A córnea é uma estrutura transparente que fica na frente da íris (membrana que dá cor aos olhos). Ela é responsável pelo envio de luz para o interior do olho, o que permite uma visão bem mais clara dos objetos. Qualquer lesão na córnea pode causar sérios prejuízos na visão conduzindo também à cegueira em alguns casos. Todavia, a grande maioria das doenças tem tratamento e, quando isso não é possível, o transplante de córnea é uma opção viável. As principais doenças da córnea são:
Queratite (Ceratite) pontuada superficial
Causada por infecção viral ou bacteriana, secura dos olhos, exposição aos raios ultravioletas (luz solar ou lâmpadas), uso prolongado de lentes de contato ou reação ao uso de colírio. Ela gera dor nos olhos, que ficam lacrimejantes, sensíveis à luz e injetados de sangue. Com o uso de medicamentos a doença é tratável e a recuperação é plena. No caso de viroses, mesmo sem tratamento, a região volta ao normal em até três semanas.
Úlcera da córnea
Aparece quando há uma perfuração na córnea normalmente causada por uma infecção. Às vezes surge por causa de uma ferida na região. Provoca dor moderada, sensibilidade à luz e maior secreção de lágrimas. Pode haver o acúmulo de pus atrás da córnea. Precisa ser tratada com rapidez e com medicamentos. Eventualmente pode ser necessário realizar uma cirurgia.
Infecção por herpes simples
Essa infecção pode aparecer com frequência e normalmente desaparece naturalmente. Quando o quadro se agrava, se pode receitar antivirais ou mesmo fazer uma raspagem da córnea para acelerar o processo de cura.
Infecção por herpes zoster
Essa infecção provoca dor, vermelhidão e edema nas pálpebras. A córnea pode inchar e inclusive gerar um glaucoma (aumento da pressão intraocular). Medicamentos podem combater os sintomas e o agravamento do quadro, mas não há garantia de que possam evitar novas ocorrências.
Queratite (ceratite) ulcerativa periférica
Ulceração da córnea que comumente aparece em pessoas que sofrem de artrite reumatoide e outras doenças do tecido conectivo. Provavelmente causada por uma reação autoimune. A doença deteriora a visão, aumenta a sensibilidade à luz e dá à pessoa a sensação de que há algum objeto no olho. Não há cura.
Queratomalacia
Causada pela falta de vitamina A, de proteínas e por dieta com baixa caloria. A córnea seca e se torna opaca. Pode ser resolvida com medicamentos e mudança da dieta.
Queratocone (Ceratocone)
Alteração gradual da córnea, que fica com formato de cone. Pode até afetar os dois olhos e provoca constantes alterações no grau dos óculos. Em casos extremos, pode levar ao transplante de córnea.
Queratopatia bolhosa
Acontece com mais frequência em pessoas idosas. Surge após cirurgias como a de catarata. Pode ser tratada com medicamentos e uso de lentes de contato.
Somente será possível inferir se a córnea é fina se ela estiver muito fina à lâmpada de fenda ou ao se perceber que é uma córnea côncava como num ceratocone. Afinamentos sutis somente com paquimetria…
Durante o exame em consultório é possível fazer uma avaliação estimada da Córnea, mas é necessário realizar exames mais detalhados, como paquimetria ou tomografia de Córnea, para conseguir quantificar…
A princípio, não há nenhuma contra-indicação absoluta pra usar lente de contato na sua situação... mas tudo dependerá das condições que estão os seus olhos... se as incisões da cirurgia estão…
São a mesma coisa sim, ou seja, sua córnea está sem a proteção da camada externa, o epitélio. Fique tranquilo, melhora em poucos dias. Consulte seu médico
Se o paciente já faz uso de colírios e géis lubrificantes e mesmo assim apresenta erosão recorrente, pode-se indicar ceratectomia superficial com ou sem laser.
Mudar a conformação da córnea (acredito que seja isso que caracteriza sua "reversão") somente com transplante de córnea ou implante de anel intra-estromal (mais conhecido por anel de…
Lente de contato pode ser utilizada sim, desde que lentes de contato com boa oxigenação, como silicone hidrogel. Também é necessário respeitar limite máximo de 8 horas diárias e fazer todos os…
Correto, o olho amblíope (mais conhecido popularmente como "olho preguiçoso") não apresenta potencial de 100% da visão, devido a uma privação da estimulação visual na infância. Em virtude…
Sim.
Você precisa fechar um diagnóstico para ter um tratamento adequado.
Os sintomas que você está relatando está presente em uma série de patologias oftalmológicas. Sugiro que…