• A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.

Ola mãe,

O craniofaringioma pode causar sim perda de visao por apertar o nervo optico. Mas para saber se o tumor voltou ou não é preciso fazer um exame de imagem do crânio dela,…

Dr. Márcio Ferreira Marcelino
Neurocirurgião
Brasília
Infelizmente ainda não. Apesar de as imagens sugerirem ausência de resíduos tumorais, a criança precisa ser vigiada com exames de imagem de modo sistemático com a freqüência definida pelo neurocirurgião…

Dr. Marcos Fernando Tweedie Spadoni
Neurocirurgião
Goiânia
Ola!
O craniofaringeoma é um tumor que deve ser acompanhado com um neurocirurgião.
Existe a possibilidade de recidiva sim, por isso vocês devem manter um contato próximo com o especialista…

Caro(a) internauta, isso tudo depende do tempo que durou a compressão e quão grave foi a compressão. Mas normalmente vale a pena realizar a cirurgia de descompressão dos nervos ópticos.
Especialmente…

Caro internauta, para responder essa pergunta, temos avaliar vários elementos. Como foi que se deu a instalação dessa perda de visão, como é o padrão da perda de visão, se ela é igual no dois…

Dr. Márcio Ferreira Marcelino
Neurocirurgião
Brasília
Atribui-se que tais tumores surjam a partir de remanecentes de uma estrutura fetal chamada ducto craniofaríngeo . Por isso a estrutura tecidual de tais tumores lembram alguns tecidos existentes…

Dr. Marcelo Amaral Ruiz
Endocrinologista pediátrico, Pediatra
São José dos Campos
A recorrência do craniofaringeoma depende de alguns fatores, mas os principais são o tamanho da lesão ao diagnóstico, a localização da lesão e se houve ressecção total ou não na cirurgia. Quanto…

Dr. Marcelo Amaral Ruiz
Endocrinologista pediátrico, Pediatra
São José dos Campos
Conforme a extensão e a localização do craniofaringeoma, ele pode acometer o quiasma óptico e outras estruturas do trato óptico. Sendo assim, durante sua retirada tais estruturas podem ser lesadas.…

Dr. Marcelo Amaral Ruiz
Endocrinologista pediátrico, Pediatra
São José dos Campos
Quando sobram restos do craniofaringeoma, há sempre uma possibilidade de o tumor voltar. Converse com o neurocirurgião e pergunte a ele o quanto sobrou da lesão e qual a chance de o tumor recidivar.…

Dr. Marcelo Amaral Ruiz
Endocrinologista pediátrico, Pediatra
São José dos Campos
Veja bem, se o tumor foi totalmente retirado, a chance de sua fulha estar curada é enorme, mas somente o tempo irá confirmar isso. Portanto continue fazendo o acompanhamento bem certinho, pois…