Não , o exame intradérmico ou de sangue pode persistir positivo muito tempo após curada a infecção. Exames de fezes seriados ou mesmo biópsia retal é que são indicados para diagnosticar a cura.…
O exame intradérmico não tem utilidade para diagnóstico da doença esquistossomose. Para isso exames de fezes seriados ou mesmo a biópsia retal são recomendados
Acredito que seus sintomas não guardem relação com a esquistossomose (mas existem diversas formas clínicas da doença - ideal seria saber qual é a sua).
Sim. O exame de sangue e é a sorologia, que indica contato prévio com o verme, mas não fala sobre doença ativa ou inativa. A indicação de tratamento depende de outros aspectos.
Existe a sorologia no sangue e também pode ser feita a pesquisa de ovos nas fezes, cujo método mais específico é o Kato-Katz. De acordo com os sintomas e a suspeita da infecção, o médico pode…
Entrou em contato. Não quer dizer que tem doença ativa. É necessário uma avaliação clínica completa para poder avaliar melhor o significado desse exame positivo em cada caso.
Teste sorológico não é um bom marcador para atividade da doença esquistossomótica, uma vez que o simples contato com o verme, sem haver infecção pode positivar este exame. Sugiro procurar um…
Infectologista, Especialista em administração em saúde
Sorocaba
Olá!! O exame positivo pode evidenciar contato prévio, e é um achado relativamente comum em moradores de área endêmica para esquistossomose.
Não significa infecção atual. Sugiro que procure…