Quais são as mudanças de crescimento?
Perturbações do crescimento podem ser definidas como um desvio do padrão de crescimento normal de crianças saudáveis. É muito importante lembrar que, como não há duas crianças exatamente iguais, o conceito do que constitui um crescimento "normal" deve necessariamente ser entendido com uma amplitude suficiente de vista.
Antes do nascimento, o crescimento do embrião e do feto é controlado por ginecologistas e parteiras. Após o nascimento, as crianças devem ganhar entre 150 e 200 gramas por semana a partir da segunda semana até a idade de três meses. O peso ao nascer deve ter dobrado com a idade de cinco meses.
Todas as crianças variam em tamanho, por razões genéticas. O exame do crescimento, portanto, não pode basear-se numa única determinação do tamanho. É, portanto, de suma importância monitorar o crescimento e desenvolvimento da criança durante um certo período de tempo e com sistemas especiais de medição. Em outras palavras, há o peso e altura em um ponto que estávamos mais interessados, mas as taxas de aumento do tamanho e peso da criança.
Como você encontra distúrbios do crescimento?
Não importa muito que a criança tenha um peso e um tamanho um pouco acima ou abaixo da indicada nos gráficos de valores médios para idade e sexo. O importante é que o seu padrão de crescimento permaneça normal, ou seja, ganho de peso e altura a uma velocidade apropriada. O problema pode surgir se uma criança de repente se desvia do padrão de rápido crescimento que vinha seguindo até agora. Se você vir isso em seu filho, você deve consultar o seu médico.
O peso de crianças saudáveis ??pode variar substancialmente. Muitas crianças ganham muito peso durante os primeiros seis meses e menos entre 10 e 18 meses.
Depois de uma doença é normal para as crianças recuperar o peso perdido rapidamente e voltar ao seu ritmo de crescimento anterior. Crianças que tiveram um crescimento retardado durante a vida intra-uterina crescer proporcionalmente mais do que outras crianças após o nascimento. Em seguida, começar a seguir um padrão de crescimento normal.
Muitas vezes é necessário usar um ajuste nas tabelas de crescimento para as crianças que nascem prematuramente. O cálculo é realizado subtraindo-se a idade atual da criança o número de semanas que a criança nasceu prematuramente, ou seja, o número de semanas que é preciso para levar uma gravidez a termo. Esta correção pode ser aplicada até que a criança atinja dois anos de idade.
A taxa de crescimento de uma criança e o início da puberdade dependem, em parte, a hereditariedade. Por exemplo, às vezes um pai e filho são baixos no início da puberdade, mas chegam a uma maior altura no final da puberdade. Da mesma forma, uma mãe e filha podem ser altas com a idade de 12 anos e apresentar o primeiro período antes de outras meninas da sua idade própria.
Por que algumas crianças têm distúrbios do crescimento?
O crescimento de uma criança é determinado principalmente por uma combinação de fatores genéticos e ambientais, especialmente dieta e exercício. No entanto, há uma série de doenças que podem também afectar o crescimento, tais como:
- Deficiência de hormônio de crescimento
- A deficiência de hormônios da tireóide
- Problemas nutricionais
Que pode ser feito?
Nós devemos pesar e medir todas as nossas crianças. No entanto, o médico pediatra ou de família deve realizar periodicamente uma revisão do crescimento da criança. Em muitos casos, o crescimento pode ser explorado durante os exames médicos na escola ou visitas regulares à clínica.
Como é que o médico diagnostica um distúrbio de crescimento?
Para diagnosticar uma perturbação do crescimento, o médico deve pesar e medir a criança para traçar sua curva de crescimento. Por favor, note o peso e a altura de ambos os pais e a idade em que apresentaram o desenvolvimento puberal (desenvolvimento de caracteres sexuais secundários, o que as meninas começa aos 11 anos e meninos aos 13 anos) . O médico perguntará sobre aspectos clínicos da criança, tais como a dieta, o apetite, o desempenho do exercício, doenças, hábitos intestinais e qualquer problema social ou emocional. Posteriormente, realizará um exame físico da criança e avaliará o seu grau de desenvolvimento puberal e dental.
Se necessário, uma radiografia da mão e punho esquerdo. Isso permite ao médico saber a "idade óssea" da criança, ou seja, o grau de desenvolvimento dos seus ossos. A "idade óssea" pode ser adiantada ou atrasada em relação à idade da criança. Se o médico achar qualquer anormalidade nessas scans será propensos a recomendar a consulta a uma unidade especializada pediátrica, a fim de determinar com precisão a causa do distúrbio de crescimento e tratamento adequado.
Qual é o prognóstico e como tratar os distúrbios do crescimento?
O prognóstico e tratamento dependem do tipo de anormalidade apresentada no crescimento da criança e o que lhe originou.