A endometriose é uma doença caracterizada pela presença do endométrio fora do útero. O endométrio é a camada interna do útero que é sempre renovada nos períodos de menstruação. A doença atinge apenas mulheres em sua fase reprodutiva e pode causar problemas nos ovários, na parte anterior e posterior do útero e também em seus ligamentos, nas trompas, no tecido entre a vagina e o reto, na bexiga, na superfície do reto e na parede da pelve. A doença aparece com bastante frequência. Estima-se que atinja 15% das mulheres entre 15 e 45 anos de idade. Em mulheres com problemas de fertilidade esse índice chega a 70%.
Qual é a causa?
No momento da menstruação, parte do sangue que deve ser eliminado passa pelas trompas e acaba se alojando dentro da barriga. Essas células possuem capacidade de crescimento e multiplicação. Por isso, devem ser eliminadas pelo organismo. Quando o sistema imunológico não é capaz de eliminar essas células, surge a endometriose.
Quais os sintomas?
A endometriose pode causar dores durante as relações sexuais, aumentar as cólicas no período menstrual, gerar dores na barriga da perna e nas costas.
Como fazer o diagnóstico?
A entrevista com a paciente é o primeiro passo para criar a suspeita de endometriose. Relato de cólicas muito fortes no período menstrual e de dor que se irradia para a coxa e para o ânus e até na hora de evacuar ou urinar pode ligar o sinal de alerta. O exame físico com toque ginecológico e retal deve ser feito. Para confirmação, pode ser realizado exame de sangue (Ca-125), a ultrassonografia vaginal e até a ressonância magnética da pelve.
Qual o tratamento?
O principal objetivo do tratamento da endometriose é reduzir os sintomas. Por se tratar de uma doença considerada benigna, a cirurgia deve ser evitada. O tratamento deve ser prescrito de acordo com os objetivos da paciente. A suspensão da menstruação através de hormônios pode ser uma opção para quem não deseja ter filhos. Para quem deseja engravidar, geralmente a cirurgia é a melhor solução.
Seu laudo de preventivo não tem relaçao com a endometriose. Quanto a doença da endometriose, você deverá tratar pois não tem cura e quando estava gravida a endometriose estava em repouso. Agora…
Bom dia ! Tudo deverá ser avaliado conforme a necessidade de cada caso . Sugerimos exames pós operatórios com 30/40 dias após cirurgia e acompanhamento de 6 em 6 meses , porque normalmente incômodos…
Sim é possível a intervenção dessa região sem problemas . Todavia procure um especialista em endometriose que esteja habituado no tratamento da doença e em videolaparoscopia . A resseccao das…
Bom dia ! Mesmo com um ovário as mulheres mantem niveis hormonais com ciclos mensais como se tivesse ainda os dois ovários, o que pode também fazer com que a menstruação volte normalmente e aumente…
Bom dia ! Alterações hormonais podem ser transitórias ou permanentes , e para avaliarmos está ocorrência seria importante a passagem de hormônios e em alguns casos , exames de imagem .
O diagnostico de certeza é a biopsia do material com o resultado do anatomopatológico demonstrando celulas endometriais. Uma vez diagnosticada independente do numero de focos ou profundidade,…
Olá. O mioma é um tumor benigno do útero com risco de malignidade muito baixo e presente 40 a 80% das mulheres. Apenas 20% das mulheres com miomas apresentam algum sintoma e precisam de algum…
como fertileuta te asseguro que desde que sua tuba esteja previa, sua possibilidade existe. Mas a chance é inferior a uma mulher sem endometriose. Sua maior chance é a FIV, pois endometriose,…
Olá. Sempre siga as orientações do seu médico. Esclareça suas dúvidas. Discuta o seu tratamento.
O tratamento da endometriose visa melhora das dores pélvicas, das cólicas menstruais, da…