O que é um carrapato?
Carrapatos são pequenos artrópodes aracnídeos (geralmente medem poucos milímetros). Eles têm oito pernas (insetos também são artrópodes, mas tem 6 pés). Ao contrário de outros aracnídeos, como aranhas e escorpiões, que têm o corpo dividido em duas partes (cefalotórax e abdômen), os carrapatos têm estas duas peças juntas em um só.
Eles se alimentam de sangue, geralmente de grandes animais (mamíferos, aves e répteis) e morder as pessoas. Alguns se comportam como carrapatos ectoparasitas (parasitas no corpo) em seres humanos. Muitas vezes eles são parasitas de animais domésticos, a partir do qual passam para o homem.
Na verdade, existem várias espécies de carrapatos (cerca de 800) que são geralmente divididos em três grupos. Dessas duas, a de carrapatos moles e duros de carrapatos que podem transmitir doenças aos seres humanos.
Na natureza, os carrapatos podem ser encontrados na vegetação (grama, arbustos, árvores, etc.) Uma vez que se agarrou a um hospedeiro, geralmente se fixam a uma área escura úmida de seu corpo, como axila ou virilha. Em seguida, apresentam a sua boca para a pele e começam a sugar o sangue. Em muitos casos, o carrapato, em seguida, deixa o hopedeiro.
Comumente, a mordida não causa qualquer dano, ou apenas uma lesão localizada na pele, a mordida, mas ocasionalmente pode transmitir algum agente (vírus, bactérias, riquétsias ou protozoário) capazes de causar doenças, por exemplo:
- Burgdorferii Borrelia, que é a bactéria que causa a doença de Lyme.
- Borrelia hispanica, que é a bactéria que causa carrapatos febre recorrente na Espanha e África do Norte.
- Babesia spp., Que é o protozoário que causa a babesiose.
- Connorii Rickettsia que provoca a febre maculosa.
- Francisella tularensis, que é a bactéria que provoca a tularemia.
Alguns carrapatos podem conter uma toxina na saliva que causa lesão do sistema nervoso e pode causar paralisia da pessoa com o parasita é chamado de paralisia do carrapato, o que geralmente ocorre após uma adesão de vários dias o animal. Esta doença é muitas vezes curada, basta remover o carrapato.
Para evitar picadas de carrapatos deve-se acariciar os animais domésticos, ou usar produtos químicos em determinados lugares. Também é útil usar roupas de proteção, e para verificar periodicamente a pele de crianças e animais. Isto é especialmente importante em áreas onde os carrapatos são mais prevalentes especialmente na primavera e no verão.
Por que é importante remover o carrapato?
Um carrapato grudado ao corpo é geralmente indolor, no entanto, é importante para se livrar dele por causa do risco envolvidos na transmissão de uma doença (alguns daqueles mencionados acima).
Como você deve remover um carrapato?
O parasita deve ser removido completamente. Isto requer tendo em conta o carrapato entra em sua cabeça na pele e na cabeça também devem ser removidos, para evitar que seus restos mortais podem causar uma infecção.
Ao remover o carrapato-lo para evitar o esmagamento, e os sucos dos tecidos e suas fezes podem transmitir infecções. O que normalmente seria feito é o seguinte:
- Segure o carrapato com uma pinça o mais próximo possível para a cabeça, tomando cuidado para não quebrar
- Puxe delicadamente e suavemente, mas firmemente, até que você saia todos
- Se o método acima não funcionar, você pode amarrar um fio forte em todo o tiquetaque tão perto quanto possível da cabeça e puxe lentamente até que separa
- Não tente remover o carrapato por meio de produtos químicos ou queima, pois isso pode causar mais mal do que bem
- Limpe o local da picada do carrapato
- Às vezes você precisa ser o médico que extraído, fazendo uma divisão pequena na pele.
O que você deve fazer se quando você remove, a cabeça permanece no hospedeiro acidentalmente?
Neste caso há a possibilidade de ocorrência de infecção por outros organismos, para além dos mencionados acima e este pode ser um perigo e um incômodo. Consulte seu médico.
Você precisa de antibióticos, se for picado por um carrapato?
Se você tiver sido mordido por um carrapato e removidos, o risco de infecção é baixo, por isso normalmente não há razão para antibióticos. No entanto, é importante prestar atenção para os sintomas.
No caso da doença de Lyme, você pode ver uma mancha vermelha perto da mordida. Essa mancha pode gradualmente aumentar de tamanho e, finalmente, tornar-se pálida no centro. Cerca de 30 dias após a picada pode causar febre e dor de cabeça.
No caso da febre maculosa, pode haver febre, cefaléia e dores musculares, que são iniciadas aproximadamente uma semana após a picada. Geralmente, há também um ponto negro no local da inoculação.
Em tularemia, é muitas vezes visto uma úlcera no local da picada que pode durar vários meses. Isso pode causar aumento dos gânglios linfáticos na área. Há também sintomas semelhantes à gripe (febre, cefaléia, dores musculares, fraqueza, calafrios).
Febre recorrente ocorre durante vários dias e depois desaparece, então depois de alguns dias ou semanas reaparecer. Estes ciclos são repetidos várias vezes. O aumento da temperatura é geralmente acompanhada de outros sintomas como calafrios, erupção de manchas na pele, articulações, músculos ou dores de cabeça.
Nestes casos, ou sempre que notar sintomas após uma picada de carrapato, consulte um médico e não se esqueça de informar que a mordida ocorreu.