As doenças mais comuns da região mamária são:

Afecção funcional benigna das mamas (AFBM)

Costumava ter o nome de Displasia Mamária. Não tem causa definida. Apresenta sintomas como dor, intumescimento e o aparecimento de vários caroços nos seios. Pode ser detectada através de um exame clínico comum dispensando a realização de exames laboratoriais ou de imagens. Aparece na maioria das vezes em mulheres jovens. Pode ser tratada com medicamentos, mas nem sempre isso é necessário. A condição normalmente desaparece após o período menstrual.

Câncer de mama

Surgimento de tumores no seio. Pode ser diagnosticado com exame clínico, mas necessita de confirmação através de exames de imagem (mamografia, ultrassonografia, ressonância magnética, entre outros). Com o diagnóstico confirmado, deve ser feita uma biópsia para retirada do tecido. Ele será analisado por um patologista que dirá se o tumor é benigno ou maligno. Em caso de câncer, a mastectomia é necessária. Pode ser seguida de radioterapia ou quimioterapia.

Doença de Paget

Um tumor que atinge a aréola ou o mamilo (ou até os dois juntos). A lesão mais característica é uma crosta desenvolvida na região. A pela fica mais espessa, áspera e enrugada. Pode gerar uma úlcera ou até mesmo sangramento. Todavia, dor, ardência e coceira são os sintomas mais comuns. Além do diagnóstico clínico é necessária a realização de exame de imagem (ultrassonografia ou ressonância magnética) e biópsia podendo até ser feita a retirada total da lesão. A condição é frequentemente associada ao câncer. Quando há a confirmação desse diagnóstico, o tratamento é a cirurgia. Antigamente a mastectomia (extração da mama atingida) era a única opção indicada seguida por radioterapia. Hoje, de acordo com as condições da paciente, é possível fazer a retirada apenas da região afetada sem a remoção do seio.

Ectasia ductal

Comum em mulheres com idade igual ou superior a 40 anos. É uma infecção nos ductos mamários que provoca dor e secreção mamilar. Na maioria dos casos a secreção é escura. A causa é desconhecida, mas é frequentemente confundida com câncer. Sua detecção é feita através de exame clínico comum. Exames de imagem podem ser solicitados para confirmar o diagnóstico. O tratamento é feito com medicamentos.

Outras

Há ainda o aparecimento de cistos na região mamária. Eles não podem ser caracterizados como uma doença nem aumentam o risco de desenvolvimento de câncer ou qualquer outra patologia. A dor mamária é outro sintoma derivado das variações hormonais. Também pode surgir devido a traumatismos, inflamações, obesidade, entre outros. Assim como o cisto, também não é considerada doença. O diagnóstico pode ser feito através do exame clínico e contar com auxílio de exames laboratoriais e de imagem. Há possibilidade do uso de medicamentos no tratamento.

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.

Dr. Heitor Leandro Paiva Rodrigues
Ginecologista
Ribeirão Preto
Olá. Todo nódulo na mama encontrado ao auto-exame precisa ser avaliado pelo ginecologista ou mastologista. Não é possível lhe falar o que é apenas pela sua descrição, mas a grande chance é de…

Dr. Alexandre Audi
Cirurgião plástico
São Paulo
Existe muita controvérsia de definição. Na minha opinião, é o tamanho que a faz querer reduzí-la! Um abraço.

Dra. Ivana Fernandes Souza
Ginecologista
Florianópolis
Normalmente dores nas mamas são comuns em pacientes jovens e não estão associadas a doenças malignas. Se geram mto desconforto para você, procure seu ginecologista ou mastologia para o uso de…

Dr. Bruno De Paula E Silva Felici de Souza
Cirurgião plástico, Cirurgião geral
Campinas
Há diversas opções de reconstrução mamária, depende do biotipo da paciente, tipo de mastectomia realizada e outros fatores.
O uso de tecido da barriga é sim possivel, porém sem examina-la…

Dr. Claudio Albuquerque de Vasconcelos
Ginecologista, Radiologista
Belo Horizonte
Pode tratar-se de uma dermatite de contato associada ou não a uma infecção por fungos.

Dr. Nassif Alexandre Galeb
Mastologista
São Paulo
Se tiver condições de consultar um mastologista em curto espaço de tempo seria bem melhor. O mastologista que usa o aparelho de ultrassonografia durante a consulta alem de fazer o diagnostico…

Sugiro que passe em avaliação com um mastologista (especialista em mama) e com um dermatologista (especialista em afecções da pele) para ser examinada e descobrir a causa desta coceira. Observe…

Dr. Francisco Batista Oliveira
Ginecologista, Especialista em medicina estética, Sexólogo
Belo Horizonte
Querida, obrigado por escrever. Antes de mais nada, vou sugerir a você, como amigo, que não fure ou esprema essas bolinhas ou caroços de forma alguma. Seria muito mais seguro que você conversasse…

Dra. Laura Almeida  Garambone
Ginecologista
Rio de Janeiro
A Categoria 2 da Classificação de BIRADS indica que foram encontradas alterações BENIGNAS .
A principio não necessita tratamento. Apenas acompanhamento anual.

O Emama não trata cisto . Para cisto é só acompanhar , porém ele deve ter te passado a medicação para diminuir sua sensibilidade mamária , acho que vc deve ter reclamado de dor mamária . Att