O que é enxaqueca?

É uma severa dor de cabeça, tipo pulsante (como um batimento cardíaco), que geralmente afeta um lado da cabeça. Ela pode afetar qualquer faixa etária, sendo mais freqüente em mulheres que em homens. A causa da enxaqueca é desconhecida.

Durante um ataque, vasos cerebrais dilatam simultaneamente com a estimulação das terminações nervosas ao redor dos vasos afetados. Estas alterações nos vasos sanguíneos são provavelmente responsáveis ??pela dor.

Enxaqueca é hereditária?

Existe uma predisposição para pessoas da mesma família sofrerem de enxaqueca, mas ainda não é conhecido o quão longe ele pode ser hereditária.

O que pode desencadear uma enxaqueca?

A maioria dos pacientes reconhece que alimentos como chocolate, queijo ou vinho podem desencadear a enxaqueca. Outras causas incluem a ansiedade, o exercício, pílulas anticoncepcionais e viagens. Esses fatores variam de acordo com cada paciente. Em algumas mulheres, as crises de enxaqueca são mais frequentes relacionadas com o ciclo menstrual.

Pacientes com enxaqueca devem evitar o álcool, tabaco, falta de sono e comida reconhecidos como gatilhos da doença.

Enxaqueca pode ocorrer muito comumente por longos períodos e depois desaparecer por semanas, meses ou mesmo anos.

Como o médico faz o diagnóstico?

Os sintomas e evolução clínica do paciente permite ao médico fazer o diagnóstico de enxaqueca. A ajuda seguinte diagnóstico:

  • Episódios repetidos de dor de cabeça.
  • Duração variável, entre 4 e 72 horas.

Os ataques têm pelo menos duas das seguintes características:

  • Dor ocorre no meio da cabeça.
  • É uma espécie de palpitante.
  • A dor é moderada a grave.
  • O movimento piora a dor.

Cada ataque tem pelo menos uma das seguintes opções:

  • Náuseas e / ou vómitos.
  • Aumento da susceptibilidade ao ruído e à luz.

Aproximadamente 15% dos pacientes têm problemas visuais, irritabilidade, náuseas e falta de apetite antes do ataque (chamado de aura ou período pródromo). Também durante o episódio pode ter dificuldade para falar, dormência das mãos, braços ou pernas.

Além da entrevista, o médico deve sempre realizar um exame físico completo. Se houver dúvida no diagnóstico, faz a indicação para um especialista em doenças do cérebro, o neurologista.

Como é a enxaqueca?

O tratamento com comprimidos ou injeções são mais eficazes se iniciados no início do ataque. Se os ataques são frequentes, o tratamento preventivo deve ser iniciado. Isso envolve  tomar medicação diariamente, por um período de tempo. Não recomendado isso para em pacientes com ataques de enxaqueca ocasionais.

Geralmente, o médico deve usar e até mesmo combinar diferentes medicações antes de encontrar um tratamento eficaz para cada paciente.

Também são usados ??tratamentos alternativos como acupuntura e homeopatia, combinados com aconselhamento dietético e mudanças no estilo de vida.

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.

O Slinda é baseado apenas no progestágeno, portanto, está sim liberado em pacientes com enxaqueca com aura. Nesse grupo evitamos, em geral, os anticoncepcionais combinados, com estrógeno e progesterona.…

Não seria cefalgia ( ou cefalalgia?). Nesse caso é o termo médico utilizado para dor de cabeça.

Existem vários fatores relacionados ao aumento da frequência das crises, tais como estresse, alimentação, qualidade do sono, modificações hormonais, etc...
O tratamento deve ser individual…

Olá, bom dia! Com certeza pode ter relação com armações mais rígidas ou apertadas para o seu rosto. Sugiro procurar a ótica na qual foram feitos os seus óculos. Abraço.

Olá, é necessário avaliar junto com seu neurologista, e adequar o tipo de anticoncepcional com o tipo de enxaqueca, avaliando efeitos colaterais e interações entre eles. O contracept não é proibido…

Auras relacionadas a enxaqueca costumam ter uma duração limitada, habitualmente no máximo 1 hora. Diante da persistência da queixa visual por mais de 72 horas é recomendável buscar atendimento…

Olá!
Não há interação medicamentosa entre o sumax e anticoncepcional oral, portanto não há problema em utilizá-lo.
Espero ter ajudado. Um abraço

Boa tarde! Um dos efeitos colaterais mais incômodos tanto do Naratriptano quanto do Sumatriptano são a sensação de “dormência”, “desmaio” e” cabeça pesada”. No entanto, antes do uso desses medicamentos…

O uso de anticoncepcionais contendo etinilestradiol, como é o caso do "Tâmisa 30", não é recomendado em pacientes que tem enxaqueca com aura. O ideal é conversar com seu ginecologista…

O ideal é uma avaliação completa para analisar se uma correlação coerente entre os dois sintomas.