Quais são os eosinófilos?

Eosinófilos são um tipo de glóbulo branco do sangue. Como outras células brancas do sangue, os eosinófilos são produzidos na medula óssea (medula óssea) e são normalmente encontrados no sangue e da mucosa interna dos intestinos. Contêm proteínas que ajudam o corpo a lutar contra a infestação por parasitas, como vermes. Mas em algumas doenças, essas proteínas a partir de eosinófilos pode danificar ao invés de ajudar o corpo.

O que é eosinofilia?

A eosinofilia refere-se à situação anormal em que há um aumento do número de eosinófilos no sangue ou tecidos do corpo certo.

Quando é que surge a eosinofilia?

Eosinofilia ocorre em muitas doenças diferentes. As causas mais comuns na maioria dos países desenvolvidos são doenças como a asma ou rinite alérgica, enquanto que no resto do mundo, a principal causa é a infestação por parasitas. Ela também pode aparecer com freqüência em relação às doenças da pele, e reações adversas a medicamentos. Outras causas menos comuns são:

  • Doenças Pulmonares, as chamadas eosinofilia pulmonar (síndrome de Loeffler e outros)
  • Vasculite (inflamação dos vasos sanguíneos) e da chamada síndrome de Churg-Strauss ou alérgica granulomatosa vasculite
  • Tumores como linfoma, ou alguns carcinomas
  • Cirrose do fígado
  • Certos defeitos do sistema imune ou imunodeficiências (principalmente AIDS)
  • Outras doenças da pele menos comum, tais como dermatite herpetiforme
  • Causas desconhecidas, como a chamada síndrome hipereosinofílica idiopática.

Como a eosinofilia aparece?

Há um aumento do número de eosinófilos, quando necessário para combater a infestação parasitária, caso em que é eosinofilia útil, e doenças alérgicas em que a eosinofilia é prejudicial, e proteínas nocivas que os eosinófilos se acumulam no tecidos e podem causar ferimentos. Por exemplo, na asma, eosinofilia provoca lesões nos brônquios.

Quais são os sintomas?

Os sintomas de eosinofilia são a causa da doença. Por exemplo, quando a eosinofilia aparece os sintomas da asma incluem tosse, falta de ar e sibilância (chiado) no peito. Infecções parasitárias podem causar dor abdominal, diarréia, febre, tosse e erupções cutâneas. Reações a medicamentos também costumam causar erupções cutâneas, e aparecem depois de um novo medicamento. Em um sintoma  menos comum, pode estar associado a sintomas eosinofilia como perda de peso, suores nocturnos, aumento dos gânglios linfáticos ou perda localizada da sensibilidade e formigamento, devido a danos nos nervos.

Síndrome hipereosinofílica

A síndrome hipereosinofílica idiopática (ou simplesmente síndrome hipereosinofílica) é uma doença rara, na qual não existe nenhuma causa aparente para a eosinofilia. Esta doença rara pode afetar o coração, incluindo a identificação de insuficiência cardíaca (cujos principais sintomas são falta de ar e edema ou inchaço dos tornozelos), e provoca um aumento do fígado e do baço, que também aumentam o volume do abdômen. As erupções cutâneas podem aparecer.

Como é diagnosticado?

A eosinofilia é diagnosticada por um exame de sangue simples. Eosinofilia tecidual é diagnosticada através do exame do tecido em questão. Por exemplo, emove-se um pedaço de tecido da pele (biópsia da pele) e examina sob um microscópio.

O que pode o médico fazer?

Quando foi diagnosticada, o médico vai ajudar a estabelecer a causa da doença. Você pode realizar exames de sangue para confirmar alergias específicas, tais como o pólen ou os ácaros. Você pode determinar a existência de uma infestação parasitária através da análise de amostras de sangue e fezes. Além disso, pergunte se o paciente está tomando novos medicamentos se a eosinofilia foi o resultado de um efeito colateral, e viagens ao exterior por infestação parasitária possível. Às vezes, um cão em casa pode ser a fonte de uma infestação chamada toxocaríase (Toxocara canis ou larva migrans).

Quando ir a um especialista?

Se o médico de família não pode fazer um diagnóstico, vá a um hospital especializado. A escolha depende de seu especialista. Os sintomas é que vão determinar se serão enviados para um hematologista (especialista em doenças do sangue), um alergista (especialista em doenças alérgicas), pneumologista (especialista em doenças respiratórias), um especialista em medicina interna, etc .

Outros exames que podem ser necessários quando uma eosinofilia incluem:

  • Especiais exames de sangue para medir os níveis de certos anticorpos
  • A radiografia de tórax
  • Scanner (tomografia computadorizada ou CAT scan) do tórax ou no abdômen
  • Exame da medula óssea
  • Broncoscopia (estudo direto do brônquio com um tubo de fibra ótica)
  • Biópsias (pele, pulmões, etc.)

Tratamento

O tratamento é dirigido para a causa da doença, ou uma alergia, uma reação a um medicamento ou uma infestação parasitária.

Os tratamentos geralmente são eficazes na redução ou resolução de eosinofilia, e não são particularmente tóxico.

Tratamento da síndrome hipereosinofílica:

o tratamento inicial dessa forma rara de eosinofilia inclui o uso de corticosteróides orais, geralmente começando com prednisona em doses de 30-60mg por dia. Se isso não for eficaz, um agente quimioterápico é administrado.

Viver com eosinofilia: Previsão

Na maioria dos casos, ao identificar a causa de eosinofilia, o tratamento melhora significativamente os sintomas da doença. Corticosteróides, tanto local (inalado, tópica) e sistémica (oral, intramuscular, intravenosa), muitas vezes, aliviam algumas condições alérgicas e reduzem o número de eosinófilos. Em geral, como mencionado acima, os tratamentos são geralmente eficazes na redução ou resolução de eosinofilia, e não são particularmente tóxico.

Previsão de síndrome hipereosinofílica:

nestes casos raros, há um alto risco de danos no coração ou outros órgãos importantes. Alguns pacientes podem desenvolver um tipo de câncer do sangue conhecido como linfoma de células T, assim os pacientes devem ser cuidadosamente monitorizados.

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.

Sempre uma indicação medicamentosa deve ser vista ao vivo com detalhamento da sua história por um médico. Tudo indica que sim, mas há exames e uma avaliação mais minuciosa pode evitar excesso…

Hematologista, para confirmação e tratamento

Eosinofilia é o aumento das contagens de eosinófilos no sangue, detectada pelo hemograma. O simples aumento da contagem de eosinófilos não afeta nenhum órgão. Quando o aumento é muito pronunciado,…

Praticamente todos. Os mais comuns, como áscaris, estrongiloide, necator e ancilóstoma, são causadores frequentes.

Eosinofilia fala a favor de quadro alergico ou parasitose intestinal. A eosinofilia do seu filho é importante. Sugiro que procure o Pediatra da criança para melhor investigação.

De 2 a 5 por cento dos glóbulos brancos totais.

O aumento do número de eosinófilos (eosinofilia) pode estar aumentado em reações alérgicas a determinados medicamentos (incluindo antibióticos), infecções por patógenos intestinais, determinadas…

Os eosinófilos são uma variedade de células brancas do sangue que participam do processo de defesa do organismo. Eosinofilia é o termo empregado para o aumento anormal dos eosinófilos no sangue,…

Hepatites agudas e crônicas não costumam estar relacionadas à EOSINOFILIA, pois o vírus da Hepatite induz pouco estimulo para aumento de eosinófilos circulantes. Entretanto, algum medicamento…

Não consegui entender sua notação para o número de eosinófilos. É preciso que você informe a leucometria total e a porcentagem de eosinófilos, para que seja possível o cálculo do número absoluto…