A endometriose é uma doença caracterizada pela presença do endométrio fora do útero. O endométrio é a camada interna do útero que é sempre renovada nos períodos de menstruação. A doença atinge apenas mulheres em sua fase reprodutiva e pode causar problemas nos ovários, na parte anterior e posterior do útero e também em seus ligamentos, nas trompas, no tecido entre a vagina e o reto, na bexiga, na superfície do reto e na parede da pelve. A doença aparece com bastante frequência. Estima-se que atinja 15% das mulheres entre 15 e 45 anos de idade. Em mulheres com problemas de fertilidade esse índice chega a 70%.
Qual é a causa?
No momento da menstruação, parte do sangue que deve ser eliminado passa pelas trompas e acaba se alojando dentro da barriga. Essas células possuem capacidade de crescimento e multiplicação. Por isso, devem ser eliminadas pelo organismo. Quando o sistema imunológico não é capaz de eliminar essas células, surge a endometriose.
Quais os sintomas?
A endometriose pode causar dores durante as relações sexuais, aumentar as cólicas no período menstrual, gerar dores na barriga da perna e nas costas.
Como fazer o diagnóstico?
A entrevista com a paciente é o primeiro passo para criar a suspeita de endometriose. Relato de cólicas muito fortes no período menstrual e de dor que se irradia para a coxa e para o ânus e até na hora de evacuar ou urinar pode ligar o sinal de alerta. O exame físico com toque ginecológico e retal deve ser feito. Para confirmação, pode ser realizado exame de sangue (Ca-125), a ultrassonografia vaginal e até a ressonância magnética da pelve.
Qual o tratamento?
O principal objetivo do tratamento da endometriose é reduzir os sintomas. Por se tratar de uma doença considerada benigna, a cirurgia deve ser evitada. O tratamento deve ser prescrito de acordo com os objetivos da paciente. A suspensão da menstruação através de hormônios pode ser uma opção para quem não deseja ter filhos. Para quem deseja engravidar, geralmente a cirurgia é a melhor solução.
O tratamento da endometriose é baseado em varios pilares. O seu médico tem que avaliar como estão os focos de endometriose e então indicar a terapia. Infelizmente os hormônios são pro ativos…
O Alurax é um dos nomes comerciais do Dienogeste. A posologia dele também é de 2 mg. A principal atuação e resposta é no tratamento da Endometriose , visto que por ser apenas de progesterona…
A relação existe por se tratar de um quadro semelhante à tensão pré-menstrual com arritmia e hipertensão nesse período, caracterizado por alterações hormonais que favorecem esse quadro…
Olá. O dienogeste é um progestágeno isolado que pode ser usado para controle dos sintomas relacionados a endometriose. Essa medicação não é liberada para anticoncepção, isto é, não evita a gravidez.
O tratamento da endometriose é sempre individualizado para cada pessoa, de acordo com as queixas, os tipos de lesões e os tratamentos anteriores já realizados. Porem em quase todos os casos existe…
Cada caso é avaliado individualmente e depende de outros fatores não descritos. Seria ideal passar em consulta com um médico especialista em Endoscopia Ginecológica/Endometriose para avaliação…
Olá. Nem sempre encontramos alterações nos exames quando a paciente tem endometriose. O que pode ser seu caso. O tratamento deve ter sido prescrito para tratar o quadro clinico sugestivo de endometriose.…
Em Brasília tenho um grande amigo chamado Jean Pierre Brasileiro, diretor do instituto Verhum. Não há melhor profissional para vc procurar e fazer seu tratamento. Boa sorte!!!
Se você entrar em amenorréia (parar de menstruar) pode ter benefício de melhora de dor. Isso ocorre em aproximadamente em 55 % das pacientes com Mirena.
Só dá pra saber testando.
Pode tomar sem problemas . Esse é o principal tratamento hormonal para endometriose . O tratamento dessa doença depende de alguns fatores como idade e desejo gestacional
Caso esteja em…