Como é que um tornozelo torcido?

A entorse ocorre quando os ligamentos estão lesionados se submetidos a um movimento anormal, como uma torção.

Quando um pé ou tornozelos é torcido , produz uma lesão nos ligamentos na parte externa do tornozelo. As torções de uma lesão nos ligamentos são do lado de dentro dela, mas este tipo de lesão é muito menos comum.

Na maioria dos casos, essas lesões ocorrem durante a prática desportiva, mas também pode ocorrer em atividades diárias.

Se não receber um tratamento físico adequado, juntamente com um período adequado de recuperação da lesão, o tornozelo fica vulnerável e propenso a entorses na mesma área.

O que acontece quando você sofre uma entorse?

Uma entorse de tornozelo pode ser muito doloroso, mas tanto a gravidade e início da dor pode ser muito variável. Às vezes a dor não aparece na primeira instância e em outros é instantânea. O nível de dor não é indicativo da extensão da lesão. Algumas pessoas ouvem um estalo no tornozelo, o que pode sugerir o rompimento de um ligamento. A mudança é acompanhada por uma inflamação da área.

Lembre-se:

  Seguir rigorosamente as instruções do seu médico sobre o descanso ou a relativa inatividade do pé.

Inflamação intensa e rápida no início de ação indica que houve uma lesão grave. A inflamação é causada por sangramento dos tecidos feridos. Equimoses (nódoas negras) e descoloração da pele causada pela  o sangue acumulado como resultado da lesão. Por esta razão, a inflamação está localizado um pouco abaixo a localização exata da lesão.

Quais são os sinais?

Não há realmente nenhum sinal de alarme, mas depois de sofrer uma torção no tornozelo pode-se notar que ele fica instável, que há dificuldade para controlá-lo, ou pode-se ter problemas de equilíbrio, baseando-se no pé afetado. Nestas circunstâncias, é necessário receber aconselhamento médico sobre a fisioterapia e exercícios.

Se a dor não desaparece e tem uma sensação de instabilidade, há probabilidade de sofrer uma lesão de uma entorse. Estes sintomas devem ser discutidos com um médico.

O que você pode fazer em casa?

Lesões deste tipo devem receber os primeiros socorros seguintes: repouso, compressão fria e elevação .

Repouso

O pé lesionado deve estar em repouso (sem suporte) as primeiras 24-48 horas para evitar a progressão da lesão.

Frio:

A área lesada deve ser resfriada, colocando uma bolsa de gelo ou um saco de ervilhas congeladas (ou similar), adaptado para o formato do tornozelo. O gelo nunca deve estar em contato direto com a pele, pois isso pode causar congelamento. Você deve colocar um pano entre o gelo e a pele. O frio deve ser aplicado por 20 minutos a cada hora, mas não mais do que um total de 3 horas no frio. O gelo é eficaz durante as primeiras 24 horas após a lesão.

Compressão

A compressão deve ser firme, mas não muito apertada. Você nunca deve afetar a circulação sanguínea. Uma bandagem elástica dos dedos dos pés até meados da panturrilha é o ideal.

Elevação

O pé deve ser elevado acima do nível do coração. A posição mais confortável é deitado com a perna elevada em vários travesseiros. Enquanto sentado a perna deve ser elevada em uma cadeira ou mesa. A elevação deve ser mantida por vários dias.

Como o médico faz um diagnóstico?

O médico irá avaliar o grau de inflamação e extensão da lesão, estabelecer se a área dolorosa corresponde à posição dos ligamentos ou ossos. Finalmente considerar a existência de fraqueza ou instabilidade da articulação. Se você suspeitar de uma fratura, deve fazer uma radiografia (raios X).

Qual é a evolução da tensão?

Dependendo da gravidade do dano, os sintomas desaparecem entre uma e quatro semanas após o acidente.

A dor inicial pode durar entre uma e quatro semanas, dependendo da extensão da lesão. Dor relacionada ao suporte pode persistir até 3 meses.

Com o tratamento adequado da lesão é raro que os sintomas durem, mas em casos raros, pode suportar a dor e sensação de fraqueza ou instabilidade no tornozelo. Nessas situações será necessário realizar um estudo para determinar a causa de sintomas persistentes.

Em entorses graves é necessário aplicar a terapia física e não deve estar fazendo algum esporte, até depois de pelo menos 6 semanas.

Tratamento

Consiste em repouso, frio local, compressão e elevação do pé. Este tratamento é adequado para recuperação do entorse leve. Com o tratamento é importante o suficiente para receber fisioterapia para que ela seja eficaz.

O paciente deve evitar enfatizar a lesão no tornozelo muito cedo para evitar sustentação de peso sobre o tornozelo lesionado.

O objetivo da fisioterapia é começar a mover o pé em um ou dois dias. Depois de iniciar a mobilização de pé e tornozelo reabilitação terá como objectivo restaurar a estabilidade nos ligamentos. Isto é feito a pé em terreno instável, como cascalho ou areia, ou usar tais dispositivos trampolim swing, e assim por diante., Anos em que o tornozelo está envolvido na manutenção do equilíbrio corporal, olhando submetido a movimentos que estimulam a recuperação de feridos ligamentos.

Também é importante devolver a força na articulação do tornozelo através de uma formação adequada.

Em fases posteriores do período de recuperação serão usado métodos de treinamento mais sofisticados, tais como correr em um ziguezague ou uma figura de oito, entre outros.

Atletas que não seguem os exercícios corretamente e se queixam da instabilidade do tornozelo de recuperação, é porque os ligamentos foram alongados e impediram a reabilitação. É importante que o atleta se concentrar na recuperação de 100% em seu esporte, ao invés de temer uma nova lesão, como resultado da reabilitação inadequada.

Que medicamentos posso usar?

O seu médico pode prescrever anti-inflamatórios, como ibuprofeno ou diclofenac Em qualquer caso, consulte o seu médico se você tem ou teve problemas de estômago.

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.

Boa tarde! Com esta descrição é difícil pensar em uma possibilidade. Acredito que seja necessária uma avaliação médica especializada, seja com um médico ortopedista ou um médico fisiatra, para…

Olá!
Importante procurar um especialista em cirurgia do pé e tornozelo, para avaliação especializada e, se adequado ao seu quadro clínico e exames, pode ser necessária cirurgia para dar…

O trauma torcional do tornozelo e pé pode gerar uma série de lesões: fraturas, estiramento ou ruptura ligamentar, lesões tendinosas e hematomas.
Te recomendo ser avaliado novamente. Agora…

Em toda viagem de aviao, voce esta sujeito a alguns riscos, e trombose é uma delas.
Dependendo do tratamento para seu entorse, esse risco pode ser sim aumentado.
Procure um ortopedista…

Existem algumas causas para dor na região posterior do tornozelo e a maior parte das doenças e lesões envolvem os músculos, ossos e articulações.
O ideal é ser avaliada por um médico ortopedista…

Consultar um ortopedista especialista em pé/tornozelo.

O tratamento de maior consenso entre os medicos é o não cirúrgico (fechado). Isso não significa que seja menos complexo que o tratamento operatório. Atualmente, o tratamento fechado compreende…