A endometriose é uma doença caracterizada pela presença do endométrio fora do útero. O endométrio é a camada interna do útero que é sempre renovada nos períodos de menstruação. A doença atinge apenas mulheres em sua fase reprodutiva e pode causar problemas nos ovários, na parte anterior e posterior do útero e também em seus ligamentos, nas trompas, no tecido entre a vagina e o reto, na bexiga, na superfície do reto e na parede da pelve. A doença aparece com bastante frequência. Estima-se que atinja 15% das mulheres entre 15 e 45 anos de idade. Em mulheres com problemas de fertilidade esse índice chega a 70%.
Qual é a causa?
No momento da menstruação, parte do sangue que deve ser eliminado passa pelas trompas e acaba se alojando dentro da barriga. Essas células possuem capacidade de crescimento e multiplicação. Por isso, devem ser eliminadas pelo organismo. Quando o sistema imunológico não é capaz de eliminar essas células, surge a endometriose.
Quais os sintomas?
A endometriose pode causar dores durante as relações sexuais, aumentar as cólicas no período menstrual, gerar dores na barriga da perna e nas costas.
Como fazer o diagnóstico?
A entrevista com a paciente é o primeiro passo para criar a suspeita de endometriose. Relato de cólicas muito fortes no período menstrual e de dor que se irradia para a coxa e para o ânus e até na hora de evacuar ou urinar pode ligar o sinal de alerta. O exame físico com toque ginecológico e retal deve ser feito. Para confirmação, pode ser realizado exame de sangue (Ca-125), a ultrassonografia vaginal e até a ressonância magnética da pelve.
Qual o tratamento?
O principal objetivo do tratamento da endometriose é reduzir os sintomas. Por se tratar de uma doença considerada benigna, a cirurgia deve ser evitada. O tratamento deve ser prescrito de acordo com os objetivos da paciente. A suspensão da menstruação através de hormônios pode ser uma opção para quem não deseja ter filhos. Para quem deseja engravidar, geralmente a cirurgia é a melhor solução.
Olá. Não é o usual acontecer isso. Mas siga tomando o Pietra ED e procure seu médico ou médica para reavaliação. OK ? Deve ser alguma reação hormonal, nada grave. OK ?
O dienigeste é bom, mas nem sempre tem um efeito desejado , que serias amenorreia
Se persistir passe com seu ginecologista para ser reavaliada
Mas antes, experimente tomar dois comprimidos…
Após a pilula a menstruação pode demorar mais que quatro dias,
Agora preciso saber qual foi o tratamento para endometriose quer fez pois podem influenciar nos ciclos menstruais
Poder , pode
Mas o Pietra vai causar amenorreia e vc não irá engravidar
Adenomiose é uma alteração da parede uterina e apenas tratamos se o fluxo menstrual for intenso
Geralmente a histerectomia resolve o problema das dores pélvicas decorrente da endometriose
(Todas são profundas )
Mas se necessário, pode usar o Pietra