Quando um feixe de luz proveniente do ambiente externo atravessa o globo ocular para formar a visão na retina (que fica no fundo do olho), ocorre o fenômeno chamado de refração. O erro de refração acontece quando esses feixes sofrem um desvio levando à falta de nitidez na visão. São três os erros principais:
Astigmatismo
Esse erro de refração normalmente é causado pela alteração da curvatura da córnea (o órgão transparente antes da parte colorida dos olhos). Nas pessoas que portam o astigmatismo, a córnea tende a ser mais oval que redonda. Isso leva à falta de nitidez na visão.
Pode causar dor de cabeça, cansaço e dificuldade de leitura. O problema é resolvido com o uso de óculos. Pode ser tratado também com cirurgia.
Hipermetropia
Erro de refração gerado por ser a parte antero-posterior do olho menor que nos olhos normais. Dessa forma, as imagens entram em foco atrás da retina (responsável pela captação da visão).
Praticamente todas as crianças sofrem de hipermetropia. Ela tende a diminuir durante o processo de crescimento. Quando isso não ocorre, as crianças têm dificuldade em ver de perto, dor de cabeça, cansaço, desinteresse pela leitura e falta de concentração.
Pode ser tratada com óculos. Apenas os pacientes com alto grau de hipermetropia ou que tenham desenvolvido estrabismo necessitam de correção cirúrgica.
Miopia
É a incapacidade de enxergar à distância com clareza.
Isso acontece por ser o olho do míope mais comprido que o normal. A distância maior entre a frente e o fundo do olho causa dificuldade na hora de focar a luz de objetos distantes. Em alguns casos, pode ser causada por uma modificação no formato da córnea ou do cristalino (lente dos olhos).
É detectada através do exame regular do oftalmologista e pode ser curada com o uso de óculos. Ela tende a crescer muito em crianças e se estabilizar após o paciente chegar aos 21 anos.
Pode ser feita uma cirurgia para resolver o problema, mas só após os 19 anos.
Existem cálculos que seu médico fez para chegar a conclusão de que voce pode ser submetida a este tratamento, apesar da córnea fina. Não há motivos para pensarmos na possibilidade real de cegueira,…