O que é?

A endometriose é uma doença caracterizada pela presença do endométrio fora do útero. O endométrio é a camada interna do útero que é sempre renovada nos períodos de menstruação. A doença atinge apenas mulheres em sua fase reprodutiva e pode causar problemas nos ovários, na parte anterior e posterior do útero e também em seus ligamentos, nas trompas, no tecido entre a vagina e o reto, na bexiga, na superfície do reto e na parede da pelve. A doença aparece com bastante frequência. Estima-se que atinja 15% das mulheres entre 15 e 45 anos de idade. Em mulheres com problemas de fertilidade esse índice chega a 70%.

Qual é a causa?

No momento da menstruação, parte do sangue que deve ser eliminado passa pelas trompas e acaba se alojando dentro da barriga. Essas células possuem capacidade de crescimento e multiplicação. Por isso, devem ser eliminadas pelo organismo. Quando o sistema imunológico não é capaz de eliminar essas células, surge a endometriose.

Quais os sintomas?

A endometriose pode causar dores durante as relações sexuais, aumentar as cólicas no período menstrual, gerar dores na barriga da perna e nas costas.

Como fazer o diagnóstico?

A entrevista com a paciente é o primeiro passo para criar a suspeita de endometriose. Relato de cólicas muito fortes no período menstrual e de dor que se irradia para a coxa e para o ânus e até na hora de evacuar ou urinar pode ligar o sinal de alerta. O exame físico com toque ginecológico e retal deve ser feito. Para confirmação, pode ser realizado exame de sangue (Ca-125), a ultrassonografia vaginal e até a ressonância magnética da pelve.

Qual o tratamento?

O principal objetivo do tratamento da endometriose é reduzir os sintomas. Por se tratar de uma doença considerada benigna, a cirurgia deve ser evitada. O tratamento deve ser prescrito de acordo com os objetivos da paciente. A suspensão da menstruação através de hormônios pode ser uma opção para quem não deseja ter filhos. Para quem deseja engravidar, geralmente a cirurgia é a melhor solução.

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.

Não. O Remicade não interfere no aparecimento ou na evolução da endometriose, porém a presença de doenças auto-imunes como a doença de Crohn , retocolite ulcerativa , etc podem estar relacionadas…

A endometriose é uma das causas mais comuns de dor pélvica e mulheres. Pelos sintomas descritos por você, deve apresentar um quadro de endometriose no qual o tratamento cirúrgico seria o de melhor…

endometriose é uma doença crônica imunologica. Não tem cura. Colocamos em repouso. Qto a indicação cirúrgica ; 1- para diagnóstico de certeza ; 2- para melhorar a dor (usando outras terapias…

endometriose é uma doença crônica imunologica. Logo não tem cura. Tratamos para colocar a doença em repouso. O tratamento varia desde remedios orais, injetaveis e até mesmo cirurgico. Faça uma…

Se a paciente é virgem o diagnóstico de ectopia não será feito pois ela não será submetida a um exame especular( com bico de pato). Embora exista o especulo de virgem, ele é muito pouco utilizado,…

Diante de dores abdominais e pélvicos, varios diagnósticos podem ser questionados . Somente após uma avaliação detalhada , clínica, laboratorial e de imagem que saberemos o diagnóstico correto.…

Como os colegas falaram muito bem, o CA125 não é um marcador específico. Mas diante de alteração do valor, com certeza, vale a pena investigar. Abs

É uma possibilidade. Endometriose pode se apresentar com sintomas urinários ou intestinais que piora durante o fluxo menstrual, assim como dor pélvica cíclica ou crônica e infertilidade.

O Cisto miometrial mais provavelmente está correlacionado com adenomiose e não endometriose. A ectasia dos vasos parauterinos também é conhecida como varizes pélvicas. Nenhuma das duas em questão…

Procurar um especialista como eu para instruir o tratamento. As cirurgias não são curativas. Por isso necessita de tratamento adequado
Abs