A endometriose é uma doença caracterizada pela presença do endométrio fora do útero. O endométrio é a camada interna do útero que é sempre renovada nos períodos de menstruação. A doença atinge apenas mulheres em sua fase reprodutiva e pode causar problemas nos ovários, na parte anterior e posterior do útero e também em seus ligamentos, nas trompas, no tecido entre a vagina e o reto, na bexiga, na superfície do reto e na parede da pelve. A doença aparece com bastante frequência. Estima-se que atinja 15% das mulheres entre 15 e 45 anos de idade. Em mulheres com problemas de fertilidade esse índice chega a 70%.
Qual é a causa?
No momento da menstruação, parte do sangue que deve ser eliminado passa pelas trompas e acaba se alojando dentro da barriga. Essas células possuem capacidade de crescimento e multiplicação. Por isso, devem ser eliminadas pelo organismo. Quando o sistema imunológico não é capaz de eliminar essas células, surge a endometriose.
Quais os sintomas?
A endometriose pode causar dores durante as relações sexuais, aumentar as cólicas no período menstrual, gerar dores na barriga da perna e nas costas.
Como fazer o diagnóstico?
A entrevista com a paciente é o primeiro passo para criar a suspeita de endometriose. Relato de cólicas muito fortes no período menstrual e de dor que se irradia para a coxa e para o ânus e até na hora de evacuar ou urinar pode ligar o sinal de alerta. O exame físico com toque ginecológico e retal deve ser feito. Para confirmação, pode ser realizado exame de sangue (Ca-125), a ultrassonografia vaginal e até a ressonância magnética da pelve.
Qual o tratamento?
O principal objetivo do tratamento da endometriose é reduzir os sintomas. Por se tratar de uma doença considerada benigna, a cirurgia deve ser evitada. O tratamento deve ser prescrito de acordo com os objetivos da paciente. A suspensão da menstruação através de hormônios pode ser uma opção para quem não deseja ter filhos. Para quem deseja engravidar, geralmente a cirurgia é a melhor solução.
Para pacientes que desejam engravidar e apresentam endometriose, o ideal seria avaliar sua reserva ovariana e a extensão da doença através de exames específicos. Assim, o profissional poderá…
Sim, o ultrassom transvaginal com preparo intestinal é muito eficaz no diagnóstico de lesões profundas de endometriose na pelve, desde que seja feito por um especialista no assunto. A experiência…
A endometriose é uma doença q se caracteriza pela presença do endomeério( tecido q reveste o útero por dentro) fora da cavidade uterina mas dentro da cavidade abdominal, de modo q toda vez q…
Para as mulheres que tem desejo reprodutivo, o ideal seria já a FIV, pois a laparoscopia para retirada de endometrioma pode prejudicar a sua reserva ovariana. Para isso precisamos saber qual…
A endometriose comprometem em torno de 6-10% das mulheres no Brasil. Resulta da migração das células endometriais(camada que reveste a cavidade uterina), através da trompa e vão se implantar…
Olá! A retirada dos ovário nunca é primeira opção no tratamento de doenças benignas. Existem outras opções que podem resolver seu problema adequadamente, como o uso do DIU Mirena ou a histerectomia…
Olá! Pólipos endometriais removidos por completo não voltam. Mas nada impede que, com o passar do tempo, outros novos apareçam! Faça um acompanhamento regular com seu ginecologista!
A ooforectomia (retirada de ovário) em seu relato seria realizado em caso muito específico já que realizou a retirada do outro ovário por este mesmo motivo. Portanto, consulte um especialista…
Essas dores (dor durante relação sexualmente, dor nas costas, ardor ao urinar) podem ser sintomas de endometriose, principalmente, quando estas dores pioram durante o período menstrual. Para…