Cada vez, mais e mais pessoas vão ao médico devido a dores nas costas que é a parte do corpo mais punida e menos cuidada. Para localizar a dor, temos que dividir as costas em três áreas: cervical (cabeça e pescoço), torácica (meio das costas) e lombar (inferior do tronco). Além disso, a dor pode ser por causas vertebrais, musculares, nervosas ou de outros órgãos tais como rins e ovários. A dor nas costas pode ser dividida em dois graus: aguda (por causa de um gesto ruim, uma queda, rigidez) ou crônica (reumatismo). Os tipos de dor nas costas comum são: hérnia de disco, dor ciática, artrite, artrose , lombalgia, dorsalgia, reumatoide, escoliose.

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.

Dr. Bruno Tavares Pinto Rodrigues
Ortopedista - traumatologista
Belford Roxo
Bom dia, meu nome é Dr. Bruno, para realizar uma avaliação completa com solicitação de exames e traçar seu perfil de dor para uma melhor abordagem de medicações e terapias, é necessária consulta…

Dr. Marcos Ulyssea
Osteopata, Fisioterapeuta
Rio de Janeiro
Boa tarde, nos adolescentes, principalmente nos praticantes de esportes, há essa queixa. Pois os seus ossos ainda tem cartilagens, que futuramente vão virar ossos. Como alguns tendões (parte…

Dr. Bruno Lobo
Ortopedista - traumatologista
São Luís
A prática de corrida por pessoas com dor nas costas depende da causa e da intensidade da dor, além da forma como o corpo reage à atividade física. Em geral:

Se a dor nas costas for…

Dr. Bruno Lobo
Ortopedista - traumatologista
São Luís
Sim, o sobrepeso é um fator de risco para dores na coluna. O excesso de peso coloca uma pressão adicional sobre a coluna vertebral, os discos intervertebrais e os músculos ao redor, o que pode…

Dr. Thalis Portuense
Ortopedista - traumatologista, Especialista em dor
São Paulo
Olá! A obesidade está diretamente ligada a problemas na coluna devido ao aumento da carga mecânica sobre as estruturas vertebrais e ao impacto da inflamação crônica causada pelo excesso de tecido…

Dr. Alexandre Blanc
Ortopedista - traumatologista, Especialista em diagnóstico por imagem
Rio de Janeiro
Na fase de dor aguda recomenda-se repouso e analgésicos, com a melhora o exercício físico é fundamental para evitar novas crises de dor.

Dra. Louise Trindade de Oliveira Bianchi
Internista, Especialista em dor, Intensivista
Joinville
A dor nas costas é a 2°causa de consulta por dor nos consultórios, sendo a dor de cabeça a primeira causa. Em geral a dor tende a aliviar com repouso e analgésicos comuns e anti inflamatórios,…

Dr. Alexandre Blanc
Ortopedista - traumatologista, Especialista em diagnóstico por imagem
Rio de Janeiro
Sim, desde que seja uma dor leve a moderada. No entanto, é necessário avaliar qual a causa da dor para poder evitar que esse processo permaneça ou piore.

Dr. Alexandre Blanc
Ortopedista - traumatologista, Especialista em diagnóstico por imagem
Rio de Janeiro
A inclinação do pescoço e cabeça para baixo por um tempo prolongado sobrecarrega a coluna cervical podendo sobrecarregar a musculatura posterior da coluna cervical e gerar processos compressivos…

Dr. Fernando Maurente Sirena
Cirurgião da mão, Ortopedista - traumatologista
Porto Alegre
Bom dia. Artrose lombar nada tem a ver com edema e dor nos tornozelos. Procure uma avaliação com o clínico e/ou cardiologista. Dentre as possíveis causas, pode ser uma alteração na circulação…