Frigidez - Informações, especialistas e perguntas frequentes
Não descuide da sua saúde
Escolha a consulta online para iniciar ou continuar o seu tratamento sem sair de casa. Se precisar, você também pode marcar uma consulta no consultório.
Mostrar especialistas Como funciona?Especialistas - frigidez
Perguntas sobre Frigidez
Nossos especialistas responderam a 7 perguntas sobre Frigidez
Especialistas falam sobre Frigidez
A Frigidez ou anorgasmia (ausência de orgasmo) pode ocorrer em algumas mulheres porém é um assunto ainda complexo de ser abordado para se entender possíveis causas e propor um tratamento adequado satisfatório.
Dentro deste problema sexual feminino poderemos ter alteração do desejo sexual (libido), da excitação sexual e do orgasmo (prazer).
Poderemos ter mulheres com pouco ou sem desejo (libido baixa) mas que conseguem se excitar na relação sexual obtendo depois o prazer (orgasmo).
Em sentido oposto poderemos ter mulheres com desejo (libido) normal ou alto mas com dificuldade de excitação sexual não conseguindo atingir o orgasmo.
Temos que avaliar causas físicas e, emocionais mais frequentes.
A frigidez, conhecida como desejo hipoativo, é um distúrbio do desejo sexual. Ela acomete homens e mulheres, sendo as mulheres as que mais sofrem desse tipo de disfunção. O desejo hipoativo pode aparece como consequência de distúrbios hormonais, uso de medicamentos (como antidepressivo), secundário a depressão e por fatores psicológicos, como estresse, ansiedade, transtorno de identidade, cansaço, etc. Quando fatores de origens orgânicos são descartados, se faz necessário o tratamento psicológico. Durante a consulta, analisaremos o caso através do histórico sexual do paciente e traçaremos a melhor conduta. Isso inclui escutar a forma como este indivíduo vivenciou a sexualidade.
A frigidez conhecida tecnicamente como “disfunção sexual feminina”, é a dificuldade ou incapacidade que podem ter certas mulheres de experimentarem a excitabilidade sexual ou orgasmo e qualquer forma de resposta sexual que lhes seja satisfatória.
Além das doenças psíquicas que podem afetar o desempenho sexual das mulheres (ansiedade, depressão, stress), devem ser avaliadas as vivências sexuais traumáticas, os conflitos e bloqueios psicológicos, o medo de engravidar, as relações emocionais inadequadas do par sexual, etc.
A falta ou diminuição do interesse sexual é queixa cada vez mais frequente entre as mulheres, tem tratamento e este envolve desde exames para investigar a causa, mudança de hábitos e ritmo de vida e até a possibilidade de psicoterapia.
A diminuição do desejo é uma das queixas sexuais mais comuns em pacientes de ambos os sexos. O desejo sexual sofre a influência de fatores orgânicos, de questões emocionais, de situações do relacionamento e do contexto de vida. Todos estes fatores estão interligados e podem contribuir para o problema. Através de uma investigação minuciosa, podemos identificar quais são os maiores limitadores à expressão do desejo e elaborar estratégias para recuperá-lo.
Quais profissionais tratam Frigidez?
Frigidez por cidade
Doenças relacionadas
Os médicos mais procurados
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.