• A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.

O líquido que se encontra no espaço entre o coração e o pericárdio (membrana que reveste o coração) é chamado de líquido pericárdico.

Em condições normais, encontra-se cerca de…

O derrame pericárdico mínimo e a insuficiência mitral leve são alterações discretas e normalmente são apenas achados no exame de ecocardiograma, não tendo significado clínico importante. Não…

Olá! Derrame pericárdico, muitas vezes, é um desafio diagnóstico para o cardiologista. Não são apenas doenças infecciosas que causam esse problema. Uma série de afecções devem ser excluídas.…

Uma pequena lâmina de líquido entre o coração e o pericárdio, a membrana que o envolve. Pode não significar absolutamente nada, ou pode decorrer de algum processo inflamatório. Sem história clínica…

Não é comum a permanência de derrame após o procedimento, uma vez que o pericárdio é aberto durante esses procedimentos e geralmente só é parcialemente fechado. A ocorrência do derrame moderado,…

O derrame pericárdico é geralmente a manifestação de alguma outra doença. Há necessidade de uma avaliação cuidadosa, via de regra voltada para doenças imunológicas, em especial pacientes do sexo…

Derrame pericárdico não necessariamente é doença. Dentre as doenças que podem justificá-lo estão causas infecciosas, neoplásicas, endócrinas e inflamatórias ou auto-imunes. A depender do aspecto,…

Preocupar-se não. Porém é necessário investigar essas dores com alguma precocidade para evitarmos problemas posteriores maiores . Obrigado pela atenção.

As causas podem variar de infecções, problemas hormonais, tumores e
até autoimunes.
Sem a causa não há como fazer qualquer orientação.