O que é conjuntivite?

A conjuntivite é uma inflamação da conjuntiva que é a membrana mucosa que cobre o olho e as pálpebras. Geralmente afeta os dois olhos ao mesmo tempo, embora possa começar em um olho e se espalhar para o outro em um ou dois dias. A conjuntivite infecciosa, causada por um agente infeccioso (bactérias, vírus ou clamídia), geralmente se manifestando de forma aguda. Pode ser assimétrica, afetando um olho mais do que outro. Existem muitas causas de conjuntivite, e o tratamento depende em grande parte a causa. É uma doença ocular muito comum, que geralmente não é grave, mas pode ser muito irritante.

Qual é a causa da conjuntivite infecciosa?

Conjuntivite bacteriana

Conjuntivite bacteriana é uma infecção causada por bactérias (estafilococos, estreptococos, ou hemophilus). Estes organismos podem vir a partir da pele do próprio paciente, suas vias aéreas superiores, ou ser transmitidos por outra pessoa com conjuntivite. Alguns germes, raros, podem ser muito graves, como a Pseudomonas aeruginosa em pacientes com lentes de contato, ou bacilo de difteria em crianças de 1 a 4 anos, num contexto de deterioração em geral.

Conjuntivite viral

A conjuntivite viral é freqüentemente associada com resfriados, e a causa mais comum é um vírus chamado adenovírus. Altamente contagiosa, este tipo de conjuntivite pode se espalhar rapidamente de uma pessoa para outra, e até mesmo ser responsável por epidemias de conjuntivite. Outros vírus podem causar conjuntivite, a mais grave das quais é o vírus varicela-zoster, que causa a herpes chamados oftálmico.

A conjuntivite por clamídia

Estes conjuntivite é causada por um organismo chamado Chlamydia trachomatis. É um organismo que pode causar diversas doenças oftalmológicas: tracoma conjuntivite de inclusão, da piscina, recém-nascido a conjuntivite para crianças e adultos jovens, e conjuntivite associados com uma doença sexualmente transmissível chamada clamídia.

Quais são os sintomas da conjuntivite infecciosa?

Conjuntivite bacteriana

Geralmente afeta ambos os olhos. Sinais e sintomas tendem a ser menores, se não houver complicações, e estes são:

  • Desconforto nas pálpebras
  • Vermelhidão dos olhos
  • Secreção aquosa a partir do início e após mucosas ou muco-purulenta, o que pode colar as pálpebras ao acordar pela manhã.
  • Não há dor, e a visão é preservada quando a remoção de secreções.
  • Se realmente houver dor ou diminuição da visão, deve-se suspeitar que há uma complicação ou outro diagnóstico diferente.

Conjuntivite viral

  • Os olhos são vermelhos, algumas vezes com sangramento sob a conjuntiva.
  • Os sinais e sintomas são muitas vezes semelhantes aos da bacteriana, geralmente com secreção aquosa no contexto do catarro do trato respiratório superior.
  • Pode haver linfadenopatia (gânglios linfáticos), perto das orelhas ou do pescoço.
  • Este tipo de conjuntivite também pode se espalhar e afetar a córnea (ceratite), implicando diminuição da visão e sinais mais intensa, causando uma evolução mais lenta.

A conjuntivite por clamídia

  • Os olhos aparecem vermelhos, com secreções que pode colar as pálpebras.
  • A córnea também pode começar a ser afetada.

A conjuntivite infecciosa em crianças

As crianças podem desenvolver formas graves de conjuntivite, devido ao seu sistema imunológico fraco. Conjuntivite do recém-nascido ocorre no contrato, durante a passagem pelo canal do parto, uma infecção causada por organismos como gonocócica ou por clamídia. Para evitar este tipo de infecção é comum em muitos países rotineiramente administrar gotas de antibiótico ou pomada para todos os recém-nascidos.

Alguns bebês nascem com um desenvolvimento incompleto de sua lágrima faixas (obstrução do canal nasolacrimal). Nessas crianças muitas vezes mostram os olhos vermelhos, mas geralmente a situação volta ao normal por conta própria dentro de alguns meses.

A conjuntivite infecciosa em crianças produzem os olhos vermelhos e as pálpebras inchadas, e às vezes sangramento sob a conjuntiva. A córnea pode ser afetada e, em alguns casos, causar problemas permanentes nos olhos. Avaliação precoce deve ser realizada com poder conjuntival swab para cultura, de modo que possa ser administrada logo que possível tratamento.

Como é a conjuntivite?

Conjuntivite bacteriana

  • É normalmente tratada com anti-sépticos, ou de amplo espectro colírio antibiótico ou pomada.
  • Eles devem ter as crostas e secreções removidas por lavagem dos olhos com algodão embebido em água fervente (frio) ou soluções de lavagem de olhos.
  • A pesquisa indicam que 64% de conjuntivite bacteriana resolver-se espontaneamente sem tratamento em cinco dias, mas antibioticoterapia aumenta a taxa de cura e encurtar a duração do processo.

Conjuntivite viral

  • Não há tratamento eficaz para a conjuntivite adenoviral.
  • Pomadas lubrificantes são usadas ??frequentemente para aliviar o desconforto e pode ser usado cai antibióticos de amplo espectro ou pomada para evitar a superinfecção bacteriana secundária.
  • Elas são muito contagiosas, o que é necessário observar as normas de higiene estritas, como lavar as mãos e rosto.
  • Quando a causa é um vírus herpes (varicella-zoster inclusive) precisa de um tratamento específico antiviral.
  • Em qualquer caso, colírio conjuntivite não deve ser usado esteróides, a não ser feita sob a supervisão de um especialista adequado.

A conjuntivite por clamídia

  • O tratamento consiste em pomada de tetraciclina e comprimidos, para evitar a infecção se espalhe.
  • Em crianças, as tetraciclinas não podem ser utilizadas, de modo que é comumente usado eritromicina.
  • Por causa dos riscos de infecção de outras membranas mucosas, você deve prestar atenção a outras organizações não-ocular sintomas, e diga ao seu médico sobre qualquer incidente.

Como  a conjuntivite é diagnosticada?

Conjuntivite geralmente pode ser diagnosticada pelo médico, dependendo dos sintomas descritos e no exame dos olhos. Pode ser necessário fazer a cultura de exsudato conjuntival. Se grave ou persistente, pode ser necessário uma avaliação por um oftalmologista.

O que devo prestar atenção especial?

Em graves ou resistentes ao tratamento, ou se houver um comprometimento da visão devem contactar o seu médico novamente, mesmo se você seguir o tratamento corretamente.

O que pode ser feito para evitar a conjuntivite?

  • Algumas conjuntivites são muito contagiosas, por isso é importante observar regras de higiene rigorosas, como lavar as mãos e rosto. Nós não devemos compartilhar toalhas e evitar o contato físico íntimo com pacientes de conjuntivite.
  • Não esfregue os olhos, pois pode espalhar facilmente de um olho para outro.
  • Remover as crostas e secreções, lavando os olhos com algodão embebido em água fervente (frio) em solução salina ou lavagem dos olhos.
  • Jogue todos os colírios para olhos abertos assim que termina o tratamento.

Quantas vezes evolui conjuntivite?

Mesmo sem tratamento, a maioria de conjuntivite melhora espontaneamente em algumas semanas. Com o tratamento adequado, a melhora é geralmente avaliada em poucos dias.

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.

Colírio antibiótico, normalmente ceftazidima. Porém, o que vai definir é o antibiograma. Esses colírios precisam ser manipulados na concentração adequada.

Sim, é possível que infecções por clamídia ou gonorreia, adquiridas inicialmente nos olhos (conjuntivite), possam eventualmente se manifestar nos genitais. Vou explicar o mecanismo e a forma…

Numa conjuntivite viral, o uso de antibiótico (moxifloxacino) combinado a um antiinflamatório esteróide (dexametasona), pode ser justificado para profilaxia de uma conjuntivite bacteriana, pois…

Normalmente quando ocorre a presença de sangue na lagrima em uma conjuntivite, temos a presença de membranas na conjuntiva que recobre a parte interna das pálpebras e, neste caso, estas membranas…