A endometriose é uma doença caracterizada pela presença do endométrio fora do útero. O endométrio é a camada interna do útero que é sempre renovada nos períodos de menstruação. A doença atinge apenas mulheres em sua fase reprodutiva e pode causar problemas nos ovários, na parte anterior e posterior do útero e também em seus ligamentos, nas trompas, no tecido entre a vagina e o reto, na bexiga, na superfície do reto e na parede da pelve. A doença aparece com bastante frequência. Estima-se que atinja 15% das mulheres entre 15 e 45 anos de idade. Em mulheres com problemas de fertilidade esse índice chega a 70%.
Qual é a causa?
No momento da menstruação, parte do sangue que deve ser eliminado passa pelas trompas e acaba se alojando dentro da barriga. Essas células possuem capacidade de crescimento e multiplicação. Por isso, devem ser eliminadas pelo organismo. Quando o sistema imunológico não é capaz de eliminar essas células, surge a endometriose.
Quais os sintomas?
A endometriose pode causar dores durante as relações sexuais, aumentar as cólicas no período menstrual, gerar dores na barriga da perna e nas costas.
Como fazer o diagnóstico?
A entrevista com a paciente é o primeiro passo para criar a suspeita de endometriose. Relato de cólicas muito fortes no período menstrual e de dor que se irradia para a coxa e para o ânus e até na hora de evacuar ou urinar pode ligar o sinal de alerta. O exame físico com toque ginecológico e retal deve ser feito. Para confirmação, pode ser realizado exame de sangue (Ca-125), a ultrassonografia vaginal e até a ressonância magnética da pelve.
Qual o tratamento?
O principal objetivo do tratamento da endometriose é reduzir os sintomas. Por se tratar de uma doença considerada benigna, a cirurgia deve ser evitada. O tratamento deve ser prescrito de acordo com os objetivos da paciente. A suspensão da menstruação através de hormônios pode ser uma opção para quem não deseja ter filhos. Para quem deseja engravidar, geralmente a cirurgia é a melhor solução.
Essa dor é muito comum no acometimento de estruturas do compartimento posterior pelos uterossacros. A dor clássica é referida na face anterior da coxa e irradia para face…
Bom dia! Difícil opinar sem saber se as lesões foram totalmente ou parcialmente ressecadas. Com apenas 45 dias de tratamento, ainda podemos ter sintomas da recuperacao cirúrgica também.
Os sangramentos de escape costumam ser mais frequentes nos primeiros tres meses. Mas podem se tornar constantes de maneira indefinida e nesses casos suspendemos a medicacao.
Boa tarde, é importante fazer uma curetagem para avaliacao do endometrio e biópsia. O sangramento e crescimento do endométrio na pós menopausa tem risco razoável de esconde doenca maligna, cancer.…
Sim, muito provavalmente é da cirurgia recente. Para avaliar melhora da dor durante o ciclo menstrual numa cirurgia de endometriose e diferenciar as dores de pós operatório…
Bom dia! Os estudos com progestinas isoladas, (classe ao qual o pietra pertence) não demonstraram ganho de peso estatístico relevante. Porém um efeito colateral muito comum é a retencao hídrica.
É uma medicação hormonal que foi testada para o tratamento da endometriose. Ainda não temos testes que confirmem sua eficácia como anticoncepcional, apesar de ser bem provável que ele funcione…