Quão comum é a enurese?
A enurese é o termo médico que define o ato de urinar involuntariamente. Entre as crianças, o mais comum é chamada enurese noturna, que ocorre durante a noite.
Até seis anos, a enurese é uma ocorrência comum em crianças. Não se esqueça que as crianças não fazer xixi na cama de propósito. Aproximadamente 15-20% das crianças com idades entre cinco e seis faz xixi na cama, e a maioria deles é do sexo masculino. Abaixo desta idade, o resultado do tratamento tem um número de curas semelhantes entre crianças tratadas e aqueles que não são. Então, antes dessa idade, é contraproducente para a pressão da criança. O número de recuperações dos 5 anos é de 14%, de modo que entre os adolescentes, o percentual de umedecimento é reduzida para 1%.
Por que as crianças molham a cama?
A maioria das crianças que molha a cama têm vindo a fazer ao longo de sua vida (enurese primária) e, em muitos casos nenhuma causa óbvia. Muitas vezes, este é um problema que sofreu um membro da família. Enurese ocorre em parentes próximos em mais de 85% dos casos. 57% das crianças que fazem xixi à noite temo um irmão, irmã, pai ou uma mãe que sofreu o mesmo problema.
Motivos de saúde:
- Infecção urinária
- Aalteraciones neurológicos
- Diabetes
Causas psicológicas:
- Problemas na escola
- Problemas em casa
- Divórcio dos pais, etc.
Outra possível causa pode ser encontrada é o sono profundo dessas crianças que não acorda para urinar quando a bexiga está cheia. Acontece também que algumas crianças desenvolvem o controle da bexiga mais tarde do que outros.
Hormônio antidiurético (ADH), também chamado vasopressina, que é produzido em uma glândula na base do cérebro chamada glândula pituitária é responsável principalmente por controlar a produção de urina. Durante a noite, algumas crianças produzem uma quantidade insuficiente de ADH, e isso pode contribuir para a incontinência urinária, tendo aumento da produção de urina que não é evacuada durante a noite. Assim, a vasopressina spray nasal pode ser útil no alívio para este problema. A criança deve ser examinada pelo médico, que avaliará a necessidade de submeter ou não tal tratamento.
Que passos você pode tomar?
Existem alarmes especiais de som quando a criança faz xixi na cama. Estes dispositivos têm se mostrado eficazes para o tratamento de enurese noturna em 70% dos casos. O alarme desperta a criança como as primeiras gotas de urina estão em sua roupa ou cama. Desta forma, a criança percebe que está urinando e está ciente da sensação de bexiga cheia. Existem diferentes tipos de alarmes. Alguns têm uma malha de cobre colocada sob o lençol. A malha está ligada a um anel, que é ativado com a primeira gota de urina atinge o lençol. Outros têm um pequeno sensor, ligado a um anel, colocado no pijama.
Não há necessidade de criar um drama familiar ao lidar com um caso de enurese noturna. A maioria das crianças têm vergonha de fazer xixi na cama, de modo que a família deve mostrar seu apoio e uma atitude positiva para com eles. Não devemos ficar com raiva ou punir o filho quando ele urinar durante a noite. Isso apenas piora as coisas.
A criança deve saber que com muitos outrascrianças acontece o mesmo. Se uma família sofre o mesmo problema, devemos dizer ao filho. Sabendo que há mais crianças com as mesmas dificuldades, provavelmente, ajudá-lo a viver melhor com o seu problema.
Evite que a criança beba muito duas horas antes de deitar. Isso não garante que não acabam molhando a cama, mas pode contribuir para melhorar o problema. Também é importante que você vá ao banheiro antes de deitar.
A cama pode ser protegida usando um colchão à prova de água ou colocar uma almofada sobre o colchão impermeável sob o lençol.
Perto da cama podem ser colocados lençóis limpos e pijamas substitutos para a criança trocar se acordar. É bom que ela troque os lençóis mas não deve ser um castigo, mas uma maneira de aprender a lidar com o problema. É também uma forma de torná-los conscientes da situação.
Se a criança acorda, "noites secas" podem se escritas numa folha ou marcadas em um calendário. A criança deve receber o reconhecimento e louvor quando ela acorda seca no dia seguinte. Incentivar e estimular muitas vezes é a melhor maneira de resolver o problema.
Fraldas não são recomendados durante a noite, para ajudá-lo a estar ciente do problema e aprender a perceber quando precisa de urinar.
Muitos pais acordam seus filhos à noite, para levá-los a urinar no banheiro. Estudos mostram que esta medida só tem efeitos positivos, quando a criança não acorda sozinha por causa da necessidade de urinar.
O progresso pode levar semanas ou meses para ser concluído. Todos os envolvidos devem prosseguir com paciência, para ensinar a criança que é uma tarefa que leva tempo. Devemos ter em mente que ao longo dos anos, a maioria das crianças para de molhar a cama.
Não há nenhuma vergonha de ir ao médico para explorar outras possibilidades, se as sugestões acima não funcionam bem.
Quando uma criança deve procurar um médico?
- Quando ainda molhar após a idade de seis anos.
- Quando você começar a molhar a cama, que aconteceu no passado (isso é chamado de enurese secundária).
- Quando a urina tem um odor forte, ou se queixa de dor ao urinar, ou depois.
- Quando você começa a urinar durante o dia.
- Ao urinar mais que o normal, seja de noite ou dia.
- Quando esta incontinência fecal.
O que o médico?
O médico irá perguntar sobre a criança, por exemplo, sobre o tempo ela aprendeu a ir ao banheiro durante o dia. Provavelmente vai querer saber se um membro da família teve o mesmo problema. Em seguida, o médico examina a criança, sentindo seu abdômen e explora a região lombossacral. Deve também avaliar o grau de desenvolvimento psicomotor.
Você pode solicitar uma amostra de urina para descartar uma infecção urinária. Ele também pode determinar que um ultra-som para afastar um problema urinário, e uma radiografia de coluna lombar para afastar comprometimento renal. Em alguns casos, pode ser complementada por um estudo explorando o funcionalismo do trato urinário inferior (urodinâmica).
Quais os tratamentos médicos estão disponíveis?
Terapia medicamentosa faz sentido quando a incontinência é causada por uma deficiência do hormônio antidiurético (ADH) que controla a produção de urina. Desmopressina (DDAVP, substância tipo ADH) spray nasal pode ser útil, mas deve ser o médico que, examinando a criança, decide se a criança precisa de tratamento ou não.