A endometriose é uma doença caracterizada pela presença do endométrio fora do útero. O endométrio é a camada interna do útero que é sempre renovada nos períodos de menstruação. A doença atinge apenas mulheres em sua fase reprodutiva e pode causar problemas nos ovários, na parte anterior e posterior do útero e também em seus ligamentos, nas trompas, no tecido entre a vagina e o reto, na bexiga, na superfície do reto e na parede da pelve. A doença aparece com bastante frequência. Estima-se que atinja 15% das mulheres entre 15 e 45 anos de idade. Em mulheres com problemas de fertilidade esse índice chega a 70%.
Qual é a causa?
No momento da menstruação, parte do sangue que deve ser eliminado passa pelas trompas e acaba se alojando dentro da barriga. Essas células possuem capacidade de crescimento e multiplicação. Por isso, devem ser eliminadas pelo organismo. Quando o sistema imunológico não é capaz de eliminar essas células, surge a endometriose.
Quais os sintomas?
A endometriose pode causar dores durante as relações sexuais, aumentar as cólicas no período menstrual, gerar dores na barriga da perna e nas costas.
Como fazer o diagnóstico?
A entrevista com a paciente é o primeiro passo para criar a suspeita de endometriose. Relato de cólicas muito fortes no período menstrual e de dor que se irradia para a coxa e para o ânus e até na hora de evacuar ou urinar pode ligar o sinal de alerta. O exame físico com toque ginecológico e retal deve ser feito. Para confirmação, pode ser realizado exame de sangue (Ca-125), a ultrassonografia vaginal e até a ressonância magnética da pelve.
Qual o tratamento?
O principal objetivo do tratamento da endometriose é reduzir os sintomas. Por se tratar de uma doença considerada benigna, a cirurgia deve ser evitada. O tratamento deve ser prescrito de acordo com os objetivos da paciente. A suspensão da menstruação através de hormônios pode ser uma opção para quem não deseja ter filhos. Para quem deseja engravidar, geralmente a cirurgia é a melhor solução.
Infelizmente, se você tinha o diagnóstico de endometriose profunda, a retirada de somente o corpo uterino, significa que provavelmente a endometriose permanece. Continue seu acompanhamento ginecológico.
infelizmente grande chance da aderência ter voltado. Porém o importante é tratar a endometriose deixando-a em repouso e ao mesmo tempos avaliando qualidade de vida com outras terapias. Os exames…
Olá. É questionável se a endometriose grau 1 é causa de dor na relação, dor pélvica, cólicas menstruais ou se ela pode alterar a fertilidade. A endometriose leve na maior parte das vezes é um…
Boa tarde. a endometriose nao tem cura. tera que fazer acompanhamento com seu medico e ao mesmo tempo avaliar outros orgãos abdominais. Qto aos medicamentos para endometriose, existem várias…
Boa noite! Infelizmente queixas com a sua estão cada vez mais frequentes. A cirurgia com remoção desta endometriose em seu umbigo está bem indicada. Mas realmente você precisa de um mapeamento…
Boa tarde. A endometriose nao tem cura. A cirurgia tem indicacoes precisas mesmo para o tratamento de fiv. A endometriose por si só acarreta uma queda da sua fertilidade em até 36%. Procure com…
A hta não é um tratamento de cura. Existem várias terapias que devem ser coadjuvantes a hta . Somente após a avaliação clinica e complementar que saberemos o que será necessario
abs
Olá , algumas formas de endometriose profunda podem envolver bexiga e ureteres, e o espaço entre a bexiga e o útero, o lhe traria sintomas nesta área. Aconselho você a conversar com o médico…
Calma. Os cistos na grande maioria das vezes sao funcionais. De ovulação. Você tirou o utero mas seus ovarios continuam funcionamento. Logo primeira coisa é assegurar que cisto é esse. Abraços.