Costumava ter o nome de Displasia Mamária. Não tem causa definida. Apresenta sintomas como dor, intumescimento e o aparecimento de vários caroços nos seios. Pode ser detectada através de um exame clínico comum dispensando a realização de exames laboratoriais ou de imagens.
Aparece na maioria das vezes em mulheres jovens. Pode ser tratada com medicamentos, mas nem sempre isso é necessário. A condição normalmente desaparece após o período menstrual.
Câncer de mama
Surgimento de tumores no seio. Pode ser diagnosticado com exame clínico, mas necessita de confirmação através de exames de imagem (mamografia, ultrassonografia, ressonância magnética, entre outros).
Com o diagnóstico confirmado, deve ser feita uma biópsia para retirada do tecido. Ele será analisado por um patologista que dirá se o tumor é benigno ou maligno. Em caso de câncer, a mastectomia é necessária. Pode ser seguida de radioterapia ou quimioterapia.
Doença de Paget
Um tumor que atinge a aréola ou o mamilo (ou até os dois juntos). A lesão mais característica é uma crosta desenvolvida na região. A pela fica mais espessa, áspera e enrugada. Pode gerar uma úlcera ou até mesmo sangramento. Todavia, dor, ardência e coceira são os sintomas mais comuns.
Além do diagnóstico clínico é necessária a realização de exame de imagem (ultrassonografia ou ressonância magnética) e biópsia podendo até ser feita a retirada total da lesão.
A condição é frequentemente associada ao câncer. Quando há a confirmação desse diagnóstico, o tratamento é a cirurgia. Antigamente a mastectomia (extração da mama atingida) era a única opção indicada seguida por radioterapia. Hoje, de acordo com as condições da paciente, é possível fazer a retirada apenas da região afetada sem a remoção do seio.
Ectasia ductal
Comum em mulheres com idade igual ou superior a 40 anos. É uma infecção nos ductos mamários que provoca dor e secreção mamilar. Na maioria dos casos a secreção é escura. A causa é desconhecida, mas é frequentemente confundida com câncer.
Sua detecção é feita através de exame clínico comum. Exames de imagem podem ser solicitados para confirmar o diagnóstico. O tratamento é feito com medicamentos.
Outras
Há ainda o aparecimento de cistos na região mamária. Eles não podem ser caracterizados como uma doença nem aumentam o risco de desenvolvimento de câncer ou qualquer outra patologia.
A dor mamária é outro sintoma derivado das variações hormonais. Também pode surgir devido a traumatismos, inflamações, obesidade, entre outros. Assim como o cisto, também não é considerada doença. O diagnóstico pode ser feito através do exame clínico e contar com auxílio de exames laboratoriais e de imagem. Há possibilidade do uso de medicamentos no tratamento.
Secreções esverdeada, amarronzadas, amarelo esbranquiçadas são comuns.
As secreções preocupantes são as cristalinas e sanguinolentas.
Vale a pena a avaliação de um mastologista.
Sempre devemos descartar síndrome coronariana (ex: infarto) quando o paciente apresenta dor no peito. No entanto, existem outras causas para dor torácica. O fato de piorar quando aperta sugere…
A princípio não. O BIRADS 3 é uma categoria que descreve uma alteração provavelmente benigna. Precisa ser repetido em 6 meses.
Outros comemorativos são importantes como idades, história…
Prezada, fibroadenoma é o nódulo sólido mais comum da mama da mulher. Mesmo que você retire por cirurgia, não está livre de surgirem outros. Até agora não há relação do surgimento de fibroadenoma…
As vacinas realmente estão dando bastante linfonodomegalia (aumento dos gânglios), como uma resposta natural da imunidade do corpo.
Precisa avaliar se o ultrassom encontrou o linfonodo…
A mama acessória é tecido mamário em lugar fora do habitual. O local mais frequente é na axila. Não há preocupação do ponto de vista de doença adicional.
Apenas o incômodo da dor e a estética.…
Olá! "Achados mamográficos benignos" indicam que nenhuma alterações suspeita foi encontrada e aquilo que foi visto se refere a características benignas, ou seja, sem significado de…