O que são os Coronavírus?

Os coronavírus foram descobertos em meados da década de 1960 e são reconhecidos por sua capacidade de infectar seres humanos e alguns animais (incluindo pássaros e mamíferos). Atacam principalmente as células epiteliais e o trato respiratório, bem como o trato gastrointestinal. Até o momento, sete coronavírus provaram ser capazes de infectar seres humanos.

O que é o Novo Coronavírus?

O novo coronavírus, chamado SARS-CoV-2, é uma nova cepa que nunca foi identificada antes de ser relatada em Wuhan, China, em dezembro de 2019. O SARS-CoV-2 causa a doença viral COVID-19, que em março de 2020 foi anunciado pela OMS como uma pandemia, o que significa que agora afeta o mundo inteiro. Veja as estatísticas para ter uma visão geral da situação global e do seu país.

Para mais informações, consulte: Ministério da Saúde, Organização Pan-Americana da Saúde, Organização Mundial da Saúde (Inglês)

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.

Diabetes é uma doença que aumenta o risco de complicações em caso de COVID-19

Brevemente - talvez já estejam - disponíveis exames que detectam anticorpos do IgG - memória imunológica - para o novo coronavírus podendo identificar quem já foi infectado mesmo se assintomático.…

Muitas pesquisas em andamento por se tratar de uma doença nova. Mas até este momento a resposta para sua pergunta é não.

Regurgitação mitral leve, dentro da maioria das situações clínicas, pode ser considerada fisiológica, normal. Não há razão para preocupações com doença por coronavírus nestes casos. Quanto à…

Ainda não há resposta para a sua pergunta. Estudos estão sendo feitos. Por exemplo a gripe, existe vacina mas a pessoa precisa tomar todos os anos. Não sabemos se será a mesma coisa com o Coronavírus.

O vírus pode estar presente nas secreções em média até 14 dias após o início dos sintomas, mesmo que a pessoa não apresente mais os sintomas da doença.

Não. Alternativa mais mais acessível é lavagem das mãos com sabão ou sabonete e a água sanitária. No meu perfil há um vídeo sobre a água sanitária caso queira ver.