A endometriose é uma doença caracterizada pela presença do endométrio fora do útero. O endométrio é a camada interna do útero que é sempre renovada nos períodos de menstruação. A doença atinge apenas mulheres em sua fase reprodutiva e pode causar problemas nos ovários, na parte anterior e posterior do útero e também em seus ligamentos, nas trompas, no tecido entre a vagina e o reto, na bexiga, na superfície do reto e na parede da pelve. A doença aparece com bastante frequência. Estima-se que atinja 15% das mulheres entre 15 e 45 anos de idade. Em mulheres com problemas de fertilidade esse índice chega a 70%.
Qual é a causa?
No momento da menstruação, parte do sangue que deve ser eliminado passa pelas trompas e acaba se alojando dentro da barriga. Essas células possuem capacidade de crescimento e multiplicação. Por isso, devem ser eliminadas pelo organismo. Quando o sistema imunológico não é capaz de eliminar essas células, surge a endometriose.
Quais os sintomas?
A endometriose pode causar dores durante as relações sexuais, aumentar as cólicas no período menstrual, gerar dores na barriga da perna e nas costas.
Como fazer o diagnóstico?
A entrevista com a paciente é o primeiro passo para criar a suspeita de endometriose. Relato de cólicas muito fortes no período menstrual e de dor que se irradia para a coxa e para o ânus e até na hora de evacuar ou urinar pode ligar o sinal de alerta. O exame físico com toque ginecológico e retal deve ser feito. Para confirmação, pode ser realizado exame de sangue (Ca-125), a ultrassonografia vaginal e até a ressonância magnética da pelve.
Qual o tratamento?
O principal objetivo do tratamento da endometriose é reduzir os sintomas. Por se tratar de uma doença considerada benigna, a cirurgia deve ser evitada. O tratamento deve ser prescrito de acordo com os objetivos da paciente. A suspensão da menstruação através de hormônios pode ser uma opção para quem não deseja ter filhos. Para quem deseja engravidar, geralmente a cirurgia é a melhor solução.
A endometriose poderá ser uma das várias causas dos seus sintomas. Porém é necessário vc procurar um colega para exame clínico e complementares ( imagenológicos e outros) para esclarecer o diagnóstico.
Alterar o quadro da endometriose não.
Porém existem vários hormônios e cada um tem sua expressão na endometriose
Logo o importante é esclarecer sua dúvida com o colega fertileuta
Existem diagnóstico de certeza e de suspeição
O de certeza é somente cirúrgico com anatomo patológico
O de suspeição geralmente são exames de imagens dentre eles o ultra som.
Logo…
O tratamento da endometriose é flexível e existem várias terapias. Seu médico assistente saberá qual terapia será melhor para vc. Algumas terapias apresentam impacto 3 a 6 meses após.
Logo…
A endometriose atrapalhará na punção dos óvulos, caso você apresente endometrioma (endometriose no ovário), caso tenha endometriose em outro local (por exemplo: peritoneo) isto não atrapalharia…
O diagnóstico de certeza da endometriose é o anatomopatológico (estudo microscópio de células através lâmina) de material (tecido) extraído de uma videolaparoscopia(brasil) ou fertiloscopia(…
Olá! Habitualmente quando encontramos a descrição "cisto miometrial", esta se refere à adenomiose focal, doença benigna, que comumente coexiste em quem tem endometriose e/ou miomas…
Muitas vezes é necessário tratar antes a Endometriose e depois fazer a Fertilização. O tratamento pode ser clínico ou cirúrgico ou mesmo combinado. O sucesso estatisticamente será maior quanto…
Olá! Não são. O CA 125, devido à sua baixa especificidade, está cada vez mais em desuso por especialistas no diagnóstico da endometriose. O ultrassom pélvico também é insuficiente. Hoje em São…