O que é?

A próstata é uma glândula que faz parte do sistema reprodutor masculino. Ela tem como função produzir e armazenar um fluído que constitui (de 10% a 30%) o fluido seminal. Esse fluido seminal, conjuntamente com os espermatozoides, forma o sêmen. Ela é localizada abaixo da bexiga e pesa de 15 a 20 gramas. São três as doenças que mais a afetam:

Infecção (prostatite aguda ou crônica)

Trata-se de uma infecção bacteriana que atinge 10% dos homens com idade em 30 e 50 anos. Pode ser aguda ou crônica. Quando a prostatite é aguda, o paciente tem febre, sente tremores, fraqueza, dor e vontade quase incontrolável de urinar. Sua urina sai escura, exala um cheiro forte e pode conter sangue. O diagnóstico pode ser feito com uma entrevista e exame físico com o paciente. Exames laboratoriais de sangue (PSA- Antígeno Prostático Específico) e de urina (cultura e bacteroscópico) podem ajudar o médico. O tratamento é feito com medicamentos (antibióticos e anti-inflamatórios) e repouso. A prostatite crônica tem sintomas mais leves. Não apresenta febre, mas precisa do uso medicamentos antibacterianos por períodos mais longos.

Hiperplasia benigna

A hiperplasia benigna é o crescimento exagerado da próstata sem formação de tumores. Afeta de 80% a 90% dos homens após os 40 anos e seu principal sintoma é a dor na hora de urinar. Além disso, o jato de urina fica fraco, há gotejamento, maior frequência de urina no período noturno e aparecimento de sangue. Na grande maioria das vezes (90%), pode ser tratada com medicamentos e acompanhamento clínico. Nos outros casos, é recomendada a cirurgia para remoção total ou parcial da próstata.

Câncer

O câncer de próstata é o adenocarcinoma mais comum no homem. Quanto mais precoce for o diagnóstico, maior a chance de cura. Para realizar o diagnóstico, o médico precisa fazer uma entrevista com o paciente. O histórico familiar (hereditariedade) é importante. O exame físico (toque retal) também. Exames laboratoriais como o nível de PSA no sangue podem ajudá-lo. Porém, quando há suspeita de câncer, há necessidade da realização do ultrassom transretal com biópsia prostática. O câncer na próstata não apresenta sintomas no início. Por isso, consultas regulares com o urologista após os 40 anos são essenciais para o diagnóstico precoce. A cirurgia é o único tratamento indicado. O envelhecimento é a o principal motivador das doenças de próstata. O órgão cresce com o tempo. A presença de casos na família também é um fator de risco assim como o hábito de fumar, o consumo excessivo de álcool, carne vermelha e leite.

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.

Olá
O ideal seria avaliar psa anterior e fazer o toque retal
Att
Dr Alexandre

Dr. Henrique Chvaicer
Sexólogo, Urologista
Rio de Janeiro
Bom dia. Esse resultado é normal, mas outras questões tem que ser consideradas quando se avalia os riscos de um câncer de próstata. Leve-o para um urologista da sua cidade para confirmar que…

Dr. Caio Pasquali
Urologista
São José dos Campos
Olá!
A princípio esse valor está normal, mas mais importante que o valor do PSA, é avaliar o toque retal e se o paciente tem sintomas relacionados ao aumento do tamanho da próstata.

Dr. Caio Pasquali
Urologista
São José dos Campos
Olá!
Esse valor de PSA é normal para sua idade. Porém, além do PSA, é importante realizar o toque retal e avaliar se o paciente tem sintomas urinários.
O ideal seria procurar o urologista…

Dr. Ricardo Angelo Jeczmionski
Urologista
Ponta Grossa
Está dentro dos limites laboratoriais. Mas o exame isoladamente não quer dizer que você está saudavel. Realizou consulta médica com Urologista? Para homens com 59 anos, é indicado a consulta…

Dr. Caio Pasquali
Urologista
São José dos Campos
Olá!
Geralmente, o rastreio com PSA e exame de toque retal começa aos 45 anos para pacientes com risco aumentado para cancera de próstata (pacientes negros ou com história de câncer de…

Dr. Caio Pasquali
Urologista
São José dos Campos
Olá!
Além do resultado da ressonância, é necessário avaliar o PSA, toque retal e se o paciente apresenta sintomas.
Se o exame foi realizado muito próximo do quadro de prostatite,…

Olá
Para avaliar a normalidade precisa fazer o toque retal
Att
Dr Alexandre