O que são os Coronavírus?

Os coronavírus foram descobertos em meados da década de 1960 e são reconhecidos por sua capacidade de infectar seres humanos e alguns animais (incluindo pássaros e mamíferos). Atacam principalmente as células epiteliais e o trato respiratório, bem como o trato gastrointestinal. Até o momento, sete coronavírus provaram ser capazes de infectar seres humanos.

O que é o Novo Coronavírus?

O novo coronavírus, chamado SARS-CoV-2, é uma nova cepa que nunca foi identificada antes de ser relatada em Wuhan, China, em dezembro de 2019. O SARS-CoV-2 causa a doença viral COVID-19, que em março de 2020 foi anunciado pela OMS como uma pandemia, o que significa que agora afeta o mundo inteiro. Veja as estatísticas para ter uma visão geral da situação global e do seu país.

Para mais informações, consulte: Ministério da Saúde, Organização Pan-Americana da Saúde, Organização Mundial da Saúde (Inglês)

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.

Para adequada resposta à sua pergunta é necessário teste de função pulmonar e exame de imagem dos pulmões.

Procure um pneumologista.

Att. Sérgio Feitosa

Teste de função pulmonar e exame de imagem dos pulmões são dados importantes para adequada resposta à sua pergunta.

Consulte um pneumologista.

Att. Sérgio Feitosa

Olá!

Por enquanto, esta condição não caracteriza grupo de risco.

Att. Sérgio Feitosa

Não.

Procure o médico se falta de ar, ou febre persistente, ou mesmo tosse incoercível. Na dúvida, entre com contato com os canais de comunicação oficiais do Ministério da Saúde…

Olá!

"A Sociedade Brasileira de Dermatologia recomenda: manter o tratamento e seguir em acompanhamento contínuo pelo especialista, devendo ser lhe repassados qualquer relato…

Não há essa indicação formal e caso faça isso pode colocar seu marido em risco. Consulte o cardiologista dele caso haja necessidade de fazer uso de qualquer medicação além das habituais.

Não. O grupo de risco para o COVID-19 é composto por pessoas portadoras de hipertensão, diabetes, obesidade, doença coronariana, asma, enfisema pulmonar, insuficiência cardíaca, usuários crônicos…

A sociedade Brasileira de Reumatologia, bem como as sociedades americana e européia de reumatologia lançaram orientações para manutenção dos medicamentos imunossupressores nos pacientes que já…

Olá, tudo bem? Se você operou por uma doença difusa pulmonar e mesmo com a cirurgia ainda permaneceram pontos de doença no restante do pulmão, você se encaixa no perfil que tem mais risco de…