O que é uma dor de garganta?

Uma dor de garganta é causada geralmente por faringite ou amigdalite. A faringo-amigdalite é uma doença localizados principalmente na área das amígdalas. Ela pode ser causada por um vírus ou bactérias. A dor de garganta de inflamação nesta área pode ser também uma consequência de outras doenças como a gripe ou mononucleose infecciosa (doença do beijo).

A doença ocorre geralmente em crianças e jovens, mas pode acontecer em qualquer idade. As características da doença são dor de garganta que aumenta com a deglutição. Se a doença for causada por uma bactéria pode ser tratada com antibióticos. Normalmente não há complicações.

Como você começa uma dor de garganta?

A dor ocorre após a infecção com um vírus ou bactérias que causam faringo-tonsilar inflamação. A infecção pelo vírus pode ser devida ao mesmo vírus que causa frio ou vírus Epstein-Barr (mononucleose infecciosa que produz ou doença do beijo). A infecção se espalha em gotículas no ar e nas mãos, que transmitem a infecção de pessoa para pessoa.

Entre as bactérias que causam dor de garganta, o estreptococo do grupo A é o mais comum. Esta bactéria causa  faringo amigdalite aguda, mais típico, e quase todos sofreram em algum momento. O período de incubação desde o contato com o agente infeccioso, até que a doença se desenvolva é de dois a quatro dias, e às vezes menos.

Quais são os sinais de infecção?

  • Dor de garganta e dificuldade para engolir.
  • A dor pode se espalhar para os ouvidos.
  • A garganta é avermelhada, as amígdalas estão inchadas e podem ser cobertas com uma descarga de substâncias (muco) ou pus esbranquiçado.
  • Possivelmente uma febre e aumento dos gânglios linfáticos sob a mandíbula ou no pescoço
  • Se a dor de garganta é devido a uma infecção viral, os sintomas são geralmente mais leves e geralmente se manifesta como um resfriado comum.
  • Se a dor de garganta é devido ao vírus coxsackie, podem apresentar pequenas bolhas nas amígdalas e palato mole. As bolhas explodem em poucos dias e são seguidos por uma ferida (úlcera) que podem ser muito dolorosas.
  • Se a dor de garganta é devido a uma infecção por estreptococos, as amígdalas, muitas vezes incham e as placas da garganta inflamada  são cobertas com pus. O paciente desenvolve febre, tem mau hálito e pode se sentir muito doente.

É importante notar que, se os sinais de uma dor de garganta ficarem por mais de alguns dias ou o paciente tem significativa dificuldade em engolir, febre alta ou vômitos, você deve consultar um médico. Bebidas quentes e alimentos moles podem atenuar os problemas de deglutição. Você deve beber líquidos em abundância.

Como o médico faz o diagnóstico?

O seu médico irá geralmente ver os sintomas da doença, mas ocasionalmente podem ser coletadas com um cotonete amostras das secreções da garganta e pode exigir uma amostra de sangue para identificar a causa.

Que complicações podem ocorrer?

Uma dor de garganta geralmente não causa problemas e só dura uma semana, mas pode causar as seguintes complicações:

  • A infecção secundária do ouvido médio ou seios.
  • Se a dor de garganta é devido a uma infecção por estreptococos, pode haver uma erupção cutânea generalizada (febre escarlate).
  • Uma complicação rara é um abscesso na garganta, o que geralmente ocorre apenas em um lado.
  • Em casos raros, pode desenvolver doenças como a febre reumática ou doença renal (glomerulonefrite).

Como você pode tratar uma dor de garganta e que a medicação pode ajudar?

Na maioria dos casos, uma dor de garganta causada por uma infecção por vírus só precisa ser tratada com paracetamol para baixar a febre.

Em uma pequena minoria de pacientes, uma dor de garganta causada por bactérias é tratada com penicilina ou eritromicina (este último em casos de alergia à penicilina).

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.

Acrescento que embora possam, muitas destas receitas caseiras, trazer alguma sensação de alívio num primeiro momento, algumas, podem, entretanto, trazer riscos à integridade da mucosa da garganta,…

Pelo número de infecções , se realmente for comprovado ser de etiologia bacteriana , o procedimento cirúrgico de amigdalectomia estaria bem indicado , também o uso de lisados bacterianos teria…

até 3 vezes por ano pode ser normal, mas esse número é arbitrário e pode variar de acordo com vários outros fatores. O ideal seria que o otorrino de sua confiança avalie a criança todas as vezes…

Amigdalites agudas nem sempre são causadas por bactérias ,mas também por vírus ou os dois juntos,daí talvez a resposta aos antibióticos não serem 100%.Aguarde um pouco que com o tempo o organismo…

A halitose pode ser gerada por diversos fatores . Quando a causa é relacionada a retenção de resíduos alimentares nas amígdalas que apresentam orifícios que facilitam a impactação desses "caseos"…

Caseos , caseum ou cálculos são formações de restos alimentares junto com descamação epitelial das criptas tonsilares. - buraquinhos que as tonsilas tem . O gargarejo e a remoção mecânica podem…

É provável que esteja com uma Faringite Aguda, que é uma doença benigna, que irá melhorar com ou sem medicamentos. Como não relata disfagia - dor ao engolir - mantenha uma conduta expectante,…

Caseum ou caseo é o nome que damos aos restos alimentares que se acumulam e "estragam" dentro de Criptas amigdalianas ou "buracos" nas amígdalas.
A presença de caseum…

Basicamente quando não é infecção ( bactéria, vírus, fungos, enfim qualquer tipo de microrganismo), poderá ser por: resposta alérgica, irritação química externa (gases, líquidos, medicamentos)…

Olá, bom dia.
HPV é um vírus muito comum na população em geral, porém não desenvolve infecções em todas as pessoas.
Geralmente percebemos um lesão algo similar a uma ou mais "verrugas",…