O que é erisipela?

A erisipela é uma infecção da derme (camada intermediária da pele) e do tecido subcutâneo (camada mais profunda da pele) mais elevado, principalmente causada pela bactéria Streptococcus beta hemolítico estreptococos ou o Staphylococcus aureus. Em lactentes, pode ser devido à infecção por estreptococos do grupo B

Como é a infecção?

O germe entra por uma erosão (porta de entrada), por vezes, imperceptível, e após um período de incubação de dois a quatro dias, os sintomas são desenvolvidos. Por esta razão, um simples eczema, ou até mesmo um pequeno arranhão não importa quão pequeno, pode resultar em erisipela.

Quem é afetado?

  • É uma doença comum nas idades extremas da vida: bebês, crianças jovens e idosos.
  • Ele também aparece com freqüência em pacientes debilitados, diabéticos, alcoólatras e pessoas com as defesas baixas.
  • Pessoas com úlcera de perna ou infecções fúngicas dos pés estão em maior risco, pois essas mudanças enfraquecem os mecanismos de defesa da pele e facilitam a invasão por bactérias.

Quais são os sintomas?

O início é súbito, afetando o estado geral com febre alta, calafrios, vômito e aparência da pele em uma placa vermelha, inchada, quente e dolorosa bem demarcadas.

A lesão estende-se "em chamas" - em uma área grande e brilhante. O paciente sente aperto na área afetada.

Como resultado da grave inchaço, bolhas podem se formar com ulcerações claras ou hemorrágicas, que param de destruir. Às vezes, existem extensas áreas de destruição, piorando o prognóstico.

Os adultos são preferencialmente localizados nas extremidades inferiores e face. Em bebês, ocorre principalmente no abdômen do cordão umbilical.

Erisipela dos membros inferiores é agora mais freqüente, e muitas vezes aparece em alterações tróficas: inchaço do membro com o aparecimento de eczema ou venosa ou insuficiência arterial. A aparência de um membro é de inchado, vermelho, doloroso, que pode ser acompanhada de febre e linfoadenopatia (aumento dos gânglios linfáticos).

A principal complicação da erisipela extensão local em profundidade é  causar infecções celulite, fasceíte, miosite e abscesso. Complicações gerais também podem ocorrer como glomerulonefrite (envolvimento renal) ou sepse (passo do germe no sangue).

Como é diagnosticado?

O diagnóstico geralmente é estabelecido pelos sintomas, uma vez que a semente não é cultivado na lesão, e culturas de sangue são geralmente negativas. Se você fizer um exame de sangue, os dados aparecerão como infecção aguda, aumento das células brancas do sangue e velocidade de hemossedimentação.

Qual é o tratamento?

  • Descanso
  • Antibióticos em geral. Eles são utilizados, principalmente antibióticos beta-lactâmicos (penicilina, cloxacilina, etc) .. No caso de você não poder usar beta-lactâmicos (alergias), são usados ??macrolídeos (eritromicina).
  • Analgésicos
  • Inflamatório
  • Tratamento de doenças ou fatores de erosão desencadenentes, eczema, úlcera, infecção fúngica, etc.

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.

Olá! Não é esperado apresentar dor persistente e inchaço depois de tanto tempo de tratamento. Procure um angiologista, ou cirurgião vascular, para exame físico e acompanhamento. Há outras medidas,…

Pelo relato do caso não dá para fazer o diagnóstico. Sugiro fortemente conversar com a equipe assistente do hospital sobre suas dúvidas, pedir um relatório sobre o caso clínico, solicitar acompanhamento…

bom dia ,

dependendo a intensidade do quadro infeccioso a erisipela pode ser bastante limitante, por esta razão orientamos manter repouso e observação atenta aos sinais e sintomas.…

Tudo bem ? O paciente não deve fazer diagnóstico. A erisipela é parecida com outras doenças e somente o médico deve fazer o diagnóstico/tratamento. No seu caso, como há problema circulatório,…

Considerando que você está com uma infecção em tratamento e que, em períodos de infecção, o paciente permanece mais em repouso que o habitual, no surgimento de dor intensa ao movimento (mesmo…

Pare de tomar o benzetacil - ele pode te prejudicar sim. E procure um médico clínico para avaliar seu caso e te acompanhar.

Olá, bom dia. Nesse caso, é necessário uma avaliação médica para poder saber o grau da Erisipela para avaliar se está dolorosa, quente e bem delimitada e se há sintomas de infecção como febre,…

Não. Erisipela é doença bacteriana , tratada com antibióticos. Não há vacina para prevenção. Existem medidas outras para prevenir que ocorra. Procure o médico.