• A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.

Dr. Marcelo Amaral Ruiz
Endocrinologista pediátrico, Pediatra
São José dos Campos
Um craniofaringeoma de 7cm é considerado grande. A evolução natural deste tumor é crescer lentamente. Fica difícil dizer exatamente o que vai acontecer, pois cada caso deve ser avaliado individualmente,…

Dr. Ulisses do Prado Aguiar
Neurocirurgião
São Paulo
Os craniofaringeomas desse tamanho são em sua grande maioria císticos, ou seja, são constituídos por conteúdo ciático. O mais importante quando avaliamos os craniofaringeomas é saber quais estruturas…

Dr. Renato Kishi
Neurocirurgião
Apesar de ser uma lesão histologicamente benigna e a Ressonancia não mostrar lesões macroscópicas, sempre pode haver restos de lesão microscópica que pode trazer a lesão de volta.
Porem…

Dr. Marcelo Amaral Ruiz
Endocrinologista pediátrico, Pediatra
São José dos Campos
A radioterapia é uma opção terapêutica, porém vai depender da experiência de cada serviço. Normalmente investe-se primeiro em cirurgia, e caso não seja possível abordar cirurgicamente, então…

Dr. Rodrigo Becco de Souza
Neurocirurgião
Fortaleza
Existem estudos genéticos sobre o tratamento de craniofaringeomas, com o objetivo de selecionar o melhor tratamento ou combição medicamentosa. Esses estudos são muito importantes para a compreensão…

Dra. Aline Saré de Melo
Neurocirurgião
Rio de Janeiro
Este é um tumor de característica histopatologia benigna. Entretanto, sua topografia (região selar) pode trazer complicações sérias.

Dr. Rodrigo Cavalcante
Neurocirurgião
Goiânia
O Craniofaringioma é um tumor benigno, porém cresce em áreas vitais da base do crânio, portanto a ressecção total seja essa por via transcraniana ou endoscópica endonasal é viável, porém está…

Dra. Danielle de Lara
Neurocirurgião
Blumenau
O craniofaringioma é um tumor benigno, porém com comportamento extremamente agressivo tanto por sua localização na base do crânio quanto pelos distúrbios hormonais que causa.
Diversos…

Dr. Marcelo Amaral Ruiz
Endocrinologista pediátrico, Pediatra
São José dos Campos
A chance de o craniofaringeoma voltar a crescer vai depender de cada caso e da agressividade da lesão. Alguns demoram muitos anos para voltar a crescer, outros crescem rapidamente. É muito difícil…

Dr. Rodrigo Becco de Souza
Neurocirurgião
Fortaleza
Existem estudos sobre as alterações geneticas dos craniofaringeomas e como essas alterações podem influenciar na escolha das medicações,
Essa linha de terapia ainda está sendo elaborada…