A endometriose é uma doença caracterizada pela presença do endométrio fora do útero. O endométrio é a camada interna do útero que é sempre renovada nos períodos de menstruação. A doença atinge apenas mulheres em sua fase reprodutiva e pode causar problemas nos ovários, na parte anterior e posterior do útero e também em seus ligamentos, nas trompas, no tecido entre a vagina e o reto, na bexiga, na superfície do reto e na parede da pelve. A doença aparece com bastante frequência. Estima-se que atinja 15% das mulheres entre 15 e 45 anos de idade. Em mulheres com problemas de fertilidade esse índice chega a 70%.
Qual é a causa?
No momento da menstruação, parte do sangue que deve ser eliminado passa pelas trompas e acaba se alojando dentro da barriga. Essas células possuem capacidade de crescimento e multiplicação. Por isso, devem ser eliminadas pelo organismo. Quando o sistema imunológico não é capaz de eliminar essas células, surge a endometriose.
Quais os sintomas?
A endometriose pode causar dores durante as relações sexuais, aumentar as cólicas no período menstrual, gerar dores na barriga da perna e nas costas.
Como fazer o diagnóstico?
A entrevista com a paciente é o primeiro passo para criar a suspeita de endometriose. Relato de cólicas muito fortes no período menstrual e de dor que se irradia para a coxa e para o ânus e até na hora de evacuar ou urinar pode ligar o sinal de alerta. O exame físico com toque ginecológico e retal deve ser feito. Para confirmação, pode ser realizado exame de sangue (Ca-125), a ultrassonografia vaginal e até a ressonância magnética da pelve.
Qual o tratamento?
O principal objetivo do tratamento da endometriose é reduzir os sintomas. Por se tratar de uma doença considerada benigna, a cirurgia deve ser evitada. O tratamento deve ser prescrito de acordo com os objetivos da paciente. A suspensão da menstruação através de hormônios pode ser uma opção para quem não deseja ter filhos. Para quem deseja engravidar, geralmente a cirurgia é a melhor solução.
Boa tarde! Como vai? As cólicas, apesar de serem sintomas muito frequentes nas mulheres, podem não ser normais, sobretudo quando são duradouras assim. Neste caso, é fundamental a consulta com…
Olá! Como vai? A contra-indicação vai depender do tipo de nódulo que foi retirado. Caso eles sejam benignos (como os fibroadenomas, por exemplo), à princípio, não está contra-indicado o uso do…
Pela espessura do seu endométrio, pode ser necessário complementar a avaliação com exames complementares, como a vídeo-histeroscopia, por exemplo. Consulte um especialista.
Isso pode dificultar um pouco a gravidez sim.
O ideal seria passar em avaliação para analisar certinho como são os miomas, sua localização, e o padrão de crescimento. Se o útero esta aumentado…
Geralmente endometriomas maiores de 6cm tem uma indicação de cirurgia.
Mas cada caso deve ser avaliado individualmente, contando com as informações da mulher como idade, desejo de engravidar,…
A endometriose é uma doença que tem relação com os hormônios femininos, principalmente o estrogênio.
Uma vez que esses hormônios diminuem na menopausa, a doença pode regredir.
No…
Sintomas como alteração menstrual, dores pélvicas e na relação sexual, cólicas, alterações de hábito intestinal e sangramento anal podem ser sintomas de endometriose.