Costumava ter o nome de Displasia Mamária. Não tem causa definida. Apresenta sintomas como dor, intumescimento e o aparecimento de vários caroços nos seios. Pode ser detectada através de um exame clínico comum dispensando a realização de exames laboratoriais ou de imagens.
Aparece na maioria das vezes em mulheres jovens. Pode ser tratada com medicamentos, mas nem sempre isso é necessário. A condição normalmente desaparece após o período menstrual.
Câncer de mama
Surgimento de tumores no seio. Pode ser diagnosticado com exame clínico, mas necessita de confirmação através de exames de imagem (mamografia, ultrassonografia, ressonância magnética, entre outros).
Com o diagnóstico confirmado, deve ser feita uma biópsia para retirada do tecido. Ele será analisado por um patologista que dirá se o tumor é benigno ou maligno. Em caso de câncer, a mastectomia é necessária. Pode ser seguida de radioterapia ou quimioterapia.
Doença de Paget
Um tumor que atinge a aréola ou o mamilo (ou até os dois juntos). A lesão mais característica é uma crosta desenvolvida na região. A pela fica mais espessa, áspera e enrugada. Pode gerar uma úlcera ou até mesmo sangramento. Todavia, dor, ardência e coceira são os sintomas mais comuns.
Além do diagnóstico clínico é necessária a realização de exame de imagem (ultrassonografia ou ressonância magnética) e biópsia podendo até ser feita a retirada total da lesão.
A condição é frequentemente associada ao câncer. Quando há a confirmação desse diagnóstico, o tratamento é a cirurgia. Antigamente a mastectomia (extração da mama atingida) era a única opção indicada seguida por radioterapia. Hoje, de acordo com as condições da paciente, é possível fazer a retirada apenas da região afetada sem a remoção do seio.
Ectasia ductal
Comum em mulheres com idade igual ou superior a 40 anos. É uma infecção nos ductos mamários que provoca dor e secreção mamilar. Na maioria dos casos a secreção é escura. A causa é desconhecida, mas é frequentemente confundida com câncer.
Sua detecção é feita através de exame clínico comum. Exames de imagem podem ser solicitados para confirmar o diagnóstico. O tratamento é feito com medicamentos.
Outras
Há ainda o aparecimento de cistos na região mamária. Eles não podem ser caracterizados como uma doença nem aumentam o risco de desenvolvimento de câncer ou qualquer outra patologia.
A dor mamária é outro sintoma derivado das variações hormonais. Também pode surgir devido a traumatismos, inflamações, obesidade, entre outros. Assim como o cisto, também não é considerada doença. O diagnóstico pode ser feito através do exame clínico e contar com auxílio de exames laboratoriais e de imagem. Há possibilidade do uso de medicamentos no tratamento.
Prezada, é comum que uma mama tenha o tamanho diferente da outra, mas se a diferença for grande vale a pena ser examinada por uma/um mastologista. À disposição.
É comum aparecer calcificações esparsas e isoladas na mamografia. São achados benignos correspondendo à categoria 2 do BIRADS (nomenclatura que descreve e classifica os achados nos exames de…
Prezada, o resultado BIRADS 4 sugere que o achado da imagem na mamografia tem um certo grau de suspeição e precisa prosseguir investigação. Porém algumas lesões benignas também podem levar essa…
Olá. Toda lesão mamária tem que ser avaliada a partir do exame físico do seu médico; dos exames de imagem como mamografia, ultrassom e ressonância; e da biópsia se necessária.
Não é normal…
A palavra complicado, no caso de cisto, só quer dizer que tem "partículas" dispersas dentro desse líquido; mas repare que sua classificação sem mantém em BIRADS 2- logo, benigno!
Prezada, a dor nas mamas pode não estar relacionada a doenças ou alterações nos exames de imagem. O resultado BIRADS 2 significa que os achados encontrados no seu exame de imagem da mama são…
Assimetrias discretas são aceitáveis em cirurgias, tendo em vista que, sendo um órgão duplo, cada seio se comporta de forma independente do outro no pós-opertório,
Isso decorre do fato…