Que são as cólicas menstruais?

Muitas mulheres experimentam dor ou desconforto com as suas regras. Na maioria, a dor ou desconforto não é grave o suficiente para interferir com as atividades diárias ou requerem atenção especial. No entanto, para algumas mulheres as regras são muito incapacitantes e problemáticas devido à dor e desconforto que causam. Essas mulheres muitas vezes não freqüentam a escola ou trabalho até se recuperarem, geralmente em um ou dois dias.

Apesar de chato, as regras são raramente dolorosas um sinal de doença real. Se a dor causada pela regra é mais do que um desconforto, você deve consultar o seu médico ou ginecologista.

O que causa cãibras?

As dores são causadas por contrações da parte muscular do útero durante a menstruação. As contrações são desencadeados pela liberação de substâncias chamadas prostaglandinas, que são na verdade um hormônio produzido pela camada mais interna do útero (endométrio).

Como podemos evitar as cólicas?

A melhor coisa que você pode fazer além de acreditar que não está doente, é  manter a forma. Isto pode ser conseguido através de um estilo de vida saudável, exercício físico regular, descanso adequado e, se possível, evitar o stress. Às vezes é útil algumas medicações para alívio da dor, como analgésicos anti-inflamatórios ou o médico ou farmacêutico pode aconselhá-lo.

O que pode o médico fazer?

Primeiro, o médico pode prescrever um tratamento que inclui anti-inflamatórios e contraceptivos orais. Contraceptivos orais eliminam a ovulação, o que reduz a produção de prostaglandinas e, portanto, a dor.

Se a dor da regra não é aliviada por medicação fornecida pelo médico, parece apropriado para fazer uma visita ao ginecologista para investigar as possíveis causas da dismenorréia. Como parte do estudo, o especialista irá realizar um exame ginecológico e pode solicitar alguns exames, como ultra-som, e até, em casos especiais, uma laparoscopia (uma técnica que envolve uma pequena incisão abaixo do umbigo através do qual um tubo é inserido para visualizar a genitália interna).

Se for descoberto que a causa da dor é uma doença como a doença inflamatória pélvica, endometriose ou miomas ou fibromas, o tratamento é específico para este problema.

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.

Olá! Não, o acido tranexâmico não é um hormônio.

Prof. Dr. Patrick Bellelis
Ginecologista
São Paulo
A endometriose não é a única causa de dor pélvica. É sempre bom investigarmos todas possíveis causas.
Existem causas intestinais, urológicas, musculares, nervosas e ginecológicas.
Sem…

Dra. Carla Cristina Carvalho
Ginecologista
Rio de Janeiro
Dismenorréia é o termo técnico para a cólica menstrual que é decorrente da contração uterina para eliminar o endométrio que descamou.
Algumas mulheres podem apresentar dismenorréia intensa…

Seria interessante usar um anticoncepcional para diminuir ou até mesmo suspender a sua menstruação, você vai se recuperar da anemia bem mais rápido. Pergunte ao seu ginecologista sobre entrar…

Dra. Carla Cristina Carvalho
Ginecologista
Rio de Janeiro
Primeiro é preciso avaliar a causa da sua dismenorréia pois ela pode ser secundária a alguma patologia.
O ideal é buscar uma consulta com um ginecologista para que a sua detalhar melhor…

Dr. Bruno Haddad Ranciaro
Ginecologista
São Paulo
Existem várias opções de métodos contraceptivos que não sejam pela via oral.
Consulte um ginecologista para que te informe as diversas opções possíveis

Prof. Dr. Patrick Bellelis
Ginecologista
São Paulo
É pouco provável que miomas pequenos como os seus sejam os responsáveis pela sua cólica menstrual.
Com relação ao aumento de fluxo, podemos sim pensar nos miomas como causa mais provável.

Dr. Silvio Delfino de Souza
Médico clínico geral, Ginecologista
Goiânia
Dor abdominal que piora nas proximidades e durante o fluxo menstrual. É de se preocupar. As causas são variadas. A mais presente são associadas ao endométrio, Ou seja endométriose ou adenomiose.…