O craniofaringioma pode causar sim perda de visao por apertar o nervo optico. Mas para saber se o tumor voltou ou não é preciso fazer um exame de imagem do crânio dela,…
Infelizmente ainda não. Apesar de as imagens sugerirem ausência de resíduos tumorais, a criança precisa ser vigiada com exames de imagem de modo sistemático com a freqüência definida pelo neurocirurgião…
Ola!
O craniofaringeoma é um tumor que deve ser acompanhado com um neurocirurgião.
Existe a possibilidade de recidiva sim, por isso vocês devem manter um contato próximo com o especialista…
Caro(a) internauta, isso tudo depende do tempo que durou a compressão e quão grave foi a compressão. Mas normalmente vale a pena realizar a cirurgia de descompressão dos nervos ópticos.
Especialmente…
Caro internauta, para responder essa pergunta, temos avaliar vários elementos. Como foi que se deu a instalação dessa perda de visão, como é o padrão da perda de visão, se ela é igual no dois…
Atribui-se que tais tumores surjam a partir de remanecentes de uma estrutura fetal chamada ducto craniofaríngeo . Por isso a estrutura tecidual de tais tumores lembram alguns tecidos existentes…
A recorrência do craniofaringeoma depende de alguns fatores, mas os principais são o tamanho da lesão ao diagnóstico, a localização da lesão e se houve ressecção total ou não na cirurgia. Quanto…
Conforme a extensão e a localização do craniofaringeoma, ele pode acometer o quiasma óptico e outras estruturas do trato óptico. Sendo assim, durante sua retirada tais estruturas podem ser lesadas.…
Quando sobram restos do craniofaringeoma, há sempre uma possibilidade de o tumor voltar. Converse com o neurocirurgião e pergunte a ele o quanto sobrou da lesão e qual a chance de o tumor recidivar.…
Veja bem, se o tumor foi totalmente retirado, a chance de sua fulha estar curada é enorme, mas somente o tempo irá confirmar isso. Portanto continue fazendo o acompanhamento bem certinho, pois…