A endometriose é uma doença caracterizada pela presença do endométrio fora do útero. O endométrio é a camada interna do útero que é sempre renovada nos períodos de menstruação. A doença atinge apenas mulheres em sua fase reprodutiva e pode causar problemas nos ovários, na parte anterior e posterior do útero e também em seus ligamentos, nas trompas, no tecido entre a vagina e o reto, na bexiga, na superfície do reto e na parede da pelve. A doença aparece com bastante frequência. Estima-se que atinja 15% das mulheres entre 15 e 45 anos de idade. Em mulheres com problemas de fertilidade esse índice chega a 70%.
Qual é a causa?
No momento da menstruação, parte do sangue que deve ser eliminado passa pelas trompas e acaba se alojando dentro da barriga. Essas células possuem capacidade de crescimento e multiplicação. Por isso, devem ser eliminadas pelo organismo. Quando o sistema imunológico não é capaz de eliminar essas células, surge a endometriose.
Quais os sintomas?
A endometriose pode causar dores durante as relações sexuais, aumentar as cólicas no período menstrual, gerar dores na barriga da perna e nas costas.
Como fazer o diagnóstico?
A entrevista com a paciente é o primeiro passo para criar a suspeita de endometriose. Relato de cólicas muito fortes no período menstrual e de dor que se irradia para a coxa e para o ânus e até na hora de evacuar ou urinar pode ligar o sinal de alerta. O exame físico com toque ginecológico e retal deve ser feito. Para confirmação, pode ser realizado exame de sangue (Ca-125), a ultrassonografia vaginal e até a ressonância magnética da pelve.
Qual o tratamento?
O principal objetivo do tratamento da endometriose é reduzir os sintomas. Por se tratar de uma doença considerada benigna, a cirurgia deve ser evitada. O tratamento deve ser prescrito de acordo com os objetivos da paciente. A suspensão da menstruação através de hormônios pode ser uma opção para quem não deseja ter filhos. Para quem deseja engravidar, geralmente a cirurgia é a melhor solução.
Olá! A endometriose é uma doença ginecológica que pode afetar 1 em cada 10 pacientes. Os sintomas mais clássicos são dor pélvica intensa, com piora no período menstrual, dor durante a relação…
Dores nas primeiras semanas de pós operatório são esperadas, mas o recomendado é entrar em contato com seu cirurgião e avaliar necessidade de ir até uma emergencia ser avaliada. Segurança sempre!
O inicio de uso de progestinas isoladas (o dienogeste do pietra é uma) cursa com alteracoes e sangramentos de escape nos primeiros 3-6 meses sendo esses sintomas comuns. Se a terapia vai ser…
Sim, locamente nas lesões além do efeito de bloqueio da acao do estradiol o dienogeste também teria acao em citocinas anti-inflmatórias. Mas seria um efeito local nas lesoes de endometriose e…
Olá, boa noite, a endometriose é uma patologia que pode apresentar essas peculiaridades. Algumas pacientes podem apresentar implantes de endometriomas em regiões onde foi realizada a cirurgia.…
Não há garantia de sucesso no controle de sangramento com nenhuma medicação, porém é pouco frequente sangramentos em uso de gestrinona associada ao DIU Mirena. è mais comum que isso ocorra no…
Olá! Sinto muito que você esteja passando por isso. A boa notícia é que há como procurar ajuda. Considerando o SOP, a adenomiose e, sobretudo, a sua idade, é fundamental agendar uma consulta…
Olá! O pietra é uma pílula só de progesterona que auxilia muito no tratamento da endometriose. Ele faz com que a camada interna do útero fique bem fininha, o que eventualmente pode causar sangramentos…
Olá! A adenomiose não compromete, à princípio, o colo uterino. Contudo, como ele ainda está lá, não se esqueça de manter o acompanhamento com o exame preventivo regularmente, de acordo com o…
Boa tarde! Sinto muito que você esteja passando por isso. A adenomiose é uma doença que compromete muito a qualidade de vida das pacientes. A boa notícia é que o sangramento cessa após a menopausa…