Olá,
Inicialmente é necessário avaliar a característica e a localização do divertículo. Um pseudodivertículo em região do piloro, por exemplo, pode representar a cicatrização de uma úlcera…
O melhor a ser realizado, neste caso é consultar-se com um gastroenterologista/hepato de sua confiança, a fim de esclarecer detalhadamente cada dúvida.
Divertículo gástrico na maioria das vezes não dá sintomas. É doença rara. Mais comum é o divertículo esofágico, que pode dar sintomas semelhantes ao refluxo.
Cirurgião do aparelho digestivo, Coloproctologista
São Paulo
Divertículo duodenal é uma projeção da camada mais interna do duodeno por entre a musculatura da parede duodenal . Na grande maioria das vezes não causa sintomas e permanece assim por toda a…
Diverticulos de fundo gastrico são alterações anatomicos pouco frequentes. Apesar de habitualmente assintomaticas, podem provocar dor. Importante avaliação por gastroenterologista.
O divertículo gástrico geralmente não é cirúrgico, a não ser que haja alguma complicação no local, deve ser avaliado por endoscopia e ver qual a melhor opção.
Geralmente a retração cicatricial bulbar é decorrente de uma úlcera que cicatrizou. No bulbo, a úlcera é causada principalmente pela bactéria H. pylori ou por uso de anti-inflamatórios, embora…