O que é?

A coluna vertebral é o órgão que distingue os animais vertebrados dos invertebrados. Possui de 32 a 34 vértebras (quase sempre 33) ligadas por articulações. Suas enfermidades podem ser divididas nos seguintes grupos: doenças degenerativas, inflamatórias, lesões, deformações, espondilolistese e tumores. Doenças degenerativas: provocadas pelo processo do envelhecimento afetam os discos vertebrais, as próprias vértebras, suas articulações e ligamentos. São elas: osteocondrose (espondilose); espondilartrose; doenças dos discos vertebrais, cervicais e lombares; estenose do canal espinal, cervical, lombar ou degenerativa. Doenças inflamatórias: resultam de processos inflamatórios na coluna que acarretam, de forma frequente, alterações estruturais. São elas: espondilodiscite infecciosa; artrite reumática e espondilite anquilosante (doença de Bechterew). Lesões: acidentes como fraturas ou deslocamentos, que alteram a estrutura óssea e são capazes de desestabilizar a coluna vertebral causando danos à medula. Deformações: modificações do formato natural. A escoliose é uma delas. Espondilolistese: deslizamento das vértebras. Tumores: crescimento descontrolado de células que pode gerar tumores benignos ou malignos.

Qual é a causa?

As dores na coluna podem ser causadas por uma série de fatores. Incidentes em quase todos os órgãos podem gerar essa situação. As causas mais comuns desses problemas são traumas, malformações congênitas, postura inadequada, fibromialgia, degeneração por envelhecimento, inflamações, alterações metabólicas, tumores e até mesmo motivações de ordem psíquica. É possível, no entanto, listar alguns fatores de riscos para o surgimento dessas dores: obesidade, tensão emocional, ansiedade, depressão, esforço excessivo e repetição de movimentos devido à atividade profissional são alguns deles. Quais os sintomas? A dor é o principal sintoma das doenças na coluna. Ela pode ser localizada em uma área ou mesmo irradiada não apenas pela coluna, mas por outras partes do corpo.

Como fazer o diagnóstico?

O médico precisa fazer uma atenta entrevista com o paciente para tentar localizar o ponto gerador da dor. O conhecimento do histórico clínico também ajuda. Mas raramente o exame físico é suficiente para confirmar um diagnóstico. Vários exames laboratoriais e de imagens estão disponíveis. Raios-X, tomografia computadorizada e a ressonância magnética são alguns dos exames mais utilizados.

Qual o tratamento?

O tratamento varia muito de acordo com o tipo de problema, a localização e a intensidade da dor. Os problemas degenerativos não apresentam muitas opções além do acompanhamento. Dores relacionadas à postura podem ser corrigidas com fisioterapia. Medicamentos podem ser utilizados assim como, em alguns casos, o procedimento cirúrgico.

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.

Geralmente o repouso absoluto é contraindicado para as pessoas portadoras de dores da coluna de origem degenerativa, sobretudo na dor crônica, mas ela pode estar agudizada. Há muita variação…

O afastamento do trabalho na maioria dos casos não é necessário, e pode ser até bastante deletério. Procure um especialista em coluna para orientá-lo quanto a possíveis atividades físicas a serem…

em si, não obrigatòriamente: dependendo do nível, gráu de discopatia, presença ou não da saída do disco e a possibilidade de compressão de estruturas vizinhas.

O ideal é consultar com algum neurocirurgião especialista em coluna vertebral para avaliar a necessidade de realização de exames de imagem. A dor normalmente melhora com analgésicos, anti-inflamatórios,…

Depende da idade, grau, atividade física,
a fisioterapa poderá ser de apoio

Em alguns casos sim, pois a dor pode ter origem da coluna torácica. Outros fatores podem estar relacionados com a dor nas costelas. É indicado avaliação com um especialista para descartar patologias…

A sobrecarga mecânica da coluna vertebral acelera alterações degenerativas como espondilodiscoartrose. Para minimizar esta sobrecarga é essencial a realização de atividade física regular a fim…

Existe pouca chance de você ter hernias de disco em todos os locais indicados. É mais provavel que sejam apenas protusões. O fortalecimento da musculatura como citado acima, em ambiente de pouco…

Em alguns casos as dores que se confundem com epicondilite podem ter origem em outras regiões, como por exemplo o pescoço. A sugestão é procurar avaliação clínica para identificar o que está…

Olá,
Osteoporose é uma doença cada vez mais freqüente devido ao envelhecimento populacional, entretanto muitas vezes não devidamente tratada, e por este motivo pode vir a desencadear fraturas…