O que é dermatite seborréica em crianças?

Esta é uma reação eritematosa com formação de escamas amareladas ou crostas gordurosas que afetam principalmente as áreas seborréicas (aquelas com uma alta concentração de glândulas sebáceas), incluindo: face, couro cabeludo, atrás das orelhas, peito e dobras (axilas e virilhas).

Na infância aparece entre a segunda e a décima semana. Aproximadamente em 50% das crianças ocorre antes da quinta semana de idade, e embora possa continuar em toda a sua vida, desaparece espontaneamente ao longo de um curto período de tempo, não reaparece até o início da puberdade. Sua freqüência no recém-nascido é de cerca de 12%.

Não há nenhuma evidência que as crianças afetadas têm uma predisposição especial para a doença na idade adulta.

Qual é a causa?

A verdadeira causa da doença permanece desconhecida. Parece haver uma predisposição genética e são levados em consideração muitos fatores diferentes em seu desenvolvimento:

  • Alteração no funcionamento das glândulas sebáceas.
  • Certos agentes infecciosos (Pityrosporum ovale).
  • Relação com a dermatite atópica (eczema).

Quais são os sintomas?

O processo geralmente se inicia, e podem permanecer localizados no couro cabeludo na forma de placas descamativas, ??gordurosas, de tamanhos variáveis,, cor amarelada.

Na quarta semana pode progredir e se espalhar para a testa, orelhas, sobrancelhas e parte superior das costas, até mesmo afetar as dobras, tronco e áreas anogenital na forma de manchas vermelhas escamosas, bordas bem definidas, no caso as dobras podem variar de vermelhidão simples, com uma descamação discreta até manchas vermelhas gordurosas escamas aderentes.

Às vezes aparece superinfecção pelo fungo Candida albicans ou bactérias Staphylococcus aureus, que pode ser parcialmente modificado a sintomatologia.

É muitas vezes acompanhada de outros sintomas do estado geral, e o prurido é fraco ou inexistente.

Qual é o prognóstico?

É bom, mesmo sem tratamento, e muitos casos podem desaparecer no espaço de várias semanas ou meses.

Como é diagnosticado?

É realizado pelas características e localização das lesões. Ocasionalmente perguntas podem surgir, especialmente se o processo é muito avançado ou efeitos irritativos foram adicionados ou superinfecções.

Que medidas podem ser tomadas em casa?

  • A criança estará mais confortável se você remover ou afrouxar qualquer roupa que cobre o couro cabeludo.
  • Em muitos casos, é resolvido apenas com o uso de um xampu suave, sem medicação.
  • Se as caspas são abundantes e são muito teimosas, use parafina líquida, óleo de oliva ou glicerina.

Qual é o tratamento?

O tratamento da dermatite seborréica infantil não deve ser agressivo, dado o bom desempenho do processo e a tendência à cura espontânea.

Corticosteróides tópicos devem ser usados ??(aplicados diretamente na pele) de baixa potência (hidrocortisona, etc.), Apenas mude para esteróides mais potentes, se você não obtiver uma resposta favorável.

As lesões do couro cabeludo (crosta láctea) podem ser tratadas com queratolítico (ácido salicílico) a 4 ou 5% em vaselina, que é útil após loções com corticosteróides de baixa potência para controle total do processo. Shampoos que contenham piritionato, zinco ou enxofre alcatrões também são usados ??com freqüência.

Nos casos em que há uma superinfecção por fungos ou bactérias, é necessário aplicar antifúngicos ou antibióticos para os tratamentos descritos acima.

Nos casos em que as lesões tornam-se graves ou ocorrem amplamente, é aconselhável que a criança seja vista por um dermatologista.

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.

Olá. A dermatite seborreica e a dermatite atópica são doenças diferentes e necessitam de tratamentos individualizados. É imprescindível uma avaliação médica para realizar o tratamento dessas…

A pele da dermatite seborreica costuma ser mais oleosa, o ideal é manter hidratação, lavagem do rosto com sabonetes próprios antioleosidade e hidratantes em forma de sérum que não pioram o quadro,…

A dermatite seborreica tanto em criança como em adulto tem controle e pode ficar muito tempo sem surgir... porém nao é incomum ter outros momentos de exacerbação do quadro. Importante sempre…

Não há como prescrever tratamento sem avaliar o.paciente. busque uma dermatologista pediátrica para avaliar presencialmente sua filha.

Olá! Não é normal sair líquido do couro cabeludo, isso pode ser um sinal de que as lesões infeccionaram e estão exsudando, isto é, "minando" como as pessoas dizem popularmente. Volte…

Olá!. Há várias possibilidades para a causa. O melhor é uma consulta com o seu dermatologista, de forma presencial, para pedir exames se for necessário, ou já iniciar o tratamento sabendo o que…

Procure o infectologista para avaliação e tratamento.

A Dermatite Atópica é uma doença de pele comum em crianças, e pode ser aliviada com os cuidados e medicações corretas. É necessário passar por uma consulta médica para avaliar a melhor conduta.

Pode ser dermatite seborreica sim. O uso de shampoos adequados para a idade, evitar cremes em excesso, e alguns tópicos na crise, podem ajudar, mas leve ao dermatologista. Melhor ser examinado.