O que é erisipela?
A erisipela é uma infecção da derme (camada intermediária da pele) e do tecido subcutâneo (camada mais profunda da pele) mais elevado, principalmente causada pela bactéria Streptococcus beta hemolítico estreptococos ou o Staphylococcus aureus. Em lactentes, pode ser devido à infecção por estreptococos do grupo B
Como é a infecção?
O germe entra por uma erosão (porta de entrada), por vezes, imperceptível, e após um período de incubação de dois a quatro dias, os sintomas são desenvolvidos. Por esta razão, um simples eczema, ou até mesmo um pequeno arranhão não importa quão pequeno, pode resultar em erisipela.
Quem é afetado?
- É uma doença comum nas idades extremas da vida: bebês, crianças jovens e idosos.
- Ele também aparece com freqüência em pacientes debilitados, diabéticos, alcoólatras e pessoas com as defesas baixas.
- Pessoas com úlcera de perna ou infecções fúngicas dos pés estão em maior risco, pois essas mudanças enfraquecem os mecanismos de defesa da pele e facilitam a invasão por bactérias.
Quais são os sintomas?
O início é súbito, afetando o estado geral com febre alta, calafrios, vômito e aparência da pele em uma placa vermelha, inchada, quente e dolorosa bem demarcadas.
A lesão estende-se "em chamas" - em uma área grande e brilhante. O paciente sente aperto na área afetada.
Como resultado da grave inchaço, bolhas podem se formar com ulcerações claras ou hemorrágicas, que param de destruir. Às vezes, existem extensas áreas de destruição, piorando o prognóstico.
Os adultos são preferencialmente localizados nas extremidades inferiores e face. Em bebês, ocorre principalmente no abdômen do cordão umbilical.
Erisipela dos membros inferiores é agora mais freqüente, e muitas vezes aparece em alterações tróficas: inchaço do membro com o aparecimento de eczema ou venosa ou insuficiência arterial. A aparência de um membro é de inchado, vermelho, doloroso, que pode ser acompanhada de febre e linfoadenopatia (aumento dos gânglios linfáticos).
A principal complicação da erisipela extensão local em profundidade é causar infecções celulite, fasceíte, miosite e abscesso. Complicações gerais também podem ocorrer como glomerulonefrite (envolvimento renal) ou sepse (passo do germe no sangue).
Como é diagnosticado?
O diagnóstico geralmente é estabelecido pelos sintomas, uma vez que a semente não é cultivado na lesão, e culturas de sangue são geralmente negativas. Se você fizer um exame de sangue, os dados aparecerão como infecção aguda, aumento das células brancas do sangue e velocidade de hemossedimentação.
Qual é o tratamento?
- Descanso
- Antibióticos em geral. Eles são utilizados, principalmente antibióticos beta-lactâmicos (penicilina, cloxacilina, etc) .. No caso de você não poder usar beta-lactâmicos (alergias), são usados ??macrolídeos (eritromicina).
- Analgésicos
- Inflamatório
- Tratamento de doenças ou fatores de erosão desencadenentes, eczema, úlcera, infecção fúngica, etc.