A endometriose é uma doença caracterizada pela presença do endométrio fora do útero. O endométrio é a camada interna do útero que é sempre renovada nos períodos de menstruação. A doença atinge apenas mulheres em sua fase reprodutiva e pode causar problemas nos ovários, na parte anterior e posterior do útero e também em seus ligamentos, nas trompas, no tecido entre a vagina e o reto, na bexiga, na superfície do reto e na parede da pelve. A doença aparece com bastante frequência. Estima-se que atinja 15% das mulheres entre 15 e 45 anos de idade. Em mulheres com problemas de fertilidade esse índice chega a 70%.
Qual é a causa?
No momento da menstruação, parte do sangue que deve ser eliminado passa pelas trompas e acaba se alojando dentro da barriga. Essas células possuem capacidade de crescimento e multiplicação. Por isso, devem ser eliminadas pelo organismo. Quando o sistema imunológico não é capaz de eliminar essas células, surge a endometriose.
Quais os sintomas?
A endometriose pode causar dores durante as relações sexuais, aumentar as cólicas no período menstrual, gerar dores na barriga da perna e nas costas.
Como fazer o diagnóstico?
A entrevista com a paciente é o primeiro passo para criar a suspeita de endometriose. Relato de cólicas muito fortes no período menstrual e de dor que se irradia para a coxa e para o ânus e até na hora de evacuar ou urinar pode ligar o sinal de alerta. O exame físico com toque ginecológico e retal deve ser feito. Para confirmação, pode ser realizado exame de sangue (Ca-125), a ultrassonografia vaginal e até a ressonância magnética da pelve.
Qual o tratamento?
O principal objetivo do tratamento da endometriose é reduzir os sintomas. Por se tratar de uma doença considerada benigna, a cirurgia deve ser evitada. O tratamento deve ser prescrito de acordo com os objetivos da paciente. A suspensão da menstruação através de hormônios pode ser uma opção para quem não deseja ter filhos. Para quem deseja engravidar, geralmente a cirurgia é a melhor solução.
Endometriose é uma doença crônica imunológica, sem cura. O tratamento visa minimizar os sintomas e colocar a endometriose em repouso. Existem vários tratamentos tanto cirúrgico como medicamentoso.…
Sim. Pode acontecer.
Mas lembre-se que a endometriose que está em 'repouso" voltará ativamente.
Se vc parou para engravidar, procure um fertileuta como eu para te explicar…
Geralmente doenças crônicas podem afetar a produção de espermatozóides.
Mas o acometimento espermático só será conhecido após o espermograma de alta complexidade
Marque uma consulta…
O tratamento da endometriose é complexo e requer uma equipe multidisciplinar que possa abordar as necessidades das pacientes no aspecto clínico, cirúrgico, psicológico e fisioterápico. Alguns…
O importante é você saber que, ainda pouco específico, o AMH mede as suas reservas ovarianas. Se tudo está baixo e você não menstrua mais, a ação específica do hormônio biologicamente ativo,…
Lembro que alguns trabalhos apontam que a retirada via laparoscopica de endometriomas, aumentam a taxa de fertilidade em mulheres com historia de endometriose...Porém cada caso deve ser avaliado…
Pode ser um caso de cirurgia. Seja para a retirada do nódulo de endometriose, seja uma videolaparoscopia exploradora para avaliar e tentar tratar a endometriose profunda…
O contraceptivo de demora usado por 5 anos e ideal para este tipo de patologia,normalmente a sua adaptacao pode demorar ate 6 meses temos melhora no padrao de sangramento em 90% das vezes apos…
Olá! Atualmente, com tantas opções de tratamento eficazes para endometriose e adenomiose, a retirada do útero NUNCA é a primeira opção em meninas jovens como vc. Tenha um pouco de paciência e…