrossa e temos o aumento da temperatura.

Que evidência você pode pedir?

Radiografias da área:

O espaço comum é a região de união entre os dois ossos da articulação, que aparece na placa de imagem aparentemente vazio, mas realmente é ocupada por cartilagem, que é invisível aos raios-X Na osteoartrite a destruição da cartilagem vemos que o espaço torna-se estreito: é a invasão conjunta.

O osso na área aparece muito branco (enfatizando mais compacto X-ray).

São vistos bicos salientes em forma de bordas (osteófitos).

Para o diagnóstico de osteoartrite não precisa de mais provas, mas para o estudo das possíveis causas e de acordo com os suspeitos médico pode ser necessário:

Análise do líquido articular:

Doenças de depósito, infecção, artrite reumatóide.

Técnicas de imagem:

Como o CT (tomografia computadorizada ou) ou RM (ressonância magnética), útil para avaliar como uma necrose avascular possível côndilo femoral, osteocondrite ou lesões meniscais ligamentares, etc.

Como é diagnosticado?

É diagnosticado por exame médico  realizado através da dor e mobilidade, juntamente com a análise da radiografia. O aparecimento da lesão nas radiografias pode não corresponder à queixa de sofrimento do paciente assim como um paciente pode não ter quase nenhum desconforto e a análise radiográfica for de lesão.

Raios-X podem descobrir as causas da osteoartrite. Por exemplo, a displasia, condrocalcinose, necrose e osteocondrite quando as imagens radiográficas mostram características muito avançadas, além de osteoartrite secundária.

Que outras condições podem causar dor no joelho?

  • Ciática
  • Lesões de nervos que captam as sensações do joelho.
  • Doenças ou ruptura de tendões que estão ancorados na região do joelho (tendinite anserina, tendinite patelar, etc)
  • Lesão meniscal ou ligamentar do joelho
  • Mudanças no fêmur ou tíbia quando osteonecrose ainda não viraram artroses, tumores, infecções, fraturas que passaram despercebidos.
  • Alterações na artéria poplítea (aneurisma, etc)
  • Um cisto poplíteo: uma espécie de saco, geralmente feito na área da parede da cápsula do joelho. Esta zona de  pressão articular provoca inchaço.
  • Lesões do quadril (em alguns casos se apresentam com dor no joelho, em vez de quadril)

Fase de inflamação deve ser excluída doenças reumáticas e infecção aguda.

Como se desenvolve a osteoartrite do joelho?

É geralmente uma doença de curso lento. Na maioria dos casos, não há crise, mas a dor e perda de mobilidade são progressivas e reduzem a distância que você pode caminhar sem dor.

Há, muitas vezes  crises dolorosas, que correspondem a perda de cartilagem localizada. Por isso  a crise de dor residual mecânica é um pouco maior do que anteriormente e de mobilidade mais limitada.

As irregularidades de osteoartrite secundária (fraturas, infecções, etc) evoluem mais rapidamente desde o início, porque há aumento da cartilagem articular que desgasta com o atrito.

Em alguns casos a evolução é rapidamente destrutiva, em meses.

A evolução pode ser avaliada em cada consulta a várias tabelas ou índices de dor, mobilidade e capacidade de realizar atividades. Todos são úteis, mas, claro, a tabela usada para a primeira avaliação é para ser usado nas consultas sucessivas e não deve mudar, porque alteram o entendimento da evolução.

Como é tratada?

Primeira Fase:

O tratamento nos estágios iniciais é baseado na medicação adequada e boa fisioterapia.

Drogas:

  • Analgésico puro (dor único alvo), como o paracetamol. É o tratamento inicial devido aos seus poucos efeitos colaterais.
  • Anti-inflamatórios analgésicos como ibuprofeno ou diclofenac. Deve ser administrado com precaução em idosos com doenças no fígado, nos rins e doenças não graves. Se for grave ou o paciente tiver úlcera péptica não devem tomá-los.

Não tome cortisona ou drogas afins. Além disso, drogas que tentam parar a evolução da osteoartrite, tais como o sulfato de glucosamina, são de ação lenta (efeito leva semanas ou meses para se manifestar), mas muito tolerantes ao permitirem que sejam usadas baixas doses de outras drogas.

Reabilitação:

É muito importante e é baseado em ginástica. Em certos casos, pode ser aliviada se associada a eletroterapia, massagem e ultrasonoterapia em um centro especializado para reabilitação.

Exercícios em que o paciente deve tonificar os músculos da coxa e alongar a articulação. Deve ser progressiva, suave e indolor para prevenir fraturas e a articulação tornar-se rígida, e para evitar a fricção brusca na cartilagem já desgastada.

Segunda fase:

O tratamento é baseado em "intra", introduzindo substâncias na articulação. Produz melhoras temporárias, mas é preciso ter cuidado com o risco de infecção conjunta que envolve:

Removendo a drenagem ou excesso de líquido articular:

Útil e impede a mobilidade das articulações dolorosas.

Injeções intra-articulares de ácido hialurônico:

Melhoram a qualidade do líquido articular e protegem a cartilagem, podem ser benéficas em pacientes com osteoartrite pouco desenvolvida e sem derramamento.

Injeções intra-articular de corticosteróides:

Útil em casos de artrite inflamatória onde uma causa infecciosa está descartada porque o corticosteróide diminui as defesas do organismo.

"Synoviorthesis"

Esta injecção de radioisótopos (substâncias radioactivas) macios  tentam destruir a membrana sinovial para produzir efusão menos comum, mas são pouco usados.

Lavagem com soro estéril artroscópica:

Elas podem ser úteis em casos de efusão crônica, para eliminar resíduos e revitalizar a cartilagem restante.

Quando a dor não pode ser controlada  a cirurgia está indicada:

Artrodese:

Junta o fêmur à tíbia, de modo que a articulação desaparece. O problema ainda persiste no joelho.  Você pode usar em trabalhadores com grande destruição artríticas, mas é uma técnica usada raramente.

Osteotomia

São realizados cortes no osso tibial para que você altere a orientação dos eixos do joelho, é baixado para a área afetada e aumenta a carga sobre o resto. É indicado em lesão jovens ou maduros com uma boa mobilidade.

Artroplastia do joelho:

Ela consiste na substituição da articulação por uma prótese. É uma operação comum no Insalud mas com uma série de riscos e complicações que o paciente deve entender e pesar.

O que pode o paciente fazer?

  • Exames regulares pelo seu médico para ver a evolução e ajustar a medicação.
  • Aplicar calor local (chuveiro quente, cobertor elétrico).
  • Pessoas obesas devem perder peso.
  • Evitar exercícios de impacto: salto, levantamento de peso em execução,. Deve-se fazer exercícios físicos sem maiores empolgações. Além disso, uma substituição do joelho envolve a remoção de todos os esforços para sobrecarregar o implante.
  • Natação- indicado. O movimento do joelho é harmônico. Os pisos são altamente recomendados, o chão liso, sem irregularidades ou pistas ou escadas.
  • Bicicleta pode ser permitida, mas não excessiva. Pedalar no plano, de forma equilibrada. Se o joelho dói durante a prática ou aumenta depois de concluir, esta atividade deve ser interrompida.
  • Fazer o treinamento de fitness que inclui tonificação muscular alongamento e relaxamento.
  • Em uma crise de dor, ficar na posição mais confortável para o paciente. Entre a crise deve descansar o joelho para evitar contratura de flexão.
  • Use palmilhas macias para reduzir o impacto ao pisar.
  • Usar protetores para manter o joelho aquecido, mas sem comprimir a pele;  não devem ser rígidos.
  • Use uma muleta, se necessário, do lado saudável. Dessa forma, apoiando o lado crítico, a muleta dá equilíbrio.

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.

Apenas com os dados relatados podemos suspeitar de um início de degeneração articular. Podemos estar diante de uma Gonartrose inicial.
É preciso uma avaliação com um especialista em joelho…

A gonartrose é uma degeneração da cartilagem articular do joelho, as lesões líticas e não litidas, podem ser as lesões que aparecem nas radiografias onde pela ruptura da cartilagem articular,…

O tratamento inicial para seu quadro seria conservador ( fisioterapia, condroprotetores, alongamentos, viscossuplementaçao, perda de peso), mas isso fica de acordo com seu diagnóstico. A cirurgia…

Tem sim tratamento e deve ser iniciada precocemente . Importante ressaltar que na maioria dos casos o tratamento não cirúrgico são bem sucedidos . Uma avaliação com um médico especialista em…

Somente o seu médico, que conhece as particularidades do seu caso e faz o acompanhamento da evolução da sua artrose, é quem poderá te responder. Existem muitos tratamentos antes de se pensar…

Prezado paciente , a prótese de joelho só é indicada em casos avançados e de artrose ou quando ja se exauriu todo o tipo de tratamento conservado esperado para controle da dor. Existem hoje…

O osteófito é uma reação do nosso organismo nas áreas da articulação onde existe grande atrito. A redução do espaço tíbio-femoral medial significa que houve um desgaste da cartilagem nesta região.

Primeiramente não é muito indicado prescrever exercícios pela internet , pois se realizado de qualquer forma , pode provocar dores no paciente ou sobrecarregar mais ainda esses joelhos já comprometidos.

Pode ser problema da articulação patelo femoral ou do menisco. Somente um exame físico adequado poderia dar uma idéia melhor sobre o seu problema.

Você precisa fazer o exame de Ressonância Magnética para saber o que você tem com mais precisão.