• A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.

Pessoas com esquizofrenia, principalmente se não se trataram por muito tempo, podem ter dificuldades de interação social e comprometimento emocional. Pode melhorar com o tratamento, aos poucos.

A esquizofrenia pode deixar sequelas na capacidade de interação social, desempenho ocupacional e comportamento afetivo.

A catatonia é uma síndrome que pode estar ligada a doenças orgânicas, as esquizofrenia, o transtorno bipolar e as depressões graves.
Apresenta resposta variável as medicações sendo motivo…

Tendo a história da doença como norte clínico e a classificação como forma de comunicação entre os profissionais de saúde. Diagnóstico de esquizofrenia no CID-10 "transtornos esquizofrênicos…

Isso depende muito. A priori a doença já causa apatia e algumas medicações podem piorar o quadro. Nada impede que um quadro depressivo se instale também.

é um dos quadros mais graves com perda e carencia de iniciativa inibiçao psicomotora e declinio geral do afeto sendo um tipo de esquizofrenia

Varia muito de caso a caso e da fase da doença que a pessoa está.
Dados de realidade devem ser dados ao paciente, mas evitando sempre o confronto direto nas fases mais agudas da doença.…