A endometriose é uma doença caracterizada pela presença do endométrio fora do útero. O endométrio é a camada interna do útero que é sempre renovada nos períodos de menstruação. A doença atinge apenas mulheres em sua fase reprodutiva e pode causar problemas nos ovários, na parte anterior e posterior do útero e também em seus ligamentos, nas trompas, no tecido entre a vagina e o reto, na bexiga, na superfície do reto e na parede da pelve. A doença aparece com bastante frequência. Estima-se que atinja 15% das mulheres entre 15 e 45 anos de idade. Em mulheres com problemas de fertilidade esse índice chega a 70%.
Qual é a causa?
No momento da menstruação, parte do sangue que deve ser eliminado passa pelas trompas e acaba se alojando dentro da barriga. Essas células possuem capacidade de crescimento e multiplicação. Por isso, devem ser eliminadas pelo organismo. Quando o sistema imunológico não é capaz de eliminar essas células, surge a endometriose.
Quais os sintomas?
A endometriose pode causar dores durante as relações sexuais, aumentar as cólicas no período menstrual, gerar dores na barriga da perna e nas costas.
Como fazer o diagnóstico?
A entrevista com a paciente é o primeiro passo para criar a suspeita de endometriose. Relato de cólicas muito fortes no período menstrual e de dor que se irradia para a coxa e para o ânus e até na hora de evacuar ou urinar pode ligar o sinal de alerta. O exame físico com toque ginecológico e retal deve ser feito. Para confirmação, pode ser realizado exame de sangue (Ca-125), a ultrassonografia vaginal e até a ressonância magnética da pelve.
Qual o tratamento?
O principal objetivo do tratamento da endometriose é reduzir os sintomas. Por se tratar de uma doença considerada benigna, a cirurgia deve ser evitada. O tratamento deve ser prescrito de acordo com os objetivos da paciente. A suspensão da menstruação através de hormônios pode ser uma opção para quem não deseja ter filhos. Para quem deseja engravidar, geralmente a cirurgia é a melhor solução.
Vc deverá ser avaliado por um colega especialista como eu para te orientar e te explicar sobre a endometriose. Existem vários tratamentos antes de te indicar a cirurgia
De acordo com o relato, o cisto deve ser funcional. Conforme falado, a suspeita de endometriose é pequena.
Procure um colega especialista em endometriose como eu para esclarecer suas dúvidas.
Você deve atentar-se que o laudo da tomografia é uma hipótese diagnóstica, e não o diagnóstico definitivo. A avaliação médica é que definirá seu quadro, auxiliada pelos exames. Existem outras…
A endometriose pode ser suspeitada através de exames complementares . A intervenção cirúrgica as vezes é desnecessária ainda mais sem sintomas. Logo procure um colega especialista em endometriose…
Antes de qualquer intervenção cirúrgica, uma avaliação detalhada para suspeitar de doenças se faz necessária. Qto ao ato cirúrgico e a virginindade, uma coisa não impossibilita a outra.
Existem vários medicamentos para endometriose com preços diferentes. Porém o allurene é excelente medicamento e um dos mais utilizados para o tratamento no Brasil e no exterior. Discuta com…
Verifique através de sites seguros ou mesmo pelo currículo do profissional. Temos muitos especialista, verifique além da capacitação a relação médico-paciente deste profissional.
Como os colegas acima já lhe afirmaram , não podemos afastar a possibilidade. No entanto , o mais provável são processos aderenciais que acontecem após cirurgias desse tipo. A sua última cirurgia…
Sim, a endometriose pode ser classificada de acordo com o grau e local de acometimento. Existe mais de um tipo de classificação. Pode ser classificada em mínima, leve,…