• A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.

A GESF (glomeruloesclerose segmentar e focal) possui várias causas, como doença auto-imune, secundária à hipertensão, rim único, anemia falciforme, obesidade, etc. é necessário diagnosticar a…

Se você já é transplantada, deve fazer o acompanhamento regular e rigoroso com a equipe de transplante. Não há como prever quando ela irá se manifestar, porém, se você seguir corretamente todas…

A gloméruloesclerose segmentar focal é uma das principais causas de síndrome nefrótica em adultos no Brasil. Ela causa primária ( apenas alteração histológica renal, sem outras doenças associadas),…

Sim. A GESF acomete os dois rins. Ela comumente gera perda de proteínas pela urina (proteinuria) e perda de função renal podendo levar a necessidade de diálise. É indicado o seguimento com o…

Estudos tem mostrado que a terceira opção para tratamento da GESF após o uso de prednisona e ciclosporina é o micofenolato mofetil ou o micofenolato sódico. Como são imunossupressores são medicações…

Sim . A GESF não tem cura mas as medidas de renoproteçao e muitas vezes o uso de imunossupressores pode retardar ou evitar a necessidade de diálise. Quanto a ITU de repetição várias medidas clínicas…

A GESF e gestação não é uma boa associação , sempre é uma gestação de alto risco para ambos mãe e feto . Eu como nefrologista oriento não engravidar.

Existem outras medicações sim, mas todas nefrotóxicas (fazem mal para o rim). Cabe ao seu nefrologista decidir se vale a pena ou não introduzir mais medicações para a perda de proteína na urina.

Esta é uma pergunta muito difícil de responder uma vez que depende de algumas variáveis. Geralmente transplantes renais doadores vivos são mais bem sucedidos pois o tempo de isquemia é menor…

É uma pergunta difícil de responder pois depende de vários fatores. A GESF é a abreviação de glomeruloesclerose segmentar e focal, uma doença renal que ocasiona perda de proteínas ( proteinúria…