O que são cistos ovarianos?

Os ovários são as estruturas responsáveis ??pela produção dos hormônios femininos.

Cistos ovarianos são tumores benignos que podem se formar como uma variação patológica de um processo normal, como é a ovulação mensal da mulher.

O tamanho dos cistos pode variar de  milímetros até atingir oito centímetros, mas estima-se que, em média, são cerca de dois centímetros.

Geralmente têm paredes finas e são regulares, e no interior não há conteúdo sólido.

Quais são os sintomas de cistos ovarianos?

A maioria dos cistos ovarianos não produzem sintomas e são diagnosticadas por acaso em um exame ginecológico. No entanto, eles podem se apresentar como uma massa pélvica ou mudanças na regra, ou como uma ruptura da parede do cisto ou como hemorragia intra-abdominal (dentro da cavidade abdominal), demonstrando, em último caso dor abdominal e mal-estar.

Além disso, um sintoma precoce da dor genital pode ser experimentado após a relação sexual.

Como são diagnosticados cistos ovarianos?

Os poucos sintomas  são insuficientes para o ginecologista fazer um diagnóstico preciso sem ter que usar técnicas adicionais, tais como ultra-som ginecológico, acompanhado por uma análise aprofundada pélvica.

E sobre o tratamento de cistos ovarianos?

Vigilância em primeiro lugar, porque a maioria deles desaparece na próximas semanas por conta própria. Então, quando o ginecologista diz que a mulher tem um cisto ovariano, deve fazer ultra-som repetidas vezes (três ou quatro meses) para avaliar a evolução. Outras vezes, pode ser necessário a administração de contraceptivos orais (pílula) para acelerar o processo de desaparecimento do cisto.

O sucesso do tratamento depende do tamanho e número de quistes.La necessidade de implementar um tratamento é em conexão com a história apresentada pelo paciente.

É necessária a cirurgia de cistos ovarianos?

Como mencionado acima, se a parede de cistos ovarianos se romper, por ser muito fina,  ou sangrar intracísticamente (interior), resultando em dor abdominal aguda e intensa, requer cirurgia imediata.

Às vezes, quando, apesar de usar o tratamento correto dos cistos não eles não desaparecerem, e o desconforto continuar, deve ser considerada a opção de excisão cirúrgica do cisto, ou seja, a remoção do cisto, como método resolvente.

Finalmente, no caso de dúvida sobre o cisto benigno, o melhor é direcionar a análise de um ponto de vista patológico, isto é, estudo microscópico de cisto de ovário.

E se um ovário é removido?

O ideal é sempre a remoção do cisto, sem afetar a anatomia do ovário que o desenvolveu, mas às vezes essa tarefa é impossível, e o ginecologista tem a necessidade de remover o ovário. Nesta situação, e enquanto o outro ovário for saudável, a mulher vai manter o mesmo status hormonal e capacidade reprodutiva que tinha antes da cirurgia.

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.

O tratamento para o pólipo é a ressecção do pólipo através de um procedimento cirúrgico relativamente simples que é a histeroscopia( uma espécie de endoscopia, só que ginecológica). A alta é…

Podem, mas não é apenas isso que dá indício de malignidade, é necessário realizar exame de sangue para pesquisa de marcadores tumorais e ainda deve-se Considerar o tamanho do cisto, a idade…

A primeira coisa a ser feita, antes de tudo, é ter uma boa conversa com seu médico sobre que TIPO de cisto é este. Alguns cistos são totalmente normais e não necessitam nenhum tratamento! Outros…

O cisto não tem nada a ver com a trombose. Mas há u detalhe importante: Muitos médicos acabam passando Anticoncepcionais para tratar o cisto e como você teve Trombose - você é CONTRAINDICADA…

A decisão de operar um cisto ovariano se baseia em uma série de critérios, até mais importantes que o tamanho em si, tais como: aspecto ao ultra-som do cisto, sintomas associados, níveis de ca-125,…

Bom dia! Cistos de corpo luteo não são consequência de endometriose, fique tranquila. Não tem nada a ver. Boa sorte em seu tratamento!

Vale apenas ressaltar que, geralmente a SOP, estar associada ou não a insulinemia(níveis altos de insulina), configurando um distúrbio metabólico. Recomendo que procure o seu ginecologista para…

Há várias condições a serem avaliadas. Um exame físico é necessário para poder definir melhor seu quadro, bem como outros exames complementares. Assim procure a avaliação de um ginecologista…

Debris é uma palavra usada para descrever o conteúdo do cisto. Sozinha esta descrição não significa nada. Sem mais informações não tem como responder o que é seu cisto.

Bom dia! Todo e qualquer Teratoma, independentemente de seu tamanho, deve ser removido. A certeza absoluta da benignidade dele só temos quando o removemos cirurgicamente. Atualmente a melhor…