A endometriose é uma doença caracterizada pela presença do endométrio fora do útero. O endométrio é a camada interna do útero que é sempre renovada nos períodos de menstruação. A doença atinge apenas mulheres em sua fase reprodutiva e pode causar problemas nos ovários, na parte anterior e posterior do útero e também em seus ligamentos, nas trompas, no tecido entre a vagina e o reto, na bexiga, na superfície do reto e na parede da pelve. A doença aparece com bastante frequência. Estima-se que atinja 15% das mulheres entre 15 e 45 anos de idade. Em mulheres com problemas de fertilidade esse índice chega a 70%.
Qual é a causa?
No momento da menstruação, parte do sangue que deve ser eliminado passa pelas trompas e acaba se alojando dentro da barriga. Essas células possuem capacidade de crescimento e multiplicação. Por isso, devem ser eliminadas pelo organismo. Quando o sistema imunológico não é capaz de eliminar essas células, surge a endometriose.
Quais os sintomas?
A endometriose pode causar dores durante as relações sexuais, aumentar as cólicas no período menstrual, gerar dores na barriga da perna e nas costas.
Como fazer o diagnóstico?
A entrevista com a paciente é o primeiro passo para criar a suspeita de endometriose. Relato de cólicas muito fortes no período menstrual e de dor que se irradia para a coxa e para o ânus e até na hora de evacuar ou urinar pode ligar o sinal de alerta. O exame físico com toque ginecológico e retal deve ser feito. Para confirmação, pode ser realizado exame de sangue (Ca-125), a ultrassonografia vaginal e até a ressonância magnética da pelve.
Qual o tratamento?
O principal objetivo do tratamento da endometriose é reduzir os sintomas. Por se tratar de uma doença considerada benigna, a cirurgia deve ser evitada. O tratamento deve ser prescrito de acordo com os objetivos da paciente. A suspensão da menstruação através de hormônios pode ser uma opção para quem não deseja ter filhos. Para quem deseja engravidar, geralmente a cirurgia é a melhor solução.
O Allurene não está aprovado como anticoncepcional e não tem indicação para tal. Quanto a endometriose, estudos indicam que melhora a evolução da doença. Grande abraço
Olá,
A dispareunia acontece quando a endometriose acomete os nervos próximos aos ligamentos útero sacros , que sustentam o útero, e o septo reto vaginal. Nesses casos o alurene pode melhorar…
A endometriose é uma doença benigna, que precisa ser tratada corretamente para melhora dos sintomas. Ter dor não é normal. Se você não pretende ter mais filhos, o tratamento definitivo seria…
Se realmente houver acometimento importante intestinal, com sintomas, a conduta é cirúrgica podendo ser necessário a retirada da parte doente do intestino. Procure uma equipe especializada para…
O Ca 125 é um exame inespecífico para o diagnóstico de endometriose, pois ele pode estar elevado em outras situações também e pode estar normal em pacientes com endometriose. Por outro lado,…
Existem muitos medicamentos que podem ser usados para diminuir a dor, e até mirena, tudo depende do tipo e local da dor.
A cirurgia irá restaurar a anatomia normal, pois a endometriose…
A endometriose pode acometer diversos órgãos na pelve e mesmo fora dela, pode também acometer nervos, assim, esses sintomas que você relatou podem ser da doença, dependendo do grau de acometimento.…
Qualquer suspeita diagnostica será mero achismo
teremos que te avaliar clinicamente e atraves de exames complementares para fechar o diagnostico correto e tratar.
dificulta, mas pode engravidar naturalmente. existem outros fatores... que devem ser pesquisados. consulte um ginecologista para indicar melhor tratamento. a disposicao.