Que outros problemas podem bloquear o nariz?

A respiração nasaldeficiente é causada por um desvio de septo nasal que pode gerar doenças da mucosa do nariz, como a alergia a pólen, poeira, ácaros, fungos e animais, assim como uma sensibilidade significativa ás condições de ambiente insalubre, como respirar ar excessivamente seco contaminado com fumaça, e constantes mudanças  de temperatura, devido ao ar condicionado. O uso excessivo ou prolongado de medicação para respirar melhor, e vasoconstritores, fazem com que o muco se acostume com o efeito descongestionante, de modo que quando parar de tomar um efeito de ricochete ocorre a mucosa do nariz inchaobstruindo de novo. Mau hálito também pode ser inchaço nasal causado por outras estruturas dentro do nariz (cornetos), ou por obstrução mais profunda. Em casos muito raros, a causa pode ser um tumor. Todas estas circunstâncias estão sendo estudadas cuidadosamente pelos otorrinolaringologistas para se fazer um diagnóstico correto de um desvio de septo nasal.

Como é que o desvio de septo?

O desvio de septo pode ser inato ou pode ser causado por trauma na face devido a quedas ou pancadas, geralmente durante a infância, onde os sintomas não se manifestam. Como o nariz da criança é muito flexível, e muitas vezes o desvio passa despercebido. Durante o desenvolvimento, as fraturas que ocorreram na infância contribuem para a deformidade do nariz, produzindo nessa fase na vida ou na fase adulta, os sintomas de obstrução nasal.

O desvio de septo pode ser causado por trauma tanto do lado de fora do nariz ou na pirâmide nasal e septo nasal, ou ambas as estruturas. Ele pode causar fraturas e luxações, afetando o osso e cartilagem. A posição proeminente do nariz é a lesãos mais comum do rosto que causa este tipo de trauma . Ela geralmente ocorre em acidentes de trabalho ou durante a prática desportiva e agressão. No entanto, os acidentes são os que envolvem uma maior gravidade, pelas lesões associadas que ocorrem. Os golpes de baixo para cima são aqueles que causam, mais freqüentemente, as fraturas do septo nasal. É importante o tratamento precoce da causa de desvio do septo nasal traumático para evitar as conseqüências da obstrução nasal da via aérea.

Trauma nasal em crianças e jovens que ainda estão em desenvolvimento pode afetar os centros de crescimento dos ossos e cartilagem do septo nasal, e pode produzir desvios significativos do septo durante o crescimento subseqüente. Como o nariz da criança é mais flexível, ou tem mais cartilagem, ocorre frequentemente, além de fraturas do septo, curvaturas que ocorrem durante o desenvolvimento correspondente ao desvio de septo nasal, aparecendo, portanto, na fase adulta.

Outras causas que podem causar desvio do septo nasal é um desenvolvimento defeituoso do palato, um mau começo de dentes permanentes, o fraco desenvolvimento dos seios da criança quando ela chupa o dedo e também, têm o hábito de pressão contínua da língua no palato língua.

Quais são os sintomas?

Quando o desvio de septo nasal é ruim, é percebido como falta de ar. Há uma perda da sensação normal da respiração através do nariz com sucesso, que é a sensação produzida pela colisão das correntes de ar que entra pelo nariz ou ar inalado contra as estruturas internas nasal. Quando estas correntes são alteradas resultam em turbulência.

Pode ser acompanhada de dor de cabeça, nariz seco, ronco durante o sono, agravamento de cheiro, sangramento nasal, crostas no nariz e resfriados. Se o desvio é muito pronunciado, pode entupir seus seios e causa sinusite.

Como é o diagnóstico?

O diagnóstico é feito principalmente por sintomas de obstrução nasal no paciente. Aqui, vamos explorar o interior do nariz com um instrumento chamado rinoscópio, que permite visualizar as estruturas internas através da narina. Você também pode usar uma pequena câmera inserida através do nariz e permite ver toda a cavidade, a partir da mesma narina, até o fim, quando ele se comunica com a garganta. Fibroscopia é chamado se o instrumento é flexível, ou telescópio quando o dispositivo é rígido. Desta forma, podemos distinguir outras causas. Tanto a análise da rhinoscope por fibroscopia como telescópios podem trazer um diagnóstico objetivo.

O desvio de septo pode ser mais velho e, portanto, de natureza cartilaginosa, ou posterior, ou componente ósseo. Normalmente, o desvio é misto, tanto cartilagem e osso. Em desvios mais cedo, pode fechar a narina, a respiração nasal claramente piora desse lado.

Realizar uma TC (tomografia computadorizada), permite que você veja todas as estruturas nasais, e quando solicitado, é para fins cirúrgicos. O otorrinolaringologista pode assim ver todos os detalhes antes da cirurgia.

Como é o desvio de septo nasal?

O tratamento é projetado para endireitar o septo nasal, de modo a restaurar uma boa respiração através do nariz, e cirurgia. Existem dois tipos: as operações abertas ou fechadas.

  • As operações são abertas quando se abre a seção da ponta do nariz para levantar parte da estrutura nasal e operar sob visão direta.
  • Operações fechadas são aquelas realizadas através da narina. Operações tanto em aberto quanto fechado, atua sobre a cartilagem, osso, ou ambos. Os resultados são semelhantes, independentemente da técnica utilizada.

A anestesia geral e a duração da operação é normalmente entre 30 e 60 minutos.

Quando o paciente acorda da anestesia, nota que não pode respirar pelo nariz, que tem uma obstrução total das duas narinas, devido à necessidade de ligar o nariz para manter o septo em lugar certo e para obter uma boa coagulação do sangue, prevenindo hemorragias nasais. Este tampão é realizado de dois ou três dias. Após este tempo, retire a tampa e comece a respirar pelo nariz, num primeiro momento com alguma dificuldade devido ao inchaço e formação de crostas, ambas características da operação. Pouco a pouco a restauração da mucosa nasal e respiração é muito melhorada, e fica normal, na maioria dos casos, dentro de semanas.

Será que neste tipo de cirurgia tem complicações?

Na ocasião, pode haver correção insuficiente de deformidade septal ou perfuração do septo em si. As duas condições podem ser corrigidas por uma segunda operação.

Você pode fazer algo para evitar um desvio de septo?

Em relação às crianças, ensinar-lhes uma boa higiene, e garantir que eles não sofram problemas de obstrução nasal. Em relação aos adultos, principalmente ter cuidado face a situações de grave risco de acidentes, como a prática de certos esportes e motos e carros.

Uma boa dica

Um septo desviado  não impede a respiração nasal normal, e são situações que a maioria das pessoas sofrem. Você só precisa entrar em contato com o médico quando o desvio de septo obstrui um ou ambos os buracos.

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.

Sim, pode acontecer. De qualquer forma, recomendo uma consulta com o médico responsável pela cirurgia, para uma melhor avaliação.

Boa noite! O primeiro passo é avisar e conversar com seu médico sobre isso. O ideal é que toda cirurgia eletiva, ou seja, não urgência e emergência, seja realizada com o paciente plenamente saudável.…

Olá, internauta.
Não. Sondagem vesical não é um procedimento necessário em uma septoplatia corriqueira. O procedimento geralmente é rápido, portanto sondagem vesical não é necessária rotineiramente.…

Boa pergunta.
Cinco dias seria pouco provável uma recuperação nasal eficaz para o retorno do uso do CPAP, contudo sugiro uma avaliação do cirurgião que fez a cirurgia para uma revisão de…

Olá!
Idealmente precisa ser avaliado pelo médico que o operou para saber se houve alguma cicatrização errada dentro do nariz.
Isso pode ser visto pelo exame físico do otorrino ou…

Prezado internauta normalmente depois destas cirurgias o paciente é liberado do hospital após a recuperação anestésica que fica em torno de 4 h. Normalmente não precisa dormir no hospital.

Bom dia. 1 dia após a cirurgia você já está apto para dirigir.
Att
Dr. Fabiano

Olá. Em geral os desvios de septo que causam obstrução do nariz necessitam de tratamento cirúrgico. É necessário passar por avaliação médica para definir o caso de cada paciente.

O esporão é um desvio ósseo e uma vez retirado não retorna! O desvio septal pode "retornar" em alguns casos de desvio cartilaginosos grandes em que não é retirada uma parte dacartilagem…