O que são cistos ovarianos?

Os ovários são as estruturas responsáveis ??pela produção dos hormônios femininos.

Cistos ovarianos são tumores benignos que podem se formar como uma variação patológica de um processo normal, como é a ovulação mensal da mulher.

O tamanho dos cistos pode variar de  milímetros até atingir oito centímetros, mas estima-se que, em média, são cerca de dois centímetros.

Geralmente têm paredes finas e são regulares, e no interior não há conteúdo sólido.

Quais são os sintomas de cistos ovarianos?

A maioria dos cistos ovarianos não produzem sintomas e são diagnosticadas por acaso em um exame ginecológico. No entanto, eles podem se apresentar como uma massa pélvica ou mudanças na regra, ou como uma ruptura da parede do cisto ou como hemorragia intra-abdominal (dentro da cavidade abdominal), demonstrando, em último caso dor abdominal e mal-estar.

Além disso, um sintoma precoce da dor genital pode ser experimentado após a relação sexual.

Como são diagnosticados cistos ovarianos?

Os poucos sintomas  são insuficientes para o ginecologista fazer um diagnóstico preciso sem ter que usar técnicas adicionais, tais como ultra-som ginecológico, acompanhado por uma análise aprofundada pélvica.

E sobre o tratamento de cistos ovarianos?

Vigilância em primeiro lugar, porque a maioria deles desaparece na próximas semanas por conta própria. Então, quando o ginecologista diz que a mulher tem um cisto ovariano, deve fazer ultra-som repetidas vezes (três ou quatro meses) para avaliar a evolução. Outras vezes, pode ser necessário a administração de contraceptivos orais (pílula) para acelerar o processo de desaparecimento do cisto.

O sucesso do tratamento depende do tamanho e número de quistes.La necessidade de implementar um tratamento é em conexão com a história apresentada pelo paciente.

É necessária a cirurgia de cistos ovarianos?

Como mencionado acima, se a parede de cistos ovarianos se romper, por ser muito fina,  ou sangrar intracísticamente (interior), resultando em dor abdominal aguda e intensa, requer cirurgia imediata.

Às vezes, quando, apesar de usar o tratamento correto dos cistos não eles não desaparecerem, e o desconforto continuar, deve ser considerada a opção de excisão cirúrgica do cisto, ou seja, a remoção do cisto, como método resolvente.

Finalmente, no caso de dúvida sobre o cisto benigno, o melhor é direcionar a análise de um ponto de vista patológico, isto é, estudo microscópico de cisto de ovário.

E se um ovário é removido?

O ideal é sempre a remoção do cisto, sem afetar a anatomia do ovário que o desenvolveu, mas às vezes essa tarefa é impossível, e o ginecologista tem a necessidade de remover o ovário. Nesta situação, e enquanto o outro ovário for saudável, a mulher vai manter o mesmo status hormonal e capacidade reprodutiva que tinha antes da cirurgia.

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.

Bom dia.

Você precisa conversar com seu Ginecologista. Quando indicado retirada cirúrgica, esta pode ser feita por Laparoscopia, ou seja com pequenos furos no abdome ao invés de…

Bom dia.

Provavelmente não há relação com a presença de cistos. Somente com uma avaliação ginecológica e exames complementares em alguns casos, como ultrassom, para poder definir…

Bom dia.

Muitos casos, quando indicado, podem ser resolvidos por laparoscopia, sem a necessidade de grandes cortes.

Bom dia! Cistos nos ovários sempre amedrontam muito as pacientes! Mas a esmagadora maioria dos cistos que aparecem nos ovários são normais e não necessitam qualquer tratamento! É aí que entra…

Bom dia.

Caso haja indicação de resolução cirúrgica, pode-se empregar a laparoscopia, sem a necessidade de grandes cortes.

Os métodos complementares devem ser vistos com cautela, em se tratando de alteração anatômica de dimensão considerável. Dê segmento junto ao médico que indicou o procedimento cirúrgico.
Convém…

Olá
Devido a ampla variabilidade clínica o diagnóstico de SOP nem sempre é fácil. O tratamento de SOP é sintomático e direcionado de acordo com a manifestação clínica, o desejo de contracepção…

A característica policística dos ovários pode alterar a fertilidade à medida que causa irregularidades menstruais e, consequentemente, ovulações ausentes ou irregulares. Um cisto de 2,9 cm precisa…

Na maioria das vezes, os cistos sofrem o processo de involução completa espontaneamente não necessitando de nenhum procedimento cirúrgico. Pode demorar entre 30 a 90 dias para a sua remissão.

Não existe um valor exato, mas para cistos de ovário consideramos que acima de 6cm de diâmetro no maior eixo, trata-se de um cisto que requer mais cuidado